🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

3-2-1... decolar!

SpaceX, do bilionário Elon Musk, vai lançar a primeira espaçonave tripulada dos EUA desde 2011

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, se prepara para fazer a primeira viagem tripulada na próxima quarta-feira, com destino à Estação Espacial Internacional

Aeronave Dragon, da SpaceX
Aeronave Dragon, da SpaceX - Imagem: SpaceX/Flickr

A corrida espacial já foi mais disputada. Pense bem: qual foi a última vez que o lançamento de um foguete e uma missão espacial esteve nas manchetes? Pois a SpaceX e o bilionário Elon Musktambém dono da Tesla — querem colocar a Nasa de volta aos holofotes — e já nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se tudo der certo, o foguete Falcon 9 decolará da base da Nasa na Flórida na próxima quarta-feira (27), às 17h33 (horário de Brasília). Em sua ponta, estará o módulo Dragon de transporte espacial de passageiros, construído pela SpaceX. E, dentro dele, estarão dois astronautas da Nasa, com destino à Estação Espacial Internacional.

Será um dos momentos pivotais para a companhia de Musk, que já fez diversos lançamentos e testes com foguetes no passado, mas nunca esteve envolvida numa viagem espacial tripulada. A missão também marca a volta dos EUA ao espaço: o país não faz uma operação do tipo desde 2011.

https://twitter.com/SpaceX/status/1263296976499748864

A missão, batizada de Demo-2, ainda não tem um prazo definido — os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley vão pilotar ao módulo Dragon até a Estação Espacial, num deslocamento que deve durar cerca de 24 horas.

"Uma vez em órbita, a tripulação e o controle em terra vão verificar se a espaçonave está tendo o desempenho desejado, testando o controle de ambiente, os comandos de pilotagem e o motores de manobra", diz a Nasa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por mais que o prazo da operação ainda não esteja fechado, há uma duração máxima estabelecida: 110 dias, tempo que o módulo Dragon pode permanecer em órbita. Ao deixar a Estação Espacial, a nave irá reentrar na atmosfera terrestre, mergulhando na costa atlântica da Florida.

Leia Também

R$ 6 BILHÕES EM JOGO

O bilhete premiado de ONCO3? CVM julga oferta que pode pagar 10 vezes o preço atual da ação — mas só para alguns acionistas

MINORITY REPORT?

Do PABX aos drones com reconhecimento facial: como a Intelbras (INTB3) se reinventou e hoje usa a IA para ir além das câmeras de segurança

"A missão Demo-2 será o último passo antes de o programa comercial da Nasa certificar o módulo Dragon para missões operacionais e de longa duração", diz a agência do governo americano. Caso as condições climáticas não permitam a decolagem no dia 27, uma nova tentativa será feita no sábado (30).

E Elon Musk, o que tem a dizer? Em sua conta no Twitter, o bilionário postou apenas um trecho de Bohemian Rhapsody, clássico do Queen — e que parece apropriado para a tarefa da SpaceX:

https://twitter.com/elonmusk/status/1263974008900382721
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Braskem 24 de agosto de 2026 - 8:49
Escritório da Cosan (CSAN3). 21 de agosto de 2026 - 16:12
Celular com logo Nubank 21 de agosto de 2026 - 13:31
SÓ USO EDITORIAL shein ipo varejista asiática china chinesa blusinhas londres 21 de agosto de 2026 - 12:40
Logo da Petrobras e, ao fundo, ilustração de barris de petróleo e gráfico de ações 21 de agosto de 2026 - 11:15
Aeris (AERI3), fabricante de pás eólicas 21 de agosto de 2026 - 10:41
Montagem com fundo de gráfico de ações em vermelho e o logo de Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 19:35
Bandeira dos EUA ao fundo, gráfico de ações em queda e o símbolo da Gerdau em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 13:30
branded content 20 de agosto de 2026 - 12:00
Fundo da imagem traz uma cortina vermelha iluminada, como a cortina de um teatro. Ao centro, o logo da T4F 19 de agosto de 2026 - 19:47
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar