🔴 CRIPTO VOLTOU? VEJA COMO BUSCAR MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 214 VEZES – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

3-2-1... decolar!

SpaceX, do bilionário Elon Musk, vai lançar a primeira espaçonave tripulada dos EUA desde 2011

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, se prepara para fazer a primeira viagem tripulada na próxima quarta-feira, com destino à Estação Espacial Internacional

Aeronave Dragon, da SpaceX
Aeronave Dragon, da SpaceX - Imagem: SpaceX/Flickr

A corrida espacial já foi mais disputada. Pense bem: qual foi a última vez que o lançamento de um foguete e uma missão espacial esteve nas manchetes? Pois a SpaceX e o bilionário Elon Musk — também dono da Tesla — querem colocar a Nasa de volta aos holofotes — e já nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se tudo der certo, o foguete Falcon 9 decolará da base da Nasa na Flórida na próxima quarta-feira (27), às 17h33 (horário de Brasília). Em sua ponta, estará o módulo Dragon de transporte espacial de passageiros, construído pela SpaceX. E, dentro dele, estarão dois astronautas da Nasa, com destino à Estação Espacial Internacional.

Será um dos momentos pivotais para a companhia de Musk, que já fez diversos lançamentos e testes com foguetes no passado, mas nunca esteve envolvida numa viagem espacial tripulada. A missão também marca a volta dos EUA ao espaço: o país não faz uma operação do tipo desde 2011.

https://twitter.com/SpaceX/status/1263296976499748864

A missão, batizada de Demo-2, ainda não tem um prazo definido — os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley vão pilotar ao módulo Dragon até a Estação Espacial, num deslocamento que deve durar cerca de 24 horas.

"Uma vez em órbita, a tripulação e o controle em terra vão verificar se a espaçonave está tendo o desempenho desejado, testando o controle de ambiente, os comandos de pilotagem e o motores de manobra", diz a Nasa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por mais que o prazo da operação ainda não esteja fechado, há uma duração máxima estabelecida: 110 dias, tempo que o módulo Dragon pode permanecer em órbita. Ao deixar a Estação Espacial, a nave irá reentrar na atmosfera terrestre, mergulhando na costa atlântica da Florida.

Leia Também

O QUE AINDA FALTA?

Queridinha do Barsi, Paranapanema (PMAM3) fecha acordo que acaba com boa parte da dívida bilionária, mas recuperação judicial segue

FUTURO DA 'FILHA DO DIVÓRCIO'

Todo mundo quer a Farm: ações da Azzas 2154 (AZZA3) lideram as altas no Ibovespa com chuva de propostas no radar

"A missão Demo-2 será o último passo antes de o programa comercial da Nasa certificar o módulo Dragon para missões operacionais e de longa duração", diz a agência do governo americano. Caso as condições climáticas não permitam a decolagem no dia 27, uma nova tentativa será feita no sábado (30).

E Elon Musk, o que tem a dizer? Em sua conta no Twitter, o bilionário postou apenas um trecho de Bohemian Rhapsody, clássico do Queen — e que parece apropriado para a tarefa da SpaceX:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://twitter.com/elonmusk/status/1263974008900382721
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
30 de setembro de 2026 - 10:33
Sede do IRB (Re) 29 de setembro de 2026 - 14:11
Logo da Copasa (CSMG3), Companhia de Saneamento de Minas Gerais 29 de setembro de 2026 - 10:21
Escritório do banco BTG Pactual (BPAC11). 29 de setembro de 2026 - 10:00
Ambipar (AMBP3) 28 de setembro de 2026 - 19:34
Tupy 28 de setembro de 2026 - 19:24
Cartão do Nubank em um degrau branco. 28 de setembro de 2026 - 15:51
Em um fundo com a bandeira do Brasil, o logo da WEG aparece em primeiro plano 28 de setembro de 2026 - 15:15
caneta emagrecedora ID da foto:2238129168 28 de setembro de 2026 - 7:54
João Vitor Menin, CEO do Inter. Foto Divulgação 28 de setembro de 2026 - 6:14
Logo bancos nadadores competição 25 de setembro de 2026 - 14:35
25 de setembro de 2026 - 12:51
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar