Coronavírus ‘infecta’ bolsas globais e mercados reagem mal. E agora?
Enquanto a bolsa brasileira estava fechada, o coronavírus avançou pelo mundo e derreteu os mercados globais. O que você pode fazer para driblar a volatilidade?
O carnaval passou e a ressaca na bolsa brasileira hoje deve vir forte. Durante o recesso de dois dias do mercado financeiro brasileiro para as comemorações do carnaval, o coronavírus não deu trégua pelo mundo.
A pressão nos mercados é grande. O número de infectados não para de crescer e agora o vírus fica cada vez mais forte além da fronteira chinesa. O sinal de alerta está ligado em mais de 30 países, principalmente na Coreia do Sul, Itália e Japão, onde o número de infectados sobe mais rapidamente.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a situação ainda não deve ser classificada como uma pandemia. Já para o Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos a possibilidade é real. A declaração, claro, azedou ainda mais a situação e o humor dos investidores.
Com o primeiro caso do vírus também confirmado no Brasil, a bolsa brasileira deve passar por fortes ajustes, repercutindo com atraso o movimento já visto no começo da semana lá fora.
As incertezas são enormes e só se acumulam, principalmente no que envolve os impactos que a doença terá na economia mundial. Na China, epicentro da epidemia, as expectativas para o crescimento da economia já são menores do que no começo do ano.
As fábricas ainda tentam retomar o ritmo da atividade. A Apple foi uma das primeiras empresas a admitir que o vírus impedirá que a companhia cumpra as suas projeções para o primeiro trimestre de 2020.
O cenário não é nada animador. E assim, os investidores ficam mais aversos ao risco, o que justifica o movimento de queda observado nos mercados nas últimas semanas.
A estratégia perfeita
Embora as bolsas apareçam derretendo mundo a fora, é preciso ter calma. Nesse momento de tantas incertezas e aversão ao risco, você precisa olhar com outros olhos para a sua estratégia de investimentos e aproveitar os momentos de volatilidade.
Agindo com inteligência é possível transformar o que parece ser um imenso cenário negativo em uma grande oportunidade de lucros. Os pilares estruturais que sustentam a alta da bolsa brasileira no longo prazo continuam intactos. Ter isso em mente é fundamental.
Para montar a sua carteira, você precisa de uma estratégia de sucesso, que te ajude a atingir os seus objetivos mesmo em um cenário de tempo ruim - como estamos vivendo agora com o coronavírus.
Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus, estuda o mercado financeiro há mais de 20 anos. Ele é adepto da teoria do grande investidor Ray Dalio e o seu "All Weather Portfólio". Nada mais é do que, como o próprio nome diz, uma carteira para qualquer clima.
ACESSAR A MELHOR ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTOS PARA QUALQUER CLIMA
Se você ainda duvida que a carteira resiste ao tempo ruim, saiba que você pode espiar o seu conteúdo por sete dias. Sim, você poderá conferir o nome de TODAS as recomendações de investimento por sete dias sem compromisso.
Você também terá acesso à publicações e acompanhamentos quinzenais, para ter a certeza que a sua estratégia está no caminho certo.
O CAMINHO PARA DRIBLAR O CORONAVÍRUS
"Poucas vezes na vida estive tão confiante de um movimento de lucros e não aceito que você fique de fora." - Felipe Miranda