🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Leticia Camargo
Leticia Camargo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
CONTEÚDO PATROCINADO

11 ações para comprar (3 boas pagadoras de dividendos, 3 small caps e mais 5); veja os melhores insights de investimento do Felipe Miranda no Desafio dos 21 dias

Mesmo com o feriado de Nossa Senhora de Aparecida, o Felipe continuou com as transmissões ao vivo pelo Instagram. Se você perdeu, fique tranquilo… Eu assisti tudo e trouxe as dicas mais importantes para você; confira aqui.

Leticia Camargo
Leticia Camargo
17 de outubro de 2020
9:00 - atualizado às 15:34
felipe miranda frame
Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus - Imagem: Divulgação

Já estamos na segunda semana do Desafio dos 21 dias com Felipe Miranda, estrategista-chefe e um dos sócios da Empiricus. E, se você está chegando agora e ainda não sabe o que está rolando, sugiro que dê uma olhada nesse link aqui. Durante 21 dias, o Felipe se propôs a instruir investidores com lições valiosas sobre o mercado financeiro lá no seu Instagram, pontualmente às 12h21.

Por que ele está fazendo isso? Bom, quando a Empiricus não passava de uma empresa de fundo de garagem [literalmente], o Felipe assumiu um compromisso junto aos seus parceiros: fazer de pessoas físicas investidores de qualidade. Para ele, quando bem orientadas, elas têm chances iguais ou maiores de terem lucros positivos com a bolsa.

Afinal, os ‘peixes grandes’, que se autointitulam experientes com ações, costumam não dominar os conceitos mais simples sobre investimentos. É aí que os novatos saem na frente: com os insights certos, conseguem pegar o ‘pulo do gato’ de uma empresa e fazer dinheiro de verdade… 

Para isso que serve esse Desafio: fazer de você uma pessoa consciente do seu patrimônio, que sabe exatamente onde investir e não depende que ‘gurus da internet’ te digam o que fazer. Você há de convir que há muito disso por aí hoje. Cursos online que prometem fazer você ganhar o seu primeiro milhão sem muito esforço.

Mas isso aqui não é um curso, muito menos uma mentoria para te fazer rico. O que alguns não entendem é que, para alcançar este patamar é preciso disciplina, paciência e conhecimento. Não existe uma receita para se tornar milionário da noite para o dia. Isso fica reservado apenas para a loteria.

Salvo a exceção, o que você vai encontrar será bem diferente. Não adianta trazer perguntas como ‘Qual é a ação do momento?’ ou ‘O que fazer com as minhas ações da empresa X agora?’. Neste Desafio, o Felipe espera um pouco mais de maturidade de você. 

Deixemos as perguntas sobre ativos para os plantões de dúvidas. Agora é hora de pensar sobre você e o seu patrimônio no longo prazo. Você se considera um bom investidor? Sabe bem onde aplicar o seu dinheiro? O que espera conquistar nos próximos anos.

Se ficou com dúvidas em alguma destas perguntas, esse post é para você. Sem mais delongas, vamos aos melhores momentos do desafio dos 21 dias

AQUI NESSA PÁGINA ESPECIAL DO SEU DINHEIRO VOCÊ PODE CONFERIR OS VÍDEOS COMPLETOS COM AS LIÇÕES DO FELIPE

Essas foram as 7 lições da semana

Do final de semana para cá muita coisa rolou lá no Instagram do Felipe. E se você ficou curtindo o feriado e não viu os vídeos ao vivo, fique tranquilo. Eu consegui acompanhar e reuni as lições mais importantes desses dias. 

No sábado ele trouxe uma discussão importante sobre os objetivos dos investimentos: você quer complementar renda, ou crescer o seu ‘bolo’ primeiro? 

Mas o que  o bolo tem a ver com isso? Explico. Muitos investidores questionam onde é melhor alocar o dinheiro: em empresas small caps (as menores da bolsa) ou em dividendos (uma parcela que você recebe do lucro de uma empresa quando se torna acionista). E a resposta é que não tem uma escolha certa. Isso dependerá dos objetivos com seu patrimônio.

Se você já tem uma reserva legal e quer apenas continuar ‘engordando’ sua conta, dividendos são uma boa pedida. Por outro lado, se está começando agora e deseja ter retornos mais altos, as small caps podem ser bem lucrativas. Independentemente de qual você escolher, na Lição #5 do Desafio o Felipe deixou suas sugestões. Se for pelo caminho dos dividendos, ele recomendou ações que são ótimas pagadoras:

  • Vale (VALE3);
  • Sanepar (SAPR4);
  • Qualicorp (QUAL3).

E se decidir pelas small caps, as menores empresas da bolsa e com maior potencial de valorização, também há indicações:

  • Coelce (COCE5);
  • Jereissati (JPSA3);
  • Banco Pan (BPAN4).

Já no domingo, o Felipe foi ao ar com a Lição #6 do Desafio e trouxe uma dúvida muito comum entre os investidores: ‘quando devo vender uma ação?’. Para o analista, essa decisão está relacionada ao valor intrínseco dos ativos. Isto é, quanto eles deveriam valer. Assim como compramos ações quando elas estão baratas, a venda segue a mesma lógica: quando chegam perto do seu preço justo, é hora de ‘desapegar’. 

Mas esse não é o único fator que pode influenciar a venda e a compra de ações. Na Lição #7, o Felipe chamou a atenção dos seguidores para questões macroeconômicas. Em sua análise alguns países, sobretudo os da América Latina, costumam enfrentar ciclos político-econômicos bastante específicos. E os investidores precisam entender essa dinâmica para que consigam se dar bem em suas empreitadas.

Falando especialmente do Brasil, nós temos uma tendência a beirar o caos. Sempre chegamos perto do precipício e, de alguma forma, retomamos a normalidade. Nesse momento, Felipe alerta que estamos no período do ciclo de maior depreciação. Ativos descontados, com força compradora...

Mas a partir de 2021, é bem provável que comecemos a ver o período de ‘subida’. Por isso é importante estar atento aos ciclos. Se estamos bem, não há muito para onde ir. Mas se estamos mal, como agora, o momento se torna oportuno para ter posições grandes em bolsa. E quando chegar a hora, conseguir ‘surfar’ o momento de alta do mercado como um todo.

No entanto, é preciso cuidado ao colocar seu dinheiro em ações. Essa é Lição #8 do Felipe: investir é uma arte de possibilidades. Ninguém tem certeza sobre o futuro, pois se tivéssemos, certamente estaríamos ricos. Por isso, é crucial se preparar para os diversos cenários e estar acostumado à possibilidade de errar, porque isso sempre vai acontecer. A grande ‘sacada’, porém, é errar pequeno para acertar grande.

O maior erro que um investidor pode cometer é tomar por verdadeiro aquilo que é falso. Carregar uma ação na carteira com convicção de que ela é boa, quando na verdade não é. Seja qual for o preço de entrada em cada um dos ativos da sua carteira, reavalie-os. Você os compraria hoje? Se a resposta for negativa, então é hora de vender.

Não é preciso buscar teorias mirabolantes para decidir comprar ou vender suas ações. Às vezes você atira no que viu, e acerta no que não viu. Na Lição #9, o Felipe alerta os investidores que nem tudo é apenas uma análise subjetiva de preço. É preciso deixar o clichê “subiu compra, caiu vende” de lado e expandir o horizonte de projeção.

Ótimos exemplos disso são os papéis da Magalu (MGLU3) e Amazon (AMZO34). Estavam baratos demais, ninguém queria comprar, e depois explodiram de preço. Como isso? Se as ações estão baratas demais, você sempre deve se questionar ‘o que pode fazê-las ficar caras?’.Não é só quanto custa, mas também o cenário em que as empresas se encontram.

Mas ações não são o melhor investimento se você está buscando um retorno consistente no longo prazo. Esse foi o assunto da Lição #10 do Desafio do Felipe. Se formos parar para analisar, historicamente o Brasil sempre viveu taxas básicas de juros bem altas. Portanto, outras modalidades do mercado saíam vencedoras. 

Com a taxa Selic em 2% pela primeira vez, talvez as coisas comecem a mudar e o país se enquadre ao restante do mundo. Mas enquanto isso não acontece, o Felipe aconselha que você dê atenção para outros investimentos além das ‘queridinhas’. Se você ainda não tem nenhuma aplicação em fundos imobiliários e juros reais, é melhor começar a pensar sobre o assunto… Afinal, por enquanto são esses investimentos que podem te entregar os maiores retornos daqui a 10 anos, por exemplo.

Para fechar a semana, na Lição #11 do Desafio o Felipe decidiu abrir o chat para que investidores perguntassem o que quisessem sobre ações. Quais estão ‘no ponto’ para comprar? Entre as recomendações, selecionei as que foram mais bem elogiadas pelo analista para você conferir e já acrescentar na carteira:

  • Cosan Logística (RLOG3) - Para o Felipe são papéis que valem a pena ter na carteira e que estão em uma excelente oportunidade de compra, com preços descontados.
  • Magazine Luiza (MGLU3) - Apesar de já ter tido a sua alta mais expressiva, é uma excelente empresa e que não para de crescer no mercado. Portanto, é uma ótima pedida para o portfólio.
  • WEG (WEGE3) - São ações caras por natureza, mas estão passando por uma alta expressiva e ainda podem subir mais.
  • Oi (OIBR3) - São ativos de que o Felipe gosta muito e que formam o combo: boas, bonitas e baratas.
  • Lojas Americanas (LAME4) - Uma ótima oportunidade de compra que o mercado ainda não percebeu. Une os segmentos do varejo e do e-commerce, que estão tendo resultados muito bons mesmo diante da crise do coronavírus.

O SEU DINHEIRO REUNIU EM UMA PÁGINA ESPECIAL OS VÍDEOS COMPLETOS COM AS LIÇÕES DO FELIPE

Fique ligado, semana que vem tem mais...

Pronto. Agora você está atualizado sobre como foi a segunda semana do Desafio dos 21 dias. Acredito que você sairá desse post com ideias bem diferentes do que está acostumado a ver aí pela internet. E com ideias reais de onde colocar o seu dinheiro, com uma boa margem de segurança...

Mas isso não é tudo. Estamos na metade do Desafio e ainda tem muita água para rolar até o fim disso tudo. Nos próximos dias, o Felipe continuará entrando ao vivo no seu Instagram (acesse aqui), às 12h21, para mais aulas como estas.

Por isso aqui vai um conselho: deixe ativo um despertador no seu celular e não perca as próximas lições que o Felipe dará neste Desafio. 

E se por algum motivo não conseguir acompanhar todos os dias, não se preocupe. Aqui no Seu Dinheiro, nós estamos acompanhando bem de perto os vídeos dele e soltando tudo nesta página especial, diariamente.

Então, não tem desculpa. Se perder o ao vivo, ainda pode assistir no horário em que achar melhor pelo nosso site. 

Na semana que vem estou de volta com os Melhores Momentos do Desafio dos 21 Dias do Felipe. Espero você. Até lá!

ACESSE AQUI TODOS OS VÍDEOS COM AS LIÇÕES DO FELIPE MIRANDA

Compartilhe

Conteúdo Empiricus

Sorte do Lula? Pesquisador do Insper diz que governo está ‘trabalhando para atrapalhar’ a economia e aponta fator que pode ser a salvação 

19 de abril de 2024 - 14:00

Política fiscal do governo atual pode ser um “vilão” para a economia brasileira, segundo os economistas Daniel Leichsenring e Marcos Mendes – entenda o que está em jogo

Vale (VALE3) vai divulgar o balanço do 1T24 e analistas respondem se é hora de comprar ou vender; confira

19 de abril de 2024 - 12:00

Empresa representa mais de 10% da bolsa e divulgará seus resultados nesta quarta (24); saiba como agir após o balanço

Conteúdo Empiricus

Ainda dá tempo: veja 5 altcoins para comprar agora e ter a chance de ficar milionário com criptomoedas após halving do bitcoin

19 de abril de 2024 - 11:03

Especialista diz ter encontrado cinco criptomoedas que podem transformar R$ 500 investidos em cada uma delas em até R$ 1 milhão ainda neste ciclo de alta

Conteúdo Empiricus

Ação ‘La Niña’: essa empresa pode se beneficiar do fenômeno climático e gerar mais dividendos nos próximos meses; saiba qual

19 de abril de 2024 - 8:00

Analistas da Empiricus apontam uma ‘joia escondida’ que pode se beneficiar das mudanças climáticas; acesse relatório gratuito

Conteúdo Empiricus

Brasil é um ‘vencedor’ no cenário macroeconômico global, defende gestor – entenda por que a China pode ser um fator decisivo para isso

18 de abril de 2024 - 16:28

João Landau, fundador da Vista Capital, participou do evento Macro Summit Brasil 2024 ao lado de Carlos Woelz; veja os destaques

Conteúdo Empiricus

Dólar acima dos R$ 5,20: disparada da moeda americana é um alerta para o investidor proteger o patrimônio; veja a melhor maneira 

18 de abril de 2024 - 14:00

Segundo analista, todo investidor deveria ter um pouco de dólar na carteira como forma de proteção – aprenda como investir na moeda em curso gratuito

Conteúdo Empiricus

Esse software pode colocar até R$ 538 por dia na sua conta mesmo ‘falhando’; entenda

18 de abril de 2024 - 11:59

Ferramenta desenvolvida pelo especialista em investimentos Leo Nonato utiliza a estatística para buscar lucros

Conteúdo Empiricus

Com escalada da inteligência artificial, gigantes da tecnologia ‘tomam’ lugar do Ibovespa nas carteiras; veja um BDR para comprar agora

18 de abril de 2024 - 10:00

Empiricus atualiza carteira de ações internacionais recomendadas e inclui papel que negocia a preços atrativos

Conteúdo Empiricus

Negócio de R$ 1,75 bilhão atrai ainda mais valor para FII que já devia estar na sua carteira, segundo analista; veja qual

18 de abril de 2024 - 9:00

Fundo imobiliário (FII) recomendado pela Empiricus alcançará ABL superior a 1 milhão de metros quadrados, após novas aquisições

Conteúdo Empiricus

Uma varejista que pode dobrar na bolsa, ações do Facebook e fundo imobiliário com retorno de até 24%; entenda a relação

18 de abril de 2024 - 8:00

Veja como ter acesso a estas e mais de 100 recomendações de investimento da maior casa de análise independente do país de graça

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar