A temporada de balanços corporativos ganha fôlego esta semana no Brasil e nos Estados Unidos. Por aqui, WEG e Hypera mostram seus números do terceiro trimestre (veja aqui o que esperar). Lá fora, o destaque são empresas de tecnologia como Netflix, Amazon e Microsoft.
É a hora da verdade para as empresas. Os investidores vão olhar com lupa para avaliar quem está conseguindo se recuperar da crise provocada pelo coronavírus e quem ainda está apanhando.
A semana começa com a divulgação do PIB da China, que cresceu 4,9% no terceiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.
Os investidores também acompanham a agenda pública de autoridades dos bancos centrais internacionais em busca de quaisquer pistas sobre os rumos das políticas monetárias.
Veja um panorama do que esperar dos mercados nesta semana no Segredos da Bolsa, um conteúdo exclusivo para os leitores Premium, cujo acesso pode ser liberado aqui.
O que você precisa saber hoje
MERCADOS
•O Ibovespa fechou o pregão de sexta-feira com queda de 0,75%, aos 98.309,12 pontos, com notícias a respeito do risco fiscal preocupando os investidores. No acumulado da semana, porém, o índice avançou 0,85%. O dólar subiu 0,34% na sexta, para R$ 5,6435.
EMPRESAS
• O empresário José Seripieri Filho, fundador da Qualicorp, lançou ontem sua nova operadora de planos de saúde, a Qsaúde.
• A Embraer criou uma startup para continuar o desenvolvimento do projeto de um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, carinhosamente apelidado de “carro voador”.
•A Latam pode criar uma nova empresa para viabilizar a redução de salários dos funcionários no País. A medida é considerada “um plano B” caso os trabalhadores não aprovem um corte definitivo de rendimentos, conforme mostra reportagem do Estadão.
•Morreu ontem o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, aos 80 anos. Ele estava à frente da central de cooperativas agrícolas catarinense desde 2007.
•A Controladoria-Geral da União (CGU) multou as empresas Madero e Telefônica Brasil (Vivo) por supostas vantagens indevidas concedidas a agentes públicos.
POLÍTICA
•O Senado terá uma semana focada nas sabatinas, após duas semanas de ‘recesso branco’. Dentre as análises está a indicação de Kassio Nunes Marques para o STF.
• Defendendo a manutenção do teto de gastos, Rodrigo Maia advertiu que uma eventual prorrogação do auxílio emergencial fará o governo "pagar a conta com sua popularidade".
•O Brasil atingiu 153,9 mil mortes e 5,23 milhões de casos de covid-19, segundo dados de ontem do Ministério da Saúde.