Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
IR 2019

Plantão do IR: como declarar rendimentos de Cédulas de Crédito Bancário (CCB) no imposto de renda?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib, da Choaib, Paiva e Justo Advogados, e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro

Imposto de Renda 2019 - IR 2019 - Leão
Imagem: Pomb

"Como devem ser declarados os rendimentos das Cédulas de Crédito Bancário (CCB)? Me parece que eles estariam sujeitos à tributação exclusiva na fonte, como outros instrumentos de renda fixa, mas minha corretora tem orientado os investidores a declarar os rendimentos das CCB no imposto de renda 2019 como sujeitos ao recolhimento de IR por Carnê-Leão. Está correto?"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na verdade as duas possibilidades existem. Tudo depende de quem é a fonte pagadora, que pode ser pessoa física ou jurídica.

Se o pagador é uma pessoa física, quem recebe os rendimentos deve recolher o imposto de renda via Carnê-Leão. Caso o pagador seja pessoa jurídica, há obrigatoriedade de retenção do imposto na fonte.

Veja o guia completo de como declarar investimentos no imposto de renda 2019. 

Acompanhe a resposta para esta dúvida a partir do minuto 22:03 do vídeo da live sobre o imposto de renda 2019

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bolsa Família 2025 19 de maio de 2026 - 11:27
Pix 14 de maio de 2026 - 13:33
itaú bradesco santander nubank desenrola brasil 13 de maio de 2026 - 13:54
imposto de renda receita federal 5 de maio de 2026 - 18:10
Governo pretende impor limites ao uso do FGTS no programa Desenrola 2.0. 28 de abril de 2026 - 8:38
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 27 de abril de 2026 - 5:07
16 de abril de 2026 - 16:58
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia