🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Leticia Camargo
Leticia Camargo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
conteúdo patrocinado

7 lições de investimento e 5 ações para comprar: veja os melhores momentos do Desafio dos 21 dias do Felipe Miranda

Já estamos na reta final do Desafio dos 21 dias do Felipe. Mas se você não sabe o que está rolando ou perdeu a última semana, não tem problema. Reuni para você os melhores momentos dos últimos 7 dias; confira aqui

Leticia Camargo
Leticia Camargo
23 de outubro de 2020
14:04
Felipe Miranda
Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus - Imagem: Divulgação

O Desafio dos 21 dias com Felipe Miranda, estrategista-chefe e sócio-fundador da Empiricus, está chegando ao fim. Já anotei lições valiosas sobre o mercado financeiro até aqui, além de pegar diversos insights de onde investir o meu dinheiro. Além de dicas de onde não investir de jeito nenhum. Tenho certeza de que, quem conseguiu assisti-lo ao vivo todos os dias, vai mudar para sempre a forma de ver o próprio patrimônio.

Mas se você não está entendendo nada do que eu estou falando, te explico. Durante 21 dias, o Felipe lançou um desafio: uma maratona de lições de investimentos. Todos os dias, pontualmente às 12h21, ele está ao vivo em seu Instagram passando o que considera mais importante em um perfil investidor. Se quiser, pode assistir às lições anteriores e já ficar por dentro de tudo nesse link aqui.

Bom, agora que já estamos todos na mesma página, gostaria de explicar uma coisa. Todos os dias eu tenho esse encontro marcado com o Felipe. Pego os meus fones de ouvido, meu bloco de notas e começo a escrever tudo o que julgo relevante. E todos os dias, sem exceção, inúmeros seguidores insistem que ele fale sobre comprar ou não comprar ações X, Y e Z…

Mas acho que eles não entenderam o verdadeiro intuito deste Desafio. O Felipe abre sim alguns nomes de ações durante as suas lives. Mas não é meramente por isso que ele está dispondo do seu tempo. Com as suas lições, ele quer que você diga a si mesmo qual ativo comprar. E quais não comprar também.

O Felipe espera que, depois desses 21 dias, você tenha o discernimento para decidir quando entrar e quando sair de uma ação. Ele acredita que com essas lições simples, de no máximo 20 minutos, você pode de fato mudar a sua forma de gerir seu patrimônio. E com isso se destacar entre os investidores, até mesmo os ‘peixes grandes’ da Bolsa...

Em mais uma semana, eu selecionei os melhores momentos do Desafio dos 21 dias. Foi o que eu achei mais interessante, coisas que acredito que valem a pena você carregar na hora que for investir, e para a sua vida.

Confira a seguir o meu top #7.

AQUI NESSA PÁGINA ESPECIAL DO SEU DINHEIRO VOCÊ PODE CONFERIR OS VÍDEOS COMPLETOS COM AS LIÇÕES DO FELIPE

Top #7: Os melhores momentos da semana

1. O conceito de antifragilidade

Na Lição #12 do Desafio, o Felipe trouxe um conceito muito relevante para quem está começando a investir: o de antifragilidade. Ele é pregado por Nassim Taleb, um dos principais escritores do mercado financeiro e um nome bastante respeitado pelo Felipe. É até nome de uma das salas da Empiricus, para você ter uma ideia.

O que é ser antifrágil? Para Taleb, é algo que se beneficia com o caos. Ou seja, aquilo que consegue se dar bem mesmo quando tudo vai mal. E é assim que você deve enxergar os seus investimentos. As ações que você tem na carteira são antifrágeis? Elas aguentam os trancos do mercado, ou apanham junto? 

2. Você precisa assumir que nada sabe do mundo

Já na Lição #13, o Felipe trouxe dois grandes pensadores do mercado para debater a ideia de diversificação. De um lado, Warren Buffett e do outro, Nassim Taleb. Apesar de terem ideias um pouco divergentes, os dois concordam: nada sabemos sobre o futuro. Ninguém sabe. Por isso, a diversificação é sempre a melhor amiga do investidor.

Veja bem, você pode ser dono de lojas de marcas grandes, como a Hering. Naturalmente, o seu conhecimento sobre o varejo vai ser muito maior do que o meu, por exemplo. Assim, faz sentido que você tenha uma boa parcela investida no setor. Mas e se o varejo sofre uma queda? Passa por um evento inesperado e você começa a perder dinheiro? Daí vem a importância de diversificar. Assumindo que não podemos prever o futuro, não se pode ter todas as fichas em apenas uma ‘aposta’.

3. Fique calmo com a queda pontual do Tesouro Selic

Para a Lição #14, o Felipe trouxe um assunto que preocupou diversos investidores. Depois de setembro, quando até o Tesouro Selic retornou negativo, muita gente começou a questionar: “onde colocar a reserva de emergência agora?”. O motivo para que o investimento mais seguro do mercado tenha tido esse resultado foi a ameaça sobre o teto de gastos para financiar o programa Renda Cidadã.

Apesar do susto, o Felipe orientou os investidores para que mantenham a calma e não tirem a reserva do Tesouro Selic. Para ele, se você continuar carregando a aplicação, poderá ter até 110% de retorno frente ao CDI. O mercado já se recuperou da ameaça ao teto, o prognóstico para o programa é outro. Portanto, o analista acredita que quem carregar o título poderá recuperar tudo o que perdeu.

4. Diversificação na barra de supino

Já te mostrei que a diversificação é importante, mas como fazer isso da melhor forma? Na Lição #15 do Desafio, o Felipe trouxe duas ideias diferentes sobre esse conceito: de Harry Markowitz e Nassim Taleb. De um lado, Markowitz acredita que a carteira mais diversificada é aquela que leva em consideração ativos com um alto grau de retorno e o menor risco. Mas Taleb discorda desse ponto de vista, justamente pela lição que já citei.

O passado não se repete no futuro e não conseguimos adivinhar o que virá a seguir. As relações que Markowitz estabelecem podem ser instáveis demais. Não dá para saber potencial e risco de fato. Por isso, o Felipe prega a Barbell Strategy: dois pesos, duas medidas, como uma barra de supino. De um lado, está o dinheiro que não topa perder, que pode alocar em títulos públicos. Do outro, irá alocar pouco dinheiro que topa arriscar. Um bom grau de risco, para um bom grau de retorno, diversificados em vários ativos diferentes.

5. As três características essenciais de um grande investidor

Para o Felipe, há três pontos que devem funcionar como lembrete. Deveriam ser um post-it colado na tela do computador dos investidores. Na Lição #16, ele reuniu o que considera essencial em um grande investidor:

  • Paciência. Se você quiser ganhar dinheiro rápido, não vai conseguir ser um bom investidor. O erro da maior parte das pessoas é dar muita importância ao futuro próximo. “Extrapolamos as condições subjetivas circunstanciais de um momento como se fosse durar para sempre”, nas palavras do Felipe. 

Quer um exemplo de como fazemos isso? Olha aí a Jereissati (JPSA3). A empresa está vivendo um momento ruim, que todos acham que vai durar para sempre. Mas para o Felipe, essa situação deve durar no máximo 2 anos. Logo, os shoppings devem voltar a todo o vapor e as ações dessa empresa devem ter upside de ao menos 50%, na visão dele.

  • Disciplina. O ser humano tende ao curto prazismo, excesso de confiança e aversão à perda, segundo o Felipe. O medo de perder faz vários investidores segurarem ações ruins por muito tempo. Por isso é importante ter disciplina, sempre olhar para frente e não deixar que seu cérebro te traia. Seu maior inimigo é você mesmo.
  • Humildade. Para o Felipe, precisamos ter humildade perante o mercado. George Soros diz: ‘Normalmente eu sou um seguidor do mercado, o respeito demais. Em raríssimas oportunidades vou contra’. A ideia é essa: não tente se achar o herói, um grande erro pode te destruir. A não ser que tenha absoluta certeza de um bom investimento, siga o ‘efeito manada’.

6. A diferença entre ação boa e empresa boa

Há uma diferença entre ação boa e empresa boa. Essa foi a Lição #17 do Desafio do Felipe. Investir significa ‘apostar’ em uma empresa boa. 

“Como encontrar empresas boas?”. Bom, para o Felipe é preciso analisá-las de vários ângulos para chegar à essa conclusão. Quem é o acionista majoritário da empresa? Quem é o diretor? Quem gere a companhia? Qual a formação acadêmica dos gestores? Além disso, pesquise seu histórico. Ela deu lucro em vários anos, ou apenas em um período? Vende bem em cenários adversos? O lucro está crescendo? É fácil abrir uma companhia semelhante à ela? Qual a sua dívida líquida sobre Ebitda?

Isso não quer dizer que não possa investir em empresas ruins. Mas vai ter que pagar muito barato e ter a expectativa de que ela melhore rapidamente para que valha a pena. Um exemplo disso é a Oi (OIBR3). É uma empresa ruim, com dívidas, mas bem gerida. Para o Felipe, ela pode ter muito valor no futuro com o crescimento da fibra óptica. É uma aposta, mas uma aposta interessante. 

7. Como saber se a ação está barata

Depois de saber identificar uma ação boa, você pode julgar se ela está barata ou não. Essa é a Lição #18 do Felipe: técnicas para tentar identificar quanto vale uma empresa (valuation). Para ele, a principal maneira de dizer se uma empresa está barata é por meio da análise relativa. 

Você compara ativos semelhantes ao que está desejando comprar e se ele estiver abaixo da média, então está ‘no ponto’ para a compra. Outra forma de constatar se uma ação está na ‘promoção’ é comparando o valor de mercado e o seu lucro. Quanto mais baixa for essa relação, mais barata ela estará. Para fechar com chave de ouro, o Felipe indicou três ações que ele acredita que estão baratas agora:

  • Coelce (COCE5); 
  • Trisul (TRIS3);
  • Sanepar (SAPR4).

AQUI NO SEU DINHEIRO REUNIU TEM UMA PÁGINA ESPECIAL COM OS VÍDEOS COMPLETOS DAS LIÇÕES DO FELIPE

Ainda não acabou. Semana que vem tem mais…

Pronto. Já te contei tudo que rolou de mais importante do Desafio dos 21 dias essa semana. Imagino que você deva ter aprendido bastante com esse top #7 que eu preparei. E teve algumas ideias de onde pode alocar o seu dinheiro, levando em conta os princípios de diversificação… 

Mas ainda não chegamos ao fim. Até segunda-feira (26.) ainda vão ter outras lições do Felipe para você lá no Instagram. Mesmo no final de semana, ele estará ao vivo, pontualmente às 12h21, para o encontro com os investidores.

Por isso aqui vai a minha sugestão: deixe o seu despertador no jeito para os próximos dias. Já estamos na reta final, falta pouco.

E se por algum motivo não conseguir acompanhar todos os dias, não se preocupe. Aqui no Seu Dinheiro, nós estamos acompanhando bem de perto os vídeos dele e soltando tudo nesta página especial, diariamente.

Então não tem porque ficar de fora. Se perder o ao vivo, ainda pode assistir no horário em que achar melhor pelo nosso site. 

Na semana que vem estou de volta para te contar como esse Desafio vai terminar. Espero você. Até lá!

ACESSE AQUI TODOS OS VÍDEOS COM AS LIÇÕES DO FELIPE MIRANDA

Compartilhe

Conteúdo Empiricus

Enquanto Petrobras (PETR4) libera dividendos ‘travados’, junior oils chamam atenção de investidores; o que vale mais a pena?

25 de abril de 2024 - 16:00

Dividendos extraordinários estão retidos desde março; confira outras opções para investir agora

Conteúdo Empiricus

Balanço ‘agridoce’ para Zuckerberg? Analista que havia apostado em Meta (M1TA34) vê ações da empresa caindo e toma decisão; confira

25 de abril de 2024 - 16:00

Projeções mais contidas da Meta para os próximos trimestres colocam otimismo de analista à prova -e agora?

Conteúdo Empiricus

Empresário brasileiro desenvolve ferramenta que pode multiplicar investimento em até 285%; veja como acessar

25 de abril de 2024 - 14:00

Você pode ‘copiar e colar’ os resultados do trader que já transformou R$ 5.000 em R$ 19.250, mesmo sem nenhuma experiência

Conteúdo Empiricus

Não era o Halving: principal ‘gatilho’ para a alta do Bitcoin ainda deve ser disparado

25 de abril de 2024 - 12:00

Embora a criptomoeda mais famosa do mundo tenha subido mais de 43% no acumulado do ano, há espaço para mais valorizações, segundo especialistas

Conteúdo Empiricus

‘Salário extra’ com fundos imobiliários? Acesse estratégia para poder ver um ‘pinga-pinga’ recorrente na sua conta de até R$ 2 mil por mês

25 de abril de 2024 - 12:00

Investir em fundos imobiliários pode ser uma boa tática para os investidores que buscam viver de renda passiva; entenda

conteúdo empiricus

É hoje: analistas dizem ao vivo o que fazer com a ação da Vale (VALE3) após o balanço do 1T24; veja como assistir

25 de abril de 2024 - 10:22

Após a divulgação do balanço do 1º trimestre de 2024, analistas se reúnem em programa ao vivo para debater se é hora de comprar ou vender a ação da Vale (VALE3); acompanhe

Conteúdo Empiricus

Bitcoin pode ‘estacionar’ e ser superado pelas altcoins, afirma especialista; veja as 5 criptomoedas recomendadas para aproveitar a altseason

25 de abril de 2024 - 10:06

Depois dos últimos halvings, criptomoedas alternativas entregaram valorizações mais expressivas que o bitcoin – veja as cinco com maior potencial, segundo a Empiricus

Conteúdo Empiricus

Vale (VALE3): às vésperas de apresentar o balanço do 1T24, Cosan (CSAN3) vende ações da mineradora

25 de abril de 2024 - 8:00

A Vale (VALE3) não vive o seu melhor momento, mas o resultado do 1T24 pode servir com um norte para os investidores sobre o que fazer com a ação

Conteúdo Empiricus

Aposentadoria de R$ 6 mil por mês: veja quanto investir para receber esse salário no futuro

24 de abril de 2024 - 16:00

Em função dos juros compostos, tempo de planejamento pode ser mais importante do que tamanho dos aportes em si

Conteúdo Empiricus

Para onde vai a Selic? Faltando duas semanas para o Copom, a opinião do mercado está dividida; veja como investir

24 de abril de 2024 - 14:00

No dia 9 de maio, dois analistas vão revelar a melhor estratégia para as carteiras em uma edição especial do programa Giro do Mercado; veja como participar gratuitamente

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar