Site icon Seu Dinheiro

XP corta projeção para o Ibovespa pela segunda vez em um mês

crise recessão mundo investimentos

Em meio ao choque do coronavírus, a XP Investimentos decidiu reduzir a projeção para o Ibovespa em 2020 de 132 mil pontos para 94 mil pontos. Foi a segunda vez em menos de um mês que a corretora revisou os números.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estimativa inicial da XP era que o principal índice de ações da bolsa brasileira atingisse 140 mil pontos no fim de dezembro – uma alta de 21% em relação ao fechamento do ano passado (115.645 pontos).

A primeira revisão aconteceu no último dia 4 de março, já em meio do choque do coronavírus nos mercados, quando houve a redução de 140 mil para 132 mil pontos.

A nova mudança na projeção para o Ibovespa ocorreu diante do forte impacto nos lucros das empresas previstos em 2020, segundo Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP.

“Quando olhamos para 2021, acreditamos que o mundo voltará ao normal, e essa crise é diferente do que em 2008” – Fernando Ferreira, XP Investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova projeção considera uma relação entre preço e lucro por ação projetado para 2021 de 10,7 vezes para as empresas do Ibovespa, abaixo da média histórica de 12,5 vezes e do pico recente de 14 vezes, segundo a XP.

A estimativa considera um potencial de alta de 28% para o principal índice da bolsa em relação ao fechamento de sexta-feira (73.428 pontos). O analista alerta, contudo, que pode haver novas baixas antes que o mercado se recupere no segundo semestre.

“O índice poderia recuar a 60.000 pontos caso o mercado caísse a média do que caiu em recessões globais passadas (equivalente a -18% em relação ao fechamento de sexta).”

A nova projeção da XP para o Ibovespa é idêntica à do Itaú BBA, que na semana passada diminuiu a estimativa para o principal índice da bolsa em 2020 de 132 mil pontos para 94 mil pontos.

Exit mobile version