Menu
BTG Pactual
CONTEÚDO PATROCINADO POR BTG

13º salário: qual é o melhor investimento para o seu patrimônio?

Qual é o melhor investimento para o seu 13º? Essa pergunta apenas você pode responder, após a leitura deste texto, é claro.

18 de dezembro de 2019
BTG
7:38 - atualizado às 9:59
shutterstock_1566013381

Então é Natal, e o que você fez? Clicou em uma notícia sobre como investir o 13º salário, uma grande vitória para este fim de ano. Porque, fora abrir presentes, um dos momentos mais esperados é o de receber essa bonificação após um ano de duro trabalho assalariado.

Porém, essa época é um campo minado: com a proximidade de Natal, Ano Novo e Carnaval, há muitas oportunidades de consumo que podem desviar um investidor bem-intencionado para compromissos financeiros não programados. Então é preciso cuidado para não chegar ao fim de 2020 cheio de parcelas a pagar, às quais serão destinadas até mesmo o próximo 13º.

Mas qual é o melhor investimento para ele? Essa pergunta apenas você pode responder, após a leitura deste texto, é claro. Porque a resposta depende de dois grandes fatores: perfil de investimento e prazo para resgate da aplicação. Conhecendo-te a ti mesmo, com as informações abaixo, o caminho para um feliz futuro financeiro se abrirá.

Quem é você no mundo dos investimentos?

Antes de escolher para onde destinar seu dinheiro, é preciso saber qual é sua tolerância para perdê-lo. Para descobrir qual é seu perfil de investidor, as corretoras de valores fazem um teste chamado suitability. Com ele, é possível se enquadrar nos seguintes traços de personalidade: conservador, moderado e arrojado.

Quer saber qual é seu perfil de investidor? O simulador de investimentos do BTG Pactual digital faz essa análise e depois indica qual é o melhor investimento para você.

Na prática, essas definições são balizas para indicar até onde se deve ir para não comprometer sua saúde mental e financeira. Um investidor conservador tem baixa tolerância a riscos, então deve escolher aplicações seguras de renda fixa , como Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs.

Já os moderados conseguem diversificar a carteira e incluir produtos como CRI, CRA, fundos imobiliários e multimercado, por exemplo. Os arrojados, por sua vez, buscam a probabilidade de ter rentabilidades maiores, assumindo mais riscos. São eles que se aventuram no mundo da renda variável, investem em ações, fundos cambiais e de índice, além do arriscado day trade.

Descobriu que é um investidor arrojado? Acompanhe as carteiras recomendadas do BTG Pactual digital e aproveite as melhores oportunidades e performances do mercado de ações.[

Quais são seus objetivos?

É bastante desafiador abrir mão de uma compra não planejada se não existe um objetivo mais importante para aquele dinheiro. E, na verdade, o cerne da questão não é criar uma meta para não consumir, mas sim destinar naquela quantia à construção de seus sonhos e propósitos reais, não àquelas vontades impulsivas e repentinas.

Por isso, um exercício essencial não só para este momento, mas para a vida, é parar e pensar: quais são meus sonhos? Quais deles podem virar metas tangíveis? Essas respostas variam desde comprar uma rede para colocar na sala a adquirir uma casa de campo, por exemplo. Ou fazer um bate e volta para a praia a ter uma lua de mel em Bora Bora. Não importa o tamanho ou a complexidade dos desejos, o importante é mapeá-los para, assim, torná-los realidade.

Para quando é seu sonho?

Uma vez escolhidas as metas, é hora de definir a data em que elas acontecerão. Sem isso, o plano tem grande chance de nunca sair do papel. Então, se o casamento está marcado para maio de 2025, e a ideia é viajar logo em seguida para Bora Bora, as datas indicam os vencimentos ideais para os investimentos.

Leve em consideração, no caso da viagem, quando serão compradas as passagens e reservadas as estadias, além de quanto dinheiro é preciso ter arrecadado até cada um desses prazos. Assim, dentro da gama de aplicações disponíveis para seu perfil de investidor, existem as datas de resgate compatíveis com seus sonhos e as características específicas de cada uma. Cruzando essas informações todas, o investimento ideal fica apenas a alguns cliques de distância.

Pronto para começar a investir? Abra uma conta no BTG Pactual digital e comece a construir seus sonhos.

CONTEÚDO PATROCINADO

A principal estratégia do maior investidor do planeta que você precisa conhecer

Warren Buffet é um investidor exemplo na prática da estratégia de Investimento em Valor. Saiba como montar sua carteira.

Conteúdo patrocinado

Como escolher ações que pagam bons dividendos em 2020

Investir em ações que pagam dividendos é a chave para você começar a acumular
patrimônio e rentabilizar ainda mais a sua carteira de investimentos

CONTEÚDO PATROCINADO

Conheça os benefícios fiscais de se investir em previdência privada

Previdência Privada é um investimento de longo prazo, voltado para objetivos de mais de 10 anos, que atua como uma aposentadoria não atrelada às contribuições feitas ao INSS. Confira os tipos de planos

4 dicas para ter sucesso investindo na Bolsa

À medida que a educação financeira se forma, o investidor monta sua carteira. Dentre os produtos disponíveis no mercado financeiro, investir em ações é algo que muitos amam, mas muitos outros têm receio. Aprenda a melhor forma de se dar bem .

BTG reduz a taxa do fundo de ações Indexado ao Ibovespa: taxa chega a um patamar altamente competitivo

O Fundo Ibovespa Indexado do BTG Pactual é similar aos ETFs, com duas vantagens a mais: tem menor taxa e não é necessário conta em corretora.

Taxa Selic em queda: onde investir?

Para investidores com maior apetite ao risco, a queda da Selic favorece o mercado de ações. Aos que não conhecem muito bem o funcionamento da bolsa de valores, aplicar em fundos de ações pode ser também uma boa alternativa

Última oportunidade de investir na oferta especial do mês do Brasil: LCI a 101% do CDI

Por se tratar de um investimento exclusivo para clientes da instituição, os interessados em realizar aportes na LCI que não possuírem conta no BTG Pactual digital, podem realizar o processo de abertura pelo aplicativo, de forma 100% digital

BTG lança LCI exclusiva para a semana do Brasil com rendimento de 105% do CDI

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é isenta de Imposto de Renda, garantida pelo FGC e possui rentabilidade altamente competitiva

O que são fundos imobiliários e como investir

Indicada para quem tem perfil moderado ou agressivo e conhecida por não exigir muito capital, aplicação é uma forma alternativa de investimento em imóveis

Fechar
Menu