Site icon Seu Dinheiro

Ação do IRB despenca após gestora Squadra apontar ‘disparidade’ em resultado

A publicação da carta aos investidores da gestora de fundos Squadra provoca estragos nas ações da empresa de resseguros IRB no pregão desta segunda-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gestora, que mantém uma posição vendida nas ações da empresa (IRBR3) desde 2018, falou sobre a existência de indícios que apontam para lucros recorrentes "significativamente inferiores" aos lucros contábeis reportados pela companhia.

"Essa disparidade entre lucro contábil e lucro normalizado foi crescente durante o período e atingiu sua maior diferença nos resultados trimestrais mais recentes", escreveu a gestora.

Por volta das 11h, as ações do IRB despencavam quase 15%, de longe a maior queda entre os papéis que fazem parte do Ibovespa. Leia também nossa cobertura completa de mercados hoje.

A gestora não acusa o IRB de fazer algo irregular, mas diz que há uma "grande disparidade" entre o preço e valor nas ações. Na opinião da Squadra, essa disparidade seria provocada principalmente por uma percepção de parcela do mercado sobre a sustentabilidade dos seus elevados níveis de retorno sobre o capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aposta vendida no IRB até o momento tem provocado perdas para a Squadra. Nos últimos 12 meses, as ações acumulam ganho de quase 40% mesmo com a queda de hoje. Desde o IPO, o valor de mercado da empresa se multiplicou por quatro. Na semana passada, o UBS divulgou relatório no qual reiterou a recomendação de compra para os papéis.

IRB responde

O IRB já respondeu à carta da Squadra. Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa informou que os balanços seguem as normas contábeis e atuariais vigentes no Brasil "com absoluta precisão, passando por um rigoroso processo de governança".

O IRB avalia ainda a possibilidade de tomar medidas legais contra a gestora, que tem interesse econômico "diametralmente conflitante com os interesses da companhia".

Exit mobile version