O presidente do Federal Reserve (Fed), banco central americano, Jerome Powell, manteve a mensagem de que a autoridade monetária vai atuar de forma apropriada para sustentar o crescimento da economia americana.
Powell participa de um debate na Suíça, onde reafirmou que o cenário base do Fed é de crescimento moderado da economia, mercado de trabalho forte e inflação em direção à meta de 2% ao ano.
Por ora, a fala não teve grande impacto nos mercados americanos. O Dow Jones manteve a alta de cerca de 0,30% que apresentava antes da fala do presidente.
Perguntado se espera uma recessão nos EUA, Powell falou que uma recessão não é o cenário mais provável para os EUA e para a economia mundial.
Segundo Powell, as perspectivas são positivas com relação à economia porque o Fed conseguiu reduzir a expectativa com relação ao futuro das taxas de juros. E isso ajudou a construir essas expectativas positivas.
Questionado sobre a guerra comercial, Powell voltou a falar que política comercial não é algo que está no mandato do Fed. O que acontece, segundo ele, é que as questões comerciais estão elevando a incerteza, fazendo algumas empresas adiar investimentos. Assim, o trabalho do Fed é usar suas ferramentas para sustentar a economia.
Nos mercados, a expectativa era de alguma indicação mais forte com relação á possibilidade de corte de juros na reunião do dia 18. Hoje, os dados de emprego saíram um pouco abaixo do previsto, mas a mensagem de Powell sobre mercado de trabalho é que ele segue forte, assim como o consumo.