🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Leticia Camargo
Leticia Camargo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
conteúdo patrocinado

Desafio dos 21 dias: separei aqui os melhores momentos das lições do Felipe Miranda desta semana

Perdeu as transmissões ao vivo no Instagram do Felipe Miranda do Desafio dos 21 dias? Não se preocupe. Eu anotei tudo e trouxe para você os melhores momentos das 4 primeiras lições; acesse aqui

Leticia Camargo
Leticia Camargo
10 de outubro de 2020
10:00 - atualizado às 15:08

Esta semana o Felipe Miranda, estrategista-chefe e sócio-fundador da Empiricus lançou um desafio. Durante 21 dias, todos os dias, ele se propôs a fazer uma live totalmente aberta e gratuita no Instagram (acesse aqui) com seus seguidores para passar lições valiosas sobre mercado financeiro.

Por que em 21 dias? Bom, é nesse tempo que cientistas avaliam que é possível mudar um hábito, ou começar um novo. E eu não estou inventando, leia ‘How to Change Your Mind for Good in 21 Days’, de Mind Hacking, ou ‘O Poder do Hábito’, de Charles Duhhig, e você saberá do que estou falando.

Foi a partir dessa ideologia que o Felipe decidiu desafiar os investidores: 21 dias para mudar totalmente a forma de enxergar o seu patrimônio.

Uma aposta ousada, mas não impossível. Ele acredita que qualquer pessoa, até mesmo quem nunca investiu na vida, pode se tornar um bom investidor. E, cá entre nós, os investidores pessoa físicas, quando bem instruídos, ganham muito mais dinheiro com ações do que os ‘peixes grandes’ da Bolsa.

Então, se você é aquela pessoa que está guardando dinheiro na poupança mas sente que seu dinheiro poderia render mais, ou conhece um vizinho que se acha o ‘sabichão’ dos investimentos mas não sabe de nada... Faço um convite aberto para vocês agora: peguem bloquinho e caneta e anotem as primeiras lições que o Felipe abriu essa semana.

Ele está convicto de que com dicas curtas, de no máximo 20 minutos, pode mudar a sua forma de administrar o próprio patrimônio. E se você conseguir isso, meu amigo, estará feito no mundo dos investimentos… Saberá o que comprar, quando e quanto, sem correr riscos desnecessários e acabar perdendo dinheiro.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Fiz uma seleção dos Melhores Momentos do Desafio dos 21 Dias do Felipe. Aqui eu coloquei apenas ideias práticas, atitudes que você pode (e deve) tomar com seu patrimônio a partir de hoje. 

QUERO CONFERIR OS VÍDEOS COMPLETOS COM OS ENSINAMENTOS DO FELIPE NA PÁGINA ESPECIAL DO SEU DINHEIRO

A seguir, te apresento as 4 lições do Felipe Miranda desta semana.

Os ‘4 mandamentos’ do Felipe

Quem começa a investir tem aquela doce ilusão de que com uma ‘tacada certa’ a vida financeira está feita. Então, é só achar a próxima mina de ouro, apostar tudo nela e pronto, vai chover dinheiro na conta. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Ao invés de se perguntar “Qual ação comprar?” você deveria estar se questionando “Qual é a diversificação certa?”.

Essa é a Lição #1 do Felipe para o investidor. A diversificação precisa ser a melhor amiga da sua carteira. Não adianta nada carregar a ação mais ‘pop’ do momento, se amanhã ela pode quebrar e te deixar sem nada… O ideal aqui é montar um portfólio diversificado, com ativos que você possa carregar por um bom tempo e que te tragam valorizações consistentes no longo prazo.

Tudo bem que na teoria tudo parece fácil, mas vamos por partes. Na visão do Felipe, um portfólio bem diversificado deve conter: um pouco de renda fixa, ações, dólar, alguns fundos imobiliários e de preferência ouro e prata, que são proteções fortes no mercado. Mas se não conseguir comprar tantas coisas de uma vez, vá com calma. Se já tem sua reserva de emergência, ele recomendou que você comece colocando seu dinheiro em dois ativos: 

  • BOVA11 (70% da alocação), um ETF de ações, que busca performance maior ou igual ao Ibovespa (principal índice da bolsa brasileira).
  • SMAL11 (30% da alocação), um ETF com as menores ações de toda a Bolsa, mas que podem te entregar as maiores valorizações.

Pronto, que você já tem algo para começar, vamos para a Lição #2 do Felipe. É certo que você já colocou um ‘dinheirinho’ em ações, mas você realmente conhece seu patrimônio? Sabe onde colocar o restante do seu dinheiro? Na visão do estrategista, você deve dividi-lo dentro de cinco grandes caixas:

  1. Imóveis. Aqui é onde estão as suas propriedades: casa, apartamento…
  2. ‘Colchão de liquidez’. É a sua reserva de emergência, aquele dinheiro que você deve guardar no caso de um imprevisto, por exemplo, uma demissão. 
  3. Previdência privada. Este é o lugar onde você vai cultivar a sua aposentadoria tranquila, sem depender das ‘migalhas’ que o governo dá.
  4. Ativos internacionais. Para conseguir lucrar com ativos sem precisar depender de como vai o Brasil, é importante ter ao menos 10% investido lá fora.
  5. Carteira de investimentos domésticos. Essa é a cereja do bolo. Onde você vai fazer a tal diversificação que falei: renda fixa, fundos imobiliários, multimercados, ações…

Agora você já sabe sobre diversificação e tem uma ideia sobre onde pode colocar o seu dinheiro, de acordo com as suas necessidades. Mas antes de ir às compras, o Felipe tem uma pergunta para a Lição #3. Você já sabe qual é o seu perfil de investidor? Isto é, você é um trader ou alguém que pensa no longo prazo?

Não tem problema nenhum em ser trader. O que diferencia essas duas modalidades, no entanto, é a forma de olhar para os ativos. De um lado, o trader leva em conta a análise técnica. Ele olha as ações subindo e descendo na sua tela do home broker, e isso lhe basta para saber se é a hora de comprar ou vender.

Já o investidor de longo prazo não se atenta muito aos gráficos. Ele se baseia na análise fundamentalista, que leva em conta todo o histórico da empresa e como ela vem sendo vista pelo mercado financeiro… São conceitos bem diferentes. O Felipe admite: é mesmo um investidor de longo prazo. E você, de qual lado está?

Bom, estamos chegando ao final da semana. Até agora você viu sobre montar sua carteira, como dividir seu patrimônio e o seu perfil investidor. Na Lição #4 do Felipe, ele trouxe um assunto bastante polêmico: a renda fixa morreu? Na visão do estrategista, não é bem isso que está acontecendo. O fato é que ela está se aperfeiçoando, mudando a sua ‘jogada’. 

Era muito fácil ganhar dinheiro na renda fixa quando o CDI rendia 15% ao ano, sem risco, e você nem precisava sair do sofá… Mas agora o juro caiu e as coisas não são mais assim. Só que há um detalhe que a maioria dos investidores não vê: os juros baixos beneficiam outros ativos da renda fixa, o mercado com mais duration.

Duration quer dizer isso mesmo que você está pensando, duração. Para ganhar dinheiro na renda fixa agora, pode esquecer o CDI e os títulos pré-fixados de curto prazo. Chegou a hora de elevar o nível e aumentar o prazo médio das nossas carteiras. Para o Felipe, é hora de comemorar a era do High Yield, que vai se desenvolver forte no Brasil, e apostar em:

  • Tesouro IPCA +2050. Um investimento de renda fixa com bastante volatilidade, para você conseguir surfar ‘a onda’ quando a confiança no Brasil crescer e os juros futuros caírem.
  • Tesouro pré-fixado 2023. Assim como o IPCA +2050, esse título de longa duração pode dobrar de valor quando o mercado se ajustar e as taxas de juros futuros caírem, e aí então será o momento de vendê-lo e levar um dinheiro para a sua conta.

O SEU DINHEIRO REUNIU EM UMA PÁGINA ESPECIAL OS VÍDEOS COMPLETOS COM OS ENSINAMENTOS DO FELIPE 

Na semana que vem tem mais...

Agora você está atualizado. Te contei tudo de mais importante que rolou na primeira semana do Desafio dos 21 dias do Felipe Miranda. Hoje você sai daqui com os principais conceitos que um investidor precisa para começar a aplicar melhor o patrimônio…

Tenho certeza de que você está levando consigo ótimos insights para começar a colocar em prática ainda hoje. Mas não se tome por satisfeito. Na semana que vem, o Desafio continua. O Felipe estará lá no seu Instagram (acesse aqui), pontualmente às 12h21 ao vivo para mais um intensivo.

Se eu fosse você, já colocava o meu despertador para me lembrar desse evento todos os dias. 

Mas se por acaso tiver algum compromisso e não conseguir assistir a esse horário, não há motivo para desespero. Nós aqui do Seu Dinheiro estamos acompanhando de perto essa nova empreitada do Felipe, e soltando diariamente os vídeos dele em uma página especial,  que está nesse link aqui. 

Então não se preocupe. Se perder a hora com o Felipe, é só acessar a nossa página e conferir tudo por lá.

Na semana que vem, volto contando os Melhores Momentos do Desafio de 21 Dias do Felipe pra vocês. Até!

ACESSE AQUI OS VÍDEOS COMPLETOS COM AS LIÇÕES DE FELIPE MIRANDA 

Compartilhe

Conteúdo Empiricus

Balanço ‘agridoce’ para Zuckerberg? Analista que havia apostado em Meta (M1TA34) vê ações da empresa caindo e toma decisão; confira

25 de abril de 2024 - 16:00

Projeções mais contidas da Meta para os próximos trimestres colocam otimismo de analista à prova -e agora?

Conteúdo Empiricus

Enquanto Petrobras (PETR4) libera dividendos ‘travados’, junior oils chamam atenção de investidores; o que vale mais a pena?

25 de abril de 2024 - 16:00

Dividendos extraordinários estão retidos desde março; confira outras opções para investir agora

Conteúdo Empiricus

Empresário brasileiro desenvolve ferramenta que pode multiplicar investimento em até 285%; veja como acessar

25 de abril de 2024 - 14:00

Você pode ‘copiar e colar’ os resultados do trader que já transformou R$ 5.000 em R$ 19.250, mesmo sem nenhuma experiência

Conteúdo Empiricus

Não era o Halving: principal ‘gatilho’ para a alta do Bitcoin ainda deve ser disparado

25 de abril de 2024 - 12:00

Embora a criptomoeda mais famosa do mundo tenha subido mais de 43% no acumulado do ano, há espaço para mais valorizações, segundo especialistas

Conteúdo Empiricus

‘Salário extra’ com fundos imobiliários? Acesse estratégia para poder ver um ‘pinga-pinga’ recorrente na sua conta de até R$ 2 mil por mês

25 de abril de 2024 - 12:00

Investir em fundos imobiliários pode ser uma boa tática para os investidores que buscam viver de renda passiva; entenda

conteúdo empiricus

É hoje: analistas dizem ao vivo o que fazer com a ação da Vale (VALE3) após o balanço do 1T24; veja como assistir

25 de abril de 2024 - 10:22

Após a divulgação do balanço do 1º trimestre de 2024, analistas se reúnem em programa ao vivo para debater se é hora de comprar ou vender a ação da Vale (VALE3); acompanhe

Conteúdo Empiricus

Bitcoin pode ‘estacionar’ e ser superado pelas altcoins, afirma especialista; veja as 5 criptomoedas recomendadas para aproveitar a altseason

25 de abril de 2024 - 10:06

Depois dos últimos halvings, criptomoedas alternativas entregaram valorizações mais expressivas que o bitcoin – veja as cinco com maior potencial, segundo a Empiricus

Conteúdo Empiricus

Vale (VALE3): às vésperas de apresentar o balanço do 1T24, Cosan (CSAN3) vende ações da mineradora

25 de abril de 2024 - 8:00

A Vale (VALE3) não vive o seu melhor momento, mas o resultado do 1T24 pode servir com um norte para os investidores sobre o que fazer com a ação

Conteúdo Empiricus

Aposentadoria de R$ 6 mil por mês: veja quanto investir para receber esse salário no futuro

24 de abril de 2024 - 16:00

Em função dos juros compostos, tempo de planejamento pode ser mais importante do que tamanho dos aportes em si

Conteúdo Empiricus

Para onde vai a Selic? Faltando duas semanas para o Copom, a opinião do mercado está dividida; veja como investir

24 de abril de 2024 - 14:00

No dia 9 de maio, dois analistas vão revelar a melhor estratégia para as carteiras em uma edição especial do programa Giro do Mercado; veja como participar gratuitamente

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar