Menu
BTG Pactual
CONTEÚDO PATROCINADO POR BTG

Qual a melhor maneira de agir em momentos de irracionalidade nos mercados?

A realidade é que estamos passando por um momento extremamente difícil – as carteiras dos investidores de ações e cotas de fundos valendo muito menos do que há dois meses atrás.

19 de março de 2020
BTG
8:41 - atualizado às 8:45
Stock Market
Imagem: Shutterstock

Desde o início de março, o mercado global vem sofrendo um grande baque com o inesperado surto do novo coronavírus. As bolsas de valores de todo o planeta estão desvalorizando seus ativos e comprometendo qualquer possibilidade de crescimento econômico no curto e médio prazo. 

Você deve se preocupar prioritariamente com a sua saúde física. Sem ela, não há futuro. Em seguida, é importante observar como está os seus investimentos nesse momento tão peculiar.

Por aqui, a Ibovespa acionou pela quinta vez seu circuit breaker – em apenas seis pregões, lidando com uma queda de aproximadamente 40% do índice. A realidade é que estamos passando por um momento extremamente difícil – as carteiras dos investidores de ações e cotas de fundos valendo muito menos do que há dois meses atrás.

O BTG Pactual digital possui uma gama de produtos de renda fixa para quem está com incertezas e deseja lucrar com valores estabelecidos, diminuindo o risco e afastando-se da queda da renda variável. Abra sua conta.

É verdade que nessa época de incertezas, o que mais se destaca é a irracionalidade do mercado – incentivando erros de comprar ações na alta e vender na baixa, num ato de desespero de tentar diminuir o prejuízo.  

Já dizia Warren Buffet: “O investidor de sucesso é muitas vezes a pessoa que conseguiu moldar um determinado temperamento - é calmo paciente, racional. Os especuladores têm o temperamento oposto: são ansiosos, impacientes, irracionais.”

Agora, a melhor coisa que você pode fazer é lembrar dos fundamentos que fizeram você iniciar seus investimentos em bolsa de valores. Lembrar das suas estratégias, respirar fundo e checar o seu caixa de oportunidades – aquele dinheiro guardado para momentos em que os preços das ações estão com desconto. Ou esperar e ver como os acontecimentos se desdobrarão nos próximos dias. É uma decisão sua, acima de tudo.

Segundo Gabriel Casonato, analista de investimentos do BTG Pactual digital, esse é um bom momento para estudar mais o perfil de investidor que você se encaixa, colocando em foco a sua tolerância ao risco. Aproveite para entender melhor sobre a importância de sempre manter uma carteira diversificada, com um percentual de seu patrimônio alocado em ativos que ofereçam essencialmente proteção – casos do ouro e do dólar.

O analista também reforçou que “manter uma alocação balanceada e saber separar o que é ruído de sinal certamente colocará o investidor em posição de vantagem para conseguir rendimentos acima da média em suas aplicações no longo prazo.”

Se você sente que pode ser um bom momento para começar a investir, saiba que o BTG Pactual digital está preparado para acompanhar você nessa trajetória. Abra sua conta.

Conteúdo patrocinado

BTG Pactual digital lança atendimento 24h totalmente humanizado

Instituição inova como a primeira plataforma de investimentos a oferecer atendimento humano em qualquer hora do dia ou da noite

Conteúdo patrocinado

BTG Pactual apresenta nova edição do CEO Conference Brasil 2020

Se você deseja saber o que os grandes nomes do mercado estão pensando, o CEO Conference Brasil 2020 é um evento que não pode ficar de fora da sua agenda

CONTEÚDO PATROCINADO

BTG Pactual digital oferece corretagem zero em minicontratos

O RLP nada mais é do que nada mais é do que um serviço criado para proporcionar ao cliente uma série de benefícios nas operações de mini-índice e minidólar

CONTEÚDO PATROCINADO

A principal estratégia do maior investidor do planeta que você precisa conhecer

Warren Buffet é um investidor exemplo na prática da estratégia de Investimento em Valor. Saiba como montar sua carteira.

Conteúdo patrocinado

Como escolher ações que pagam bons dividendos em 2020

Investir em ações que pagam dividendos é a chave para você começar a acumular
patrimônio e rentabilizar ainda mais a sua carteira de investimentos

CONTEÚDO PATROCINADO

13º salário: qual é o melhor investimento para o seu patrimônio?

Qual é o melhor investimento para o seu 13º? Essa pergunta apenas você pode responder, após a leitura deste texto, é claro.

CONTEÚDO PATROCINADO

Conheça os benefícios fiscais de se investir em previdência privada

Previdência Privada é um investimento de longo prazo, voltado para objetivos de mais de 10 anos, que atua como uma aposentadoria não atrelada às contribuições feitas ao INSS. Confira os tipos de planos

4 dicas para ter sucesso investindo na Bolsa

À medida que a educação financeira se forma, o investidor monta sua carteira. Dentre os produtos disponíveis no mercado financeiro, investir em ações é algo que muitos amam, mas muitos outros têm receio. Aprenda a melhor forma de se dar bem .

BTG reduz a taxa do fundo de ações Indexado ao Ibovespa: taxa chega a um patamar altamente competitivo

O Fundo Ibovespa Indexado do BTG Pactual é similar aos ETFs, com duas vantagens a mais: tem menor taxa e não é necessário conta em corretora.

Taxa Selic em queda: onde investir?

Para investidores com maior apetite ao risco, a queda da Selic favorece o mercado de ações. Aos que não conhecem muito bem o funcionamento da bolsa de valores, aplicar em fundos de ações pode ser também uma boa alternativa

Fechar
Menu