Site icon Seu Dinheiro

Circuit breaker não era acionado duas vezes na mesma semana desde 2008

Com a OMS declarando o surto de coronavírus uma pandemia global, o Ibovespa acentuou rapidamente o ritmo de perdas e, por volta de 15h15 desta quarta-feira (11), bateu os 10,11% de baixa, aos 82.887,24 pontos. Com isso, o mecanismo de circuit breaker foi acionado pela segunda vez apenas nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na segunda-feira, em meio à forte queda nos preços do petróleo, o 'botão do pânico' também foi acionado — na ocasião, o Ibovespa fechou em queda de 12,17%, o pior desempenho desde a crise russa de 1998.

O circuit breaker não era acionado mais de uma vez numa mesma semana desde 2008. Em meio à crise financeira global e à quebra do Lehmann Brothers, o mecanismo entrou em cena duas vezes no pregão de 6 de outubro, e uma terceira vez no dia 10.

A ativação do circuit breaker interrompe as negociações na bolsa por 30 minutos, de modo a tentar equilibrar a oferta e a demanda de ativos e frear a onda negativa.

As negociações ficaram paradas por 30 minutos, de modo a tentar equilibrar a oferta e a demanda de ativos na bolsa brasileira. Assim, as operações voltaram a acontecer por volta de 15h45, mas o índice continuou sob intensa pressão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta de 16h30, o Ibovespa desabava 12,24%, aos 80.988,89 pontos —com o desempenho do momento, já acumula perdas de mais de 15% somente nesta semana; no ano, a baixa supera a marca de 28%. Confira aqui nossa cobertura completa de mercados nesta quarta-feira.

Exit mobile version