🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Leticia Camargo
Leticia Camargo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
conteúdo patrocinado

Conheça as 6 ações que estão ‘no ponto’ para comprar na bolsa e que podem entregar lucros exponenciais

Com a pandemia, alguns papéis de empresas boas acabaram ficando mais descontados do que deveriam. Mas na visão de Max Bohm, essa pode ser uma ótima oportunidade de comprar barato e lá na frente vender caro; entenda

Leticia Camargo
Leticia Camargo
4 de dezembro de 2020
12:03 - atualizado às 12:04
Imagem: Shutterstock

Vivemos momentos tenebrosos no mercado financeiro com a crise do novo coronavírus. O principal índice da bolsa brasileira (Ibovespa) despencou para os 61 mil pontos, colocando a avaliação de muitas empresas lá em baixo. Nesse cenário, muita gente chegou a se questionar se era hora de abandonar as posições e colocar tudo na renda fixa…

No auge da crise, nem mesmo os mais experientes investidores sabiam o que fazer. Mas o tempo mostrou que, quem teve alguma paciência e não perdeu as esperanças com a bolsa, conseguiu ver empresas se beneficiando do “novo normal”. Afinal, houveram muitos cases de sucesso mesmo em meio ao caos.

Se você não ficou atento, eu posso citar uma empresa que se deu muito bem nesta pandemia. A Magazine Luiza (MGLU3), com sua excelência operacional, foi um dos grandes destaques do período. Até o fechamento de ontem, as ações registraram valorização de 118% no ano.

E não foi só ela. Algumas outras empresas que conseguiram adaptar seus serviços para o e-commerce saíram campeãs, como por exemplo Mercado Livre, Via Varejo e B2W. Além destas, as que ofereciam serviços online também se deram bem como Netflix, Facebook, Microsoft e até mesmo o Ifood. 

No entanto, nem todas as empresas puderam comemorar. Por maior que fosse o esforço, os shoppings e empresas do turismo e aviação acabaram ficando para trás. Com o funcionamento proibido em razão das restrições da pandemia, essas empresas viram suas receitas diminuírem drasticamente sem poder fazer nada.

Dentro desse contexto, o analista da Empiricus, Max Bohm, ressalta que é a hora de “garimpar” entre os papéis que ficaram para trás, o que é bom e está barato. Ele já exerce essa função há algum tempo, procurando pelas Melhores Ações da Bolsa (acesse aqui). É o nome que ele deu à carteira que montou apenas com os ‘filet mignon’ dos investimentos, que podem entregar os maiores resultados entre os 400 papéis listados na bolsa.

Com as notícias sobre vacinas promissoras e a esperança de que o fim da pandemia está cada vez mais próximo, ele acredita que esse é o timing perfeito para buscar pelas empresas que devem surfar a onda da recuperação. Quais papéis têm chances de subir junto com a bolsa?

QUERO SABER QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE O MAX ACHA QUE ESTÃO NO PONTO PARA COMPRAR

Entre o que ficou para trás, o que é bom e está barato

Para conseguir elencar os papéis que devem surpreender nos meses que irão suceder o início de uma campanha de vacinas contra a covid-19, Max Bohm criou alguns critérios. Na sua visão, duas coisas são indispensáveis quando falamos de bons investimentos: bom ponto de entrada e preço

Ou seja, uma empresa pode ter as melhores qualidades e vantagens competitivas, mas se suas ações estiverem caras… pode esquecer, não é um bom ponto de entrada e, portanto, não será um bom investimento. Sendo assim, o analista criou alguns critérios para analisar entre os 100 papéis mais líquidos da bolsa, aqueles que compõem o IBX-100, o que está valendo a pena:

  1. Fundamento: liquidez corrente, rentabilidade, alavancagem financeira;
  2. Timing: earnings yield, preço e valor patrimonial;
  3. Governança corporativa: transparência, respeito ao mercado e ESG.

A seguir, vou falar um pouco mais sobre cada um desses critérios e contar quais são as empresas que o Max acredita que se encaixam neles. 

Fundamento

Liquidez corrente

Quando se diz que uma empresa tem bons fundamentos, quer dizer que estão sendo analisadas as vantagens competitivas sustentáveis dela. Ou seja, há uma situação financeira confortável para que a companhia continue crescendo?

É importante se atentar a isso para saber se a empresa tem condições de ser rentável e gerar caixa suficiente para honrar seus compromissos financeiros. Por isso, o Max gosta de olhar a liquidez corrente. É o índice que mostra se a companhia tem ativos de curto prazo que podem ser convertidos rapidamente em caixa para pagar dívidas que vencerão em até um ano. 

Uma empresa que mostra liquidez corrente maior que 1,5% tem ativos líquidos para poder quitar suas dívidas quando desejar. E a melhor empresa nesse quesito, segundo a pesquisa do Max, é uma das maiores administradoras de shoppings centers do país. As suas ações negociam a 5,26% de liquidez corrente, número muito superior às demais empresas.

QUERO SABER QUAIS SÃO OS NOMES DAS AÇÕES QUE O MAX ESTÁ RECOMENDANDO COMPRAR AGORA

Rentabilidade

Já o segundo indicador que considera importante analisar dentro de “Fundamento” é a rentabilidade. Depois de arcar com todos os compromissos financeiros, será que a empresa tem condições de gerar lucro líquido para remunerar bem seus acionistas?

Para descobrir se uma empresa foi rentável usa-se o ROE (return on equity, ou retorno sobre o patrimônio). E a empresa com maior ROE, acima dos 20%, o que o Max considera um ótimo patamar, foi uma construtora de empreendimentos de alto padrão e luxo. Ela vem surfando o bom momento imobiliário e teve ótimos resultados no terceiro trimestre deste ano.

Alavancagem financeira

O terceiro pilar essencial de uma empresa, no ponto de vista de Max, é a alavancagem financeira. Aqui é testado se ela é sólida financeiramente. Se uma empresa está muito alavancada, isso pode significar que ela será insolvente (devedora) em algum momento do futuro. 

Para saber se uma empresa é ou não é sólida, basta olhar o seu Ebitda (lucro ante juros, impostos, amortização e depreciação). Esse indicador serve para saber a geração de caixa operacional e a dívida líquida total que ela carrega. Um indicador maior do que 4 pode significar um risco mais adiante. 

Nesse sentido, a empresa mais bem classificada no quesito alavancagem financeira é uma das maiores seguradoras do país. Sua dívida líquida e Ebitda estão na margem de -6,99. O número negativo quer dizer que ela tem mais caixa do que empréstimos.

QUERO SABER QUAIS SÃO OS NOMES DAS AÇÕES QUE O MAX ESTÁ RECOMENDANDO COMPRAR AGORA

Timing

Earnings yield

Passando para o segundo critério do Max, o timing, há um indicador muito importante que não deve ser deixado de lado: o earnings yield. Simplificando, ele é o famoso múltiplo Preço/Lucro (P/L), que mostra o quão barata uma companhia está em comparação ao seu resultado operacional. 

Uma empresa que tem lucro operacional alto, mas está sendo avaliada abaixo do que deveria, vai mostrar um indicador alto. Então, quanto maior for o número mais atrativa é a empresa. E, neste quesito, quem saiu campeã na visão de Max foi novamente uma seguradora bem famosa no país, que atua com automóveis e residências.

Preço/Valor Patrimonial (P/VP)

O segundo múltiplo a ser analisado na categoria “timing” é o Preço/Valor Patrimonial (P/VP). Aqui, faz-se a comparação entre o valor de mercado atual da empresa e o seu valor em patrimônio. Quando esse indicador aparece menor do que 1,0, é sinal de que a companhia está barata demais. Então, quanto menor o número, mais atrativa é a empresa.

Nesse quesito, quem chamou mais a atenção do Max foi um dos grandes bancos brasileiros, bastante conhecido e usado. Ele está avaliado em 0,81, bem mais descontado do que o normal. Em outras palavras, significa que está em um excelente ponto de entrada, pois o analista avalia que o “bancão” deve voltar a ser valorizado em breve. 

QUERO SABER QUAIS SÃO OS NOMES DAS AÇÕES QUE O MAX ESTÁ RECOMENDANDO COMPRAR AGORA

Governança corporativa

Por último, o Max escolheu um quesito que vem sendo muito observado nas empresas nos últimos tempos. Na governança corporativa, procura-se pelas que são mais respeitosas com seus stakeholders (clientes, fornecedores e acionistas), que são transparentes com o mercado e que estão comprometidas com os princípios de ESG (ambiental, social e de governança).

Para essa categoria, Max destacou novamente uma construtora de empreendimentos luxuosos e de alto padrão. Em um ranking que ele organizou com as 100 empresas mais negociadas da bolsa, ela atualmente aparece em 2º lugar como um exemplo de governança corporativa. 

Quero saber o nome das ações que o Max está indicando

Bom, acabei de te mostrar aqui uma “prévia” do relatório que o Max preparou sobre as ações que ele acredita que são boas para comprar agora, pensando em agarrar os lucros que elas devem entregar nos próximos meses… 

Acredito que você esteja ao menos curioso para saber qual é o nome de cada uma das ações que eu falei aqui. Então, se eu fosse você, acessaria o relatório do Max. Lá ele fez uma seleção cuidadosa com 20 nomes de empresas que ele confia todas as suas fichas. São as que estão mais baratas, mas que devem se valorizar muito daqui para frente.

Ele acredita que essas ações estão em um ótimo ponto de entrada, que não deve passar batido. Por isso, decidiu abrir o relatório com você para que também possa consultar os nomes e investir nelas. Mas não é só isso: ele ainda preparou uma proposta bem interessante para quem decidir entrar no seu relatório. A seguir, te explico o que é.

Aqui tem uma lista com as 18 ações preferidas do Max 

Se você decidir que quer conhecer o ranking que o Max preparou com as ações ideais para comprar agora, há um convite para te fazer. Ele quer dar o acesso à lista de 18 papéis preferidos da bolsa. São os verdadeiros “filet mignon” dos investimentos, como te contei lá no início. Uma seleção ainda mais precisa de ações. 

Essa lista é tão famosa que leva o nome de “Melhores Ações da Bolsa”. Se trata da série onde o Max dedica a maior parte do seu tempo, fazendo recomendações que realmente podem entregar uma “bolada” de dinheiro. Lá ele dá sugestões sobre o que comprar e também avisa a hora certa de vender. Ou seja, não tem erro: é só seguir as suas recomendações.

O que eu te mostrei aqui hoje é apenas um dos relatórios que ele envia para aqueles que assinam a sua série. É um conteúdo exclusivo, limitado apenas para assinantes. Mas pelos próximos 7 dias gratuitos, o Max decidiu deixá-lo com acesso livre. É só clicar aqui, preencher os seus dados e ir aproveitar o conteúdo.

Além do acesso ao relatório de ações para comprar agora, você também vai desfrutar da série completa dele. Vai acompanhar os plantões de dúvida, sugestões de compra, cursos e livros que não vai achar nenhum outro lugar. E, se mesmo depois de tudo isso não gostar do que viu, não tem problema. Você pode pegar todos os nomes de ações que viu lá e cair fora. É só pedir o cancelamento e 100% de reembolso na sua conta.

QUERO SABER QUAIS SÃO AS AÇÕES QUE O MAX ESTÁ RECOMENDANDO E CONSULTAR A LISTA ESPECIAL DE 18 AÇÕES DELE

Mas devo te alertar que ações são ativos de risco e, se você entrar no momento errado ou sair antes da hora, pode perder muito dinheiro. Por isso o Max leva esse projeto tão a sério: ele não quer que você corra riscos desnecessários. Ao invés disso, quer te ajudar a alavancar seus ganhos, sem passar por dificuldades no processo.

Sendo assim, eu acredito que é uma decisão inteligente entrar para a série Melhores Ações da Bolsa e ser mentorado em tempo integral pelo Max. E essa nem é a melhor parte… Para ter as recomendações do analista e ainda ter uma equipe à sua disposição em caso de dúvidas, tudo o que você vai precisar pagar são 12x de R$ 5

Parece mentira, né? Mas não é não. São apenas R$ 5 mensais pela série, com os melhores insights de investimento que vai encontrar. Pode procurar, eu já procurei e não encontrei nada parecido com isso aqui… 

E se achar que é muito, pense só: R$ 5 não são nada perto do que você pode ganhar com apenas uma das ações que eu te mostrei lá em cima. Sem contar as outra 18 da lista especial do Max.

Mas a decisão é totalmente sua. De qualquer forma, eu deixo o seu acesso destravado nesse link aqui. Acho que vale pelo menos dar uma “espiadinha”, depois você decide se quer continuar.

Compartilhe

Conteúdo Empiricus

Ibovespa ainda tem esperança: na contramão do pessimismo do mercado, gestor diz que índice pode chegar a 170 mil pontos – veja outras ‘previsões’

26 de abril de 2024 - 10:00

Gestor diz o que esperar para o Ibovespa, Bitcoin, ações americanas, preço do petróleo, taxas de juros e mais; veja como ‘calibrar’ seus investimentos para os próximos meses

Conteúdo Empiricus

Seu primeiro FII para viver de renda: por que este fundo imobiliário é fundamental para buscar renda passiva

26 de abril de 2024 - 8:00

Ativo está em lista de fonte de renda tradicional, mas plano completo com meta de R$ 10 mil mensais no longo prazo conta com 11 produtos distintos

Conteúdo Empiricus

Balanço ‘agridoce’ para Zuckerberg? Analista que havia apostado em Meta (M1TA34) vê ações da empresa caindo e toma decisão; confira

25 de abril de 2024 - 16:00

Projeções mais contidas da Meta para os próximos trimestres colocam otimismo de analista à prova -e agora?

Conteúdo Empiricus

Enquanto Petrobras (PETR4) libera dividendos ‘travados’, junior oils chamam atenção de investidores; o que vale mais a pena?

25 de abril de 2024 - 16:00

Dividendos extraordinários estão retidos desde março; confira outras opções para investir agora

Conteúdo Empiricus

Empresário brasileiro desenvolve ferramenta que pode multiplicar investimento em até 285%; veja como acessar

25 de abril de 2024 - 14:00

Você pode ‘copiar e colar’ os resultados do trader que já transformou R$ 5.000 em R$ 19.250, mesmo sem nenhuma experiência

Conteúdo Empiricus

Não era o Halving: principal ‘gatilho’ para a alta do Bitcoin ainda deve ser disparado

25 de abril de 2024 - 12:00

Embora a criptomoeda mais famosa do mundo tenha subido mais de 43% no acumulado do ano, há espaço para mais valorizações, segundo especialistas

Conteúdo Empiricus

‘Salário extra’ com fundos imobiliários? Acesse estratégia para poder ver um ‘pinga-pinga’ recorrente na sua conta de até R$ 2 mil por mês

25 de abril de 2024 - 12:00

Investir em fundos imobiliários pode ser uma boa tática para os investidores que buscam viver de renda passiva; entenda

conteúdo empiricus

É hoje: analistas dizem ao vivo o que fazer com a ação da Vale (VALE3) após o balanço do 1T24; veja como assistir

25 de abril de 2024 - 10:22

Após a divulgação do balanço do 1º trimestre de 2024, analistas se reúnem em programa ao vivo para debater se é hora de comprar ou vender a ação da Vale (VALE3); acompanhe

Conteúdo Empiricus

Bitcoin pode ‘estacionar’ e ser superado pelas altcoins, afirma especialista; veja as 5 criptomoedas recomendadas para aproveitar a altseason

25 de abril de 2024 - 10:06

Depois dos últimos halvings, criptomoedas alternativas entregaram valorizações mais expressivas que o bitcoin – veja as cinco com maior potencial, segundo a Empiricus

Conteúdo Empiricus

Vale (VALE3): às vésperas de apresentar o balanço do 1T24, Cosan (CSAN3) vende ações da mineradora

25 de abril de 2024 - 8:00

A Vale (VALE3) não vive o seu melhor momento, mas o resultado do 1T24 pode servir com um norte para os investidores sobre o que fazer com a ação

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar