Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Belo, recatado e dólar

Foi Edmar Bacha, um dos criadores do Plano Real, quem ensinou a jamais fazer previsões sobre o dólar. É dele a conhecida frase de que a taxa de câmbio foi criada por Deus apenas para humilhar os economistas. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Hoje foi um típico dia de humilhação para quem […]

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Foi Edmar Bacha, um dos criadores do Plano Real, quem ensinou a jamais fazer previsões sobre o dólar. É dele a conhecida frase de que a taxa de câmbio foi criada por Deus apenas para humilhar os economistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje foi um típico dia de humilhação para quem acompanha o mercado financeiro. Mesmo com o noticiário econômico relativamente positivo, o dólar fechou em forte alta de 1,58%, cotado a R$ 4,066. Trata-se do maior patamar desde o dia 20 de maio.

Seguidor da “lei de Bacha”, não vou aqui me arriscar a dizer se a alta da moeda americana foi isolada ou se teremos uma nova leva de desvalorização cambial.

Diante dos temores de uma recessão nas economias globais, parece certo que a fase “belo, recatado e dólar” ficou para trás. Tudo vai depender, é claro, de como os Bancos Centrais e os governos lá de fora vão agir e se por aqui o governo continuará fazendo a lição de casa com a agenda de reformas.

Seja qual for o comportamento futuro do câmbio, é prudente você sempre manter uma exposição em dólar na sua carteira. Nós inclusive já escrevemos uma reportagem para ajudar você nessa tarefa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A alta da moeda americana nesta segunda-feira acabou respingando na bolsa. O Ibovespa começou o dia em alta e acima dos 100 mil pontos, mas acabou virando conforme o dólar ganhava força. Saiba de todos os detalhes do que aconteceu nos mercados na cobertura do Victor Aguiar.

Leia Também

ATENÇÃO COMPRADORES

Um dos maiores investidores do mundo anuncia casa em Malibu; veja preço e imagens

GUERRA DO DELIVERY

iFood processa Keeta sob acusação de espionagem empresarial e concorrência desleal

Petrobras sem imposto

No mundo dos juros baixos, vale a pena ficar atento a qualquer alternativa na renda fixa com a perspectiva de retorno um pouco mais atrativa. Que tal, então, emprestar dinheiro para a Petrobras? A estatal pretende captar até R$ 3,6 bilhões em uma emissão de debêntures, que são títulos de dívida emitidos por empresas. Os papéis contam com isenção de imposto de renda, o que representa um atrativo adicional. Eu trago mais detalhes da oferta e também faço uma análise sobre o investimento nesta matéria.

Cuidado, há perigo na esquina

Para quem investe em fundos, o cenário de juros baixos também demanda uma atenção mais do que redobrada. A escolha de um bom gestor passou a ser ainda mais importante. Uma prova disso é que mais de 500 fundos multimercados entregaram ao investidor rendimento inferior ao da poupança neste ano. Isso não significa que a caderneta tenha virado um bom investimento, mas reforça o alerta de que você deve acompanhar mais de perto o desempenho das suas aplicações. Confira os detalhes do estudo.

Meu juro, minha vida

Se a queda dos juros é ruim para as aplicações de renda fixa, quem está em busca de crédito imobiliário não tem do que reclamar. O corte na Selic, acompanhado de uma maior concorrência no mercado por conta da volta da Caixa ao páreo, fez as taxas cobradas pelos bancos nos empréstimos para a compra da casa própria caírem para perto do menor nível da história. Nesta matéria você fica sabendo os detalhes sobre esse movimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luz no fim do túnel?

O governo americano trouxe um pouco de alívio para os investidores no mercado internacional, ainda que temporário. Os Estados Unidos confirmaram que vão estender o prazo de licença da chinesa Huawei para comprar suprimentos de empresas locais. A notícia pode ser vista como um respiro na guerra comercial que vem pressionando as bolsas mundo afora nas últimas semanas. Os motivos para as novos prazos você confere nesta matéria.

A hora da tacada

Qual o momento certo para comprar ou vender no mercado financeiro? Essa certamente é a pergunta de muitos milhões de dólares no mercado financeiro. E também o tema da mais nova coluna do Ivan Sant’Anna. No texto de hoje, o mestre trata de alguns dos grandes momentos históricos para se investir, quais movimentos conseguiu aproveitar e também qual será o gatilho para uma nova guinada que pode representar lucro para várias gerações. Leitura, como sempre, mais que recomendada!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
estrela brinquedos (1) 20 de maio de 2026 - 12:07
lotofácil 3689 20 de maio de 2026 - 8:43
vestibular ID da foto:1310204202 20 de maio de 2026 - 8:00
Presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, com a mão na cabeça. 19 de maio de 2026 - 15:44
19 de maio de 2026 - 15:12
Família de quatro pessoas adultas, preocupadas e triste com o acúmulo de dívidas 19 de maio de 2026 - 14:58
Area Saúde Dinheiro Tio Patinhas Chapéu 19 de maio de 2026 - 11:46

Toneladas e mais toneladas

Os bancos centrais com maior reserva de ouro; Brasil é destaque

19 de maio de 2026 - 11:46
remédio anvisa medicamentos (1) 19 de maio de 2026 - 10:48
rg registro geral documento (1) ID da foto:1214499667 19 de maio de 2026 - 10:12
Petrobras 18 de maio de 2026 - 19:02
18 de maio de 2026 - 18:21
carro automóveis leilão motos detran sp (1) 18 de maio de 2026 - 17:04
18 de maio de 2026 - 13:05

EL NIÑO?

Qual a chance de um “super” El Niño acontecer?

18 de maio de 2026 - 13:05
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia