Site icon Seu Dinheiro

Inflação deve fechar 2020 levemente acima do centro da meta, diz BC

O Banco Central (BC) elevou a projeção de que a inflação do País alcançará ao final deste ano 4,3%, ficando levemente acima da meta de 4,0% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), diante das pressões inflacionárias registradas nos últimos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) consta no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado nesta quinta-feira, documento que detalha as visões do BC para a economia brasileira neste ano e no próximo.

A estimativa, ainda que seja a mesma daquela que consta na ata e no comunicado do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), é superior à projeção de alta de 2,1% que o BC havia divulgado no relatório de setembro.

A estimativa para o IPCA em 2021 é de um aumento de 3,4%, acima dos 2,9% projetados em setembro, mas abaixo do que é previsto para este ano.

Choques pontuais

Segundo a autoridade monetária, a projeção foi particularmente afetada pela revisão das projeções de curto prazo, impactadas pelo crescimento recente da inflação e seus determinantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Especificamente para 2020, a revisão da projeção foi puxada por inflação observada 1,44 p.p. maior do que a prevista para o período entre setembro e novembro e a elevada projeção de inflação para dezembro”, diz trecho do relatório.

Outros fatores considerados foram a elevação dos preços das commodities, principalmente o petróleo, e o crescimento das expectativas de inflação nas últimas edições do Relatório Focus, que coleta semanalmente as estimativas dos analistas de mercado.

Ainda que veja pressão inflacionária mais forte no curto prazo, o RTI voltou a repetir o que o Copom falou após a última reunião, de que os choques atuais são temporários. Mesmo assim, segue monitorando sua evolução “com atenção”.

Para o BC, a probabilidade de a inflação em 2020 ficar acima do teto da meta, de 5,50%, é zero. E a possibilidade de ela ficar abaixo do piso da meta, de 2,50%, também é zero.

Exit mobile version