A Kapitalo Investimentos, uma das principais gestoras independentes de fundos do mercado brasileiro, atingiu uma participação de 5,02% das ações da produtora de alimentos BRF (BRFS3).
Os papéis da dona das marcas Sadia e Perdigão acumulam forte queda de 42,9% no ano, o pior desempenho entre as gigantes de alimentos listadas na B3. Os papéis ampliaram a baixa depois da divulgação do balanço do segundo trimestre.
Coincidência ou não, os fundos da Kapitalo também não apresentam um grande desempenho neste ano. Fundada em 2009 por ex-profissionais da tesouraria do Banco BBM, a gestora possui pouco mais de R$ 20 bilhões em recursos.
O ótimo desempenho dos fundos garante a longevidade e o reconhecimento da gestora no mercado, mas em 2020 os dois principais fundos multimercados da casa — Kappa e Zeta — acumulam retorno negativo.
No comunicado em que anunciou o aumento da participação, a Kapitalo informou que a posição na BRF é estritamente de investimento, ou seja, a gestora não pretende mudar o controle ou a estrutura administrativa da companhia. Lembrando que a BRF hoje é uma empresa sem controlador definido.