Site icon Seu Dinheiro

Por que as mulheres investem menos do que os homens?

mulher investindo investidora dia das mães investimentos

A maior parte dos clientes da Empiricus são homens. A maior parte dos investidores da B3 são homens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por quê?

Esta foi uma pergunta que fiz para Beatriz Nantes, sócia e chefe de operações da Empiricus, no nosso podcast Empiricus Puro Malte.

Eis a resposta da Bia:

“Acho que tem um elemento cultural. Historicamente é assim: o homem cuida do dinheiro e a mulher cuida da casa. Não necessariamente algo explícito nem de dominação ou submissão, mas de tradição das famílias. Muitas vezes é a mãe quem ganha o dinheiro, mas não é ela quem cuida na hora de investir. Tenho muitas amigas jovens que falam isso: investir não é para mim, melhor não.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mulher só é verdadeiramente independente quando ela é independente financeiramente. Porque senão suas opções são limitadas. Eu tenho muita dificuldade com esse discurso de ‘sou casada, mas o dinheiro é nosso’. A mulher precisa ter o seu próprio dinheiro, senão ela fica presa.

Muitas vezes, a dependência começa pelo aspecto financeira, mas acaba sendo total. Uma mentalidade de ‘como vou cuidar da minha vida sem o meu marido?’ que deixa a mulher muito vulnerável.

Acho, por outro lado, que a coisa nunca esteve tão boa, no sentido de que as mulheres nunca se preocuparam tanto com sua segurança financeira, com saber que ganhar seu próprio dinheiro tem um papel muito importante. Não se trata de criar a filha para não se apaixonar, para não casar, nada disso, mas para ser dona da sua vida e do seu destino, para ter a liberdade de escolher.”

No episódio número 10 do Empiricus Puro Malte, falamos ainda de vários outros temas: deveriam as empresas demitir mais? Dá para confiar em chefe? É normal que Jeff Bezos e Bill Gates sejam muito ricos?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clica aqui e ouve lá:

Spotify: http://emprc.us/SH7Z0p

Apple: http://emprc.us/S2lGE2

Exit mobile version