🔴 ESTÁ NA HORA DE INVESTIR EM CRIPTO? – CLIQUE AQUI E ENTENDA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Efeito coronavírus

XP corta projeção para o Ibovespa pela segunda vez em um mês

Estimativa para o principal índice da bolsa brasileira neste ano caiu de 132 mil pontos para 94 mil pontos, mas XP acredita que mundo “voltará ao normal” em 2021

crise recessão mundo investimentos
Imagem: Shutterstock

Em meio ao choque do coronavírus, a XP Investimentos decidiu reduzir a projeção para o Ibovespa em 2020 de 132 mil pontos para 94 mil pontos. Foi a segunda vez em menos de um mês que a corretora revisou os números.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estimativa inicial da XP era que o principal índice de ações da bolsa brasileira atingisse 140 mil pontos no fim de dezembro – uma alta de 21% em relação ao fechamento do ano passado (115.645 pontos).

A primeira revisão aconteceu no último dia 4 de março, já em meio do choque do coronavírus nos mercados, quando houve a redução de 140 mil para 132 mil pontos.

A nova mudança na projeção para o Ibovespa ocorreu diante do forte impacto nos lucros das empresas previstos em 2020, segundo Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quando olhamos para 2021, acreditamos que o mundo voltará ao normal, e essa crise é diferente do que em 2008” – Fernando Ferreira, XP Investimentos.

A nova projeção considera uma relação entre preço e lucro por ação projetado para 2021 de 10,7 vezes para as empresas do Ibovespa, abaixo da média histórica de 12,5 vezes e do pico recente de 14 vezes, segundo a XP.

Leia Também

TANQUE CHEIO NA BOLSA

Petrobras (PETR4) bate R$ 800 bilhões em valor de mercado pela primeira vez. O que está por trás do novo recorde?

O PÓDIO MUDOU

A Vale ficou para trás: BTG Pactual (BPAC11) toma o lugar de VALE3 no pódio das empresas mais valiosas da bolsa

[captacao]

A estimativa considera um potencial de alta de 28% para o principal índice da bolsa em relação ao fechamento de sexta-feira (73.428 pontos). O analista alerta, contudo, que pode haver novas baixas antes que o mercado se recupere no segundo semestre.

“O índice poderia recuar a 60.000 pontos caso o mercado caísse a média do que caiu em recessões globais passadas (equivalente a -18% em relação ao fechamento de sexta).”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova projeção da XP para o Ibovespa é idêntica à do Itaú BBA, que na semana passada diminuiu a estimativa para o principal índice da bolsa em 2020 de 132 mil pontos para 94 mil pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estátua de garota em frente ao touro de Wall Street 12 de outubro de 2026 - 17:10
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 10 de outubro de 2026 - 11:25
Blocos mostrando as siglas IPCA e Selic, referindo-se à inflação e à taxa básica de juros 9 de outubro de 2026 - 12:43
Galpão do BTG Pactual Logística BTLG11 8 de outubro de 2026 - 10:47
ID da foto:2170926072 7 de outubro de 2026 - 6:03
Rede D'Or rdor3 saúde hospital 6 de outubro de 2026 - 13:08
JBS avança rumo à dupla listagem de ações 2 de outubro de 2026 - 19:32
Montagem com imagens de urna eletrônica, a bandeira do Brasil, o presidente Lula de cabeça baixa do lado esquerdo da imagem, um homem asiático ao centro (o entrevistado do podcast), e do lado direito Flávio Bolsonaro comemorando 2 de outubro de 2026 - 18:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar