O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Quem estipulou o dia 31 de outubro para a celebração do dia mundial da poupança provavelmente não se atentou ao fato de que a data é a mesma do dia das bruxas. Mas a coincidência nunca foi tão oportuna quanto agora.
De fato, quando pensamos na tradicional caderneta como sinônimo de poupança – aquele dinheiro que reservamos para construir um patrimônio – a imagem de hoje não é muito diferente de uma velha casa mal-assombrada típica de Halloween.
Você leu hoje aqui no Seu Dinheiro que a poupança vai render menos que a inflação com a queda da taxa de juros para os atuais 5% ao ano. Ou seja, quem aplicar na caderneta na prática vai perder dinheiro. Simples assim.
Então, quando falar em poupança a partir de agora, procure ampliar seus horizontes. Isso vale para a renda fixa (fuja da poupança e dos fundos DI que cobrem taxa de administração), mas principalmente para a bolsa.
Se as aplicações tradicionais são francamente perdedoras com a redução dos juros, também há poucas dúvidas de que o investimento em ações é quem potencialmente ganha na outra ponta. O condicional aqui é importante porque o território da renda variável sempre envolve riscos.
Um deles certamente é não escolher as ações certas. Para você ter uma ideia, só entre as empresas que estão no Ibovespa, temos um BTG Pactual com alta de mais de 180% no ano e uma Braskem, que perdeu 40% do valor de mercado desde o início do ano.
Leia Também
Por isso achei bem interessante um estudo divulgado pela XP Investimentos, que analisa quais empresas e setores da bolsa devem se beneficiar mais da queda dos juros. Você confere todos os nomes nesta matéria da Bruna Furlani.
No Halloween da bolsa, o dia dos investidores não foi nada doce. A travessura veio lá da China, que abriu margem para dúvidas sobre o avanço de um acordo comercial com os Estados Unidos, o que estragou a comemoração do novo corte dos juros. Mas a queda de hoje nem de longe apagou o ótimo desempenho do Ibovespa em outubro. O Victor Aguiar traz para você um panorama de como foi o dia e o mês nos mercados.
Antes da decisão de ontem sobre os juros nos Estados Unidos, o nosso repórter Eduardo Campos profetizou: qualquer que fosse o resultado, o BC norte-americano receberia críticas de Donald Trump. Mas quem esperava por um comentário imediato depois do corte de 0,25 ponto na taxa deve ter ficado decepcionado. A resposta do presidente só saiu hoje, mas pelo visto veio “com juros”. Leia o que Trump publicou (no Twitter, como sempre) e o que ele esperava das taxas nos EUA.
Se você é daqueles que gosta de ir a uma agência bancária tomar um cafezinho com o gerente, provavelmente terá de gastar mais sola de sapato para manter o hábito. Depois de um aumento das despesas acima do esperado pelo mercado, o Bradesco anunciou que pretende cortar custos para manter seus lucros bilionários em alta. E entre as vítimas das tesouradas estão justamente as agências. Saiba quantos postos de atendimento o banco pretende fechar nesta matéria.
Quem arrumou uma dor de cabeça logo cedo foi o filho 03 de Jair Bolsonaro, Eduardo. O deputado federal causou polêmica entre a classe política ao sugerir a volta do AI-5, o mais forte instrumento repressivo da ditadura militar, em caso de protestos crescentes de adeptos da esquerda. A fala não pegou nada bem e várias autoridades fizeram declarações contra o deputado. Confira nesta matéria todos os detalhes sobre o assunto, inclusive o que pensa o presidente.
...e invista mais. Você pode ser a pessoa mais regrada do mundo quando o assunto é finanças, mas dentro do seu orçamento provavelmente ainda existem gastos desnecessários e que estão fazendo o seu dinheiro valer menos. A situação fica ainda pior quando pensamos que essa grana poderia estar aplicada e ajudando a engordar seu patrimônio. Nesta matéria você confere alguns dos gastos que várias pessoas têm no dia a dia e que definitivamente não valem a pena.
Mesmo com sinais de arrefecimento da inflação, Gabriel Galípolo afirma que mercado de trabalho forte e salários em alta exigem cuidado extra com cortes na taxa básica
A proposta é antecipar as contribuições ordinárias dos associados do FGC, de 2026 a 2028, além de exigir uma contribuição extraordinária, segundo o jornal O Globo.
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta segunda-feira (9); confira os valores.
Nos últimos cinco anos, a queda do consumo de vinho foi de 22,6%. O último ano positivo foi 2020, início da pandemia, quando o isolamento obrigou muitos argentinos a ficar em casa
Pagamentos de dividendos e JCP ocorrem em conjunto com a temporada de divulgação de balanços das principais empresas da B3
Dados preliminares mostram que, dos dias 1o a 29 de janeiro, a entrada de recursos na bolsa vindos do exterior somou R$ 25,3 bilhões
A única loteria que contou com um vencedor na categoria principal foi a Lotofácil 3608
Enquanto o bilionário projeta um mundo sem mercado de trabalho, o debate filosófico e a ficção científica oferecem pistas sobre suas consequências
Concurso 2970 acontece em São Paulo; último sorteio pagou R$ 141,8 milhões para uma única aposta
Na época da deflagração da operação, Sidney chegou a ser preso, porém foi solto dias depois. Agora, o MP pede à Justiça que os acusados usem tornozeleira eletrônica
Mega-Sena vinha acumulando desde o sorteio da Mega-da Virada. Lotofácil teve um total de 48 ganhadores. Todas as demais loterias sorteadas na quinta-feira (5) acumularam.
Investigação apura crimes contra o sistema financeiro e questiona o que havia por trás da negociação
Com instabilidade no radar, Brasil lidera a saída de milionários na América Latina e aparece entre os países que mais perderam fortunas no mundo em 2025
Uma sequência incomum de erupções solares levou a Nasa e a NOAA a adotarem monitoramento contínuo; o fenômeno não oferece risco às pessoas, mas pode afetar satélites, comunicações e sistemas de GPS.
Capaz de resistir a radiação, falta de água, temperaturas extremas e até ao vácuo do espaço, o urso-d’água desafia os limites da biologia e entra na lista dos seres mais resistentes já estudados
A Lotomania roubou a cena da Lotofácil, que acumulou pela primeira vez em fevereiro na noite mais movimentada da semana no Espaço da Sorte.
A dificuldade de entender o mercado financeiro e o receio de golpes são entraves para que brasileiros invistam dinheiro que está parado
Os anos 80 de fato foram culturalmente riquíssimos: Michael Jackson estava no auge, o filme “E.T.” lotava os cinemas e a estética das vestimentas e discotecas da época causa controvérsia até hoje. Para completar os anos de ouro, a GM laçou um carro que permanece na memória dos brasileiros tantas décadas depois: o Chevrolet Monza. O nome de fato marcou gerações […]
O chefe da Casa Branca destacou que o projeto orçamentário continuará financiando o Departamento de Segurança Interna (DHS, em inglês)
Vencedor ou vencedora do prêmio milionário do concurso 3604 da Lotofácil vinha insistindo sempre nos mesmos números por meio do dispositivo conhecido como ‘teimosinha’.