Site icon Seu Dinheiro

Caiu na malha fina? Veja como regularizar a situação

Selo IR 2020

Um dos maiores medos daqueles que precisam entregar a sua declaração do imposto de renda é acabar sendo pego no procedimento de análise da Receita Federal, a temida malha fina. Isso ocorre quando alguma informação contida na declaração não bate com as informações do banco de dados do Leão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sistema eletrônico compara as informações entregues com outros dados, como aqueles que são enviados pelo seu empregador, os médicos que te atenderam e outras pessoas e empresas que possam ter feito pagamentos a você ou recebido recursos de você no ano anterior. Os erros mais comuns estão justamente na discriminação de rendimentos e no lançamento dos gastos dedutíveis.

Após a transmissão da sua declaração, o processo de averiguação é iniciado e já é possível verificar se existem pendências 24 horas após a entrega. A Receita Federal informou, no último dia 2, que todas as declarações entregues neste ano dentro do prazo até 30 de junho já foram processadas.

Para consultar a situação de sua declaração do imposto de renda 2020, acesse a página Meu Imposto de Renda, no portal e-CAC da Receita Federal. Lá, o contribuinte consegue verificar eventuais pendências e descobrir a melhor forma para solucionar o problema. Em caso de problemas com a sua declaração, o prazo para a regularização das informações é dado pela notificação oficial da Receita.

<div id="om-sstsxgs7s5hvt6ovu1qi-holder"></div>

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Declaração incorreta retida na malha fina

Se de fato a sua declaração tiver dados incorretos ou incompletos, você deverá retificá-la, corrigindo os erros e acrescentando as informações omitidas.

Caso a declaração já esteja em processo de ofício, não será possível realizar a retificação. Neste caso, uma mensagem de impedimento será exibida na tela, e você precisará aguardar uma notificação oficial para se dirigir até uma unidade da Receita Federal.

Declaração correta retida na malha fina

Se a declaração cair na malha fina, não tiver erros nem omissões e você tiver toda a documentação comprobatória das informações prestadas à Receita, você tem duas opções: aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal; ou agendar um atendimento em uma unidade da Receita Federal.

Se a declaração retida for referente ao exercício atual, o agendamento só poderá ser feito a partir de janeiro do ano seguinte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais documentos guardar após enviar a declaração de imposto de renda 2020

Saiba por quanto tempo guardar essa documentação depois de entregar a declaração de imposto de renda 2020.

Exit mobile version