Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
pesquisa da xp

Selic ainda vai a 3,25%, dizem investidores institucionais

Pesquisa da XP com 34 instituições indica crença de que taxa básica de juros vai ser ainda mais reduzida no próximo Copom

Calculadora com sinal de porcentagem representando juros | Selic, fundos imobiliários, bolsa, Ibovespa, ações
Imagem: Shutterstock

A maioria dos investidores instituições ainda espera que a Selic seja reduzida de 3,75% para 3,25% nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, segundo uma pesquisa da XP Investimentos realizada com 34 instituições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central não se comprometeu com novos cortes na taxa básica de juros nesta quarta-feira (17), após reduzir a Selic, anteriormente em 4,25%. Mas deixou a porta aberta, diante dos impactos econômicos do novo coronavírus.

Segundo a XP, 50% dos investidores institucionais ouvidos na pesquisa acreditam na Selic a 3,25% ao ano, enquanto 18% apostam em uma taxa a 3,00%. Antes da reunião de ontem do Copom, 18% acreditavam na Selic a 3,25%, mas 41% falavam em taxa básica a 3% ou menos.

Ainda de acordo com o levantamento, 59% acreditam numa redução de 0,50 ponto percentual logo na reunião de maio - anteriormente, apenas 12% apostava na redução no mês. Para 24%, a redução será de 0,25 pp na próxima reunião do Copom.

A XP explica que a pesquisa foi feita entre a noite de 18 de março e a manhã de hoje. Os entrevistados são gerentes de portfólio, economistas e consultores. A decisão do Copom sobre os juros acontece em 6 de maio, 17 de junho e 5 de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
William Foster, vice-presidente da Moody's Ratings e responsável pela classificação soberana do Brasil. 30 de julho de 2026 - 12:05
Montagem mostrando cédulas e moedas de real espalhadas numa mesa; no topo, uma placa de madeira com a sigla FGTS, em verde 29 de julho de 2026 - 14:41
Pix 29 de julho de 2026 - 9:18

CONTRADIÇÃO LATINO-AMERICANA

Brasileiros usam cada vez menos dinheiro vivo — e a culpa é do Pix

29 de julho de 2026 - 9:18
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 29 de julho de 2026 - 9:02
Matt Damon em cena do filme 28 de julho de 2026 - 14:06
Nota 100 Reais Rasgada Inflação IPCA deflação agenda econômica ipca 28 de julho de 2026 - 13:53
Pix automático 28 de julho de 2026 - 13:25
loterias da caixa mega-sena 3015 28 de julho de 2026 - 10:39
agronegocio agro fiagros agricultura 28 de julho de 2026 - 10:00
Ganhadores comemoram prêmio nas loterias Dupla Sena e Dia de Sorte 28 de julho de 2026 - 7:04
agro, fiagro, fiagros, agronegócio 27 de julho de 2026 - 10:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar