🔴 FÁBRICA DE AGENTES DE IA: TENHA ACESSO AOS MESMOS AGENTES AUTÔNOMOS USADOS NA EMPIRICUS – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

IPCA

Inflação tem alta de 0,15% em dezembro e fecha ano dentro da meta do governo

Resultado vem dentro do intervalo de estimativas de analistas, que previam desde uma queda de 0,05% a uma alta entre 0,23%, segundo o "Broadcast"

Alimentos doação supermercado
Alimentos - Imagem: J.F. Diorio/Estadão Conteúdo

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou dezembro com alta de 0,15% ante um recuo de 0,21% em novembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano, o índice teve alta de 3,75%, e ficou dentro do teto fixado pelo governo, de 4,5%. Em 2017, o índice fechou em 2,95%. Os números foram divulgados nesta sexta-feira, 11.

O resultado vem dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo "Broadcast", do Estadão, que previam desde uma queda de 0,05% a uma alta entre 0,23% com mediana positiva de 0,12%.

O que puxou a inflação?

Os vilões da vez foram os produtos e serviços de habitação, transportes e alimentos. Juntos, eles foram responsáveis por 66% do IPCA no ano.

A energia elétrica também foi destaque, com alta de 8,7%. Veja o percentual de cada item, ainda de acordo com o IBGE:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Habitação: 4,72%
  • Artigos de residência: 3,74%
  • Alimentação e bebida: 4,04%
  • Vestuário: 0,61%
  • Transportes: 4,19%
  • Saúde e cuidados pessoais: 3,95%
  • Despesas pessoais: 2,98%
  • Educação: 5,32%
  • Comunicação: -0,09%

*Com Estadão Conteúdo

Leia Também

BARGANHA GEOPOLÍTICA

Xi Jinping tem arma contra Trump que pode beneficiar uma empresa no Brasil, defende BTG

MUITO CUIDADO

Suzano (SUZB3) ou Klabin (KLBN11)? Bradesco BBI analisa setor de papel e celulose e apresenta sua “top pick”

*Conteúdo em atualização

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Moeda de 1 real ao lado de outras moedas empilhadas 22 de setembro de 2026 - 6:03
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 21 de setembro de 2026 - 5:50
Fritz Haber Nobel de Química 19 de setembro de 2026 - 10:39
Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos, aparece em uma montagem com a frase: Risco do Brasil quebrar é zero 18 de setembro de 2026 - 15:29
Mega-Sena, Quina e Lotofácil tiveram ganhadores ontem. 18 de setembro de 2026 - 6:43
Imagem de moedas e uma calculadora com setas representando alta 17 de setembro de 2026 - 20:20
17 de setembro de 2026 - 14:03
Celular com homem usando plataformas de apostas online 17 de setembro de 2026 - 13:28
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar