Menu
Pedro Cerize
Gritty Investor
Pedro Cerize
Dados da Bolsa por TradingView
2020-06-19T13:12:32-03:00
Gritty Investor

Como preocupação excessiva com a falha acaba por impossibilitar a chance da vitória

Moral da história: devemos sempre dar o salto, apesar de nossos receios.

19 de junho de 2020
11:52 - atualizado às 13:12
shutterstock_1528737929 (1)

Hoje vou ser breve. Quando pedi ajuda aos leitores para que indicassem a principal razão que os impede de investir, a maioria citou a palavra MEDO. Lendo cada uma das respostas, deu para perceber que nem todo MEDO é igual.

Medo da instabilidade do país: o maior risco do investidor brasileiro é morar no Brasil, mas nem por isso este medo gera paralisia. As maiores oportunidades surgem nos momentos de incerteza máxima. Quando o otimismo estiver palpável na população, nos jornais e na recomendação do seu gerente de banco, significa que as oportunidades já passaram e que agora é tempo de colher os frutos dos investimentos feitos durante os períodos de instabilidade.

Medo de ser incapaz de investir: ninguém nunca saberá tudo, e os que sabem um pouco mais um dia aprenderam estudando e, principalmente, errando. O importante é que exista a firme decisão de assumir as rédeas do seu destino financeiro. Para isso você precisa estudar e praticar. Comece a fazer isso rapidamente, mas invista seu patrimônio lentamente. Entre o estudo e os resultados práticos do dia a dia você vai acumular não só lucros (e inevitáveis perdas), mas conhecimento. E conhecimento tem um grande valor, principalmente o acumulado ao longo dos anos.

Medo de perder tudo o que ganhou com o trabalho: mesmo na poupança você está sujeito a perdas. Em 2015, você perdeu quase 5% para a inflação. Você nem notou. Uma coisa posso garantir a você: mantenha uma carteira diversificada entre títulos do Tesouro e ações de empresas sólidas e você nunca vai perder tudo. E provavelmente vai ganhar mais do que na poupança sem correr riscos desnecessários.

Outros problemas citados não tenho como resolver por estarem fora do meu alcance: dívidas, despesas muito altas e falta de reservas. Dinheiro não compra a felicidade. Dinheiro compra a liberdade de escolher.

Algumas coisas não valem a pena na vida:

  •  Viver sempre sem dinheiro para fazer o que gostaria;
  •  Viver com medo de perder o dinheiro;
  • Morrer rico sem nunca ter vivido e feito o que gostaria.

O que essas três coisas têm em comum? Impedem uma vida plena.

Dessa forma, finalizo com uma breve história: um dia uma jovem ouviu de uma vidente que ela teria uma vida lastimável. Sabendo disso e buscando provar que a vidente estava errada, ela evitou tudo que pudesse causar risco de vida. Não viajou, não teve filhos e nunca se arriscou em nada. Depois de 90 anos evitando todos os possíveis problemas ela percebeu que a vidente tinha acertado a previsão.

O medo que protege ajuda a tomar decisões pensadas, colocando os riscos e benefícios envolvidos em cada uma das suas decisões.

O medo que paralisa tira sua liberdade de escolha e impede uma vida plena.

Aproveito para indicar a leitura do meu novo livro, onde conto parte do meu aprendizado no mercado financeiro. Só clicar neste link aqui.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: exterior mantém fôlego mesmo com ‘Super Quarta’ e bolsa brasileira deve ficar de olho em precatórios e reforma do Imposto de Renda

A divulgação da política monetária do BC americano deve movimentar os negócios, enquanto no cenário local, a autoridade brasileira pode elevar ainda mais a Selic

Portfólio integrado

Vitreo vai permitir importação de investimentos de fundos para aplicativo de consolidação da carteiras e Real Valor

A corretora será a primeira a disponibilizar a integração automática com o aplicativo de sincronização de ativos

NO ÚLTIMO MINUTO

Unidade da Evergrande promete pagar em dia juros devidos para amanhã

Anúncio proporciona alívio em meio a temores de calote, mas ações da incorporadora seguem em queda na bolsa de Hong Kong

AINDA SEM ACORDO COM REPUBLICANOS

Na Câmara, democratas aprovam suspensão de teto de dívida nos EUA

Projeto segue agora para o Senado; aprovação é fundamental para evitar o chamado fechamento do governo, mas impasse coloca medida em risco

nova selic hoje

BC deve manter “plano de voo” e elevar taxa básica de juros em 1 ponto, para 6,25% ao ano; saiba o que esperar do Copom

Declaração recente de Campos Neto conteve apostas maiores que a de um ponto; crise hídrica e desaceleração da China podem aparecer em comunicado de decisão

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies