Você já ouviu falar de FoF? O nome é engraçadinho, mas, por incrível que pareça, estou falando de um produto financeiro. No vídeo a seguir, você vai entender o que é um FoF, um fundo de fundos, e quais as vantagens desse tipo de investimento:
Veja a seguir a transcrição do texto do vídeo sobre os fundos de fundos (FoF)
Os fundos de investimento são veículos excelentes para o investidor pessoa física, porque permitem investir em carteiras diversificadas de ativos escolhidos por um gestor profissional, que tem muito mais condição de acompanhar o mercado no dia a dia e no detalhe. O problema é que mesmo o universo dos fundos de investimento é muito variado, com uma infinidade de produtos e classificações que podem confundir a cabeça do investidor e deixá-lo bastante indeciso na hora de escolher. Mas e se você tivesse um gestor pra selecionar os fundos pra você? No vídeo de hoje, eu vou falar de um veículo que faz exatamente isso: os fundos de fundos, mais conhecidos como FoF.
FoF é uma sigla que vem do inglês: fund of funds ou, literalmente, fundo de fundos. Soa engraçado em português, mas não tem como esquecer. Um fundo de fundos é exatamente o que o nome indica, um fundo que investe em outros fundos. Eles também são conhecidos como fundos multigestores, porque os fundos que compõem as suas carteiras normalmente são comandados por gestores diferentes.
Um FoF tem algumas vantagens bastante claras, como a existência de um gestor profissional para escolher os fundos, uma diversificação ampla e a isenção de imposto de renda quando o gestor resgata ou vende cotas de um fundo da carteira pra investir em outro.
Mas os fundos de fundos têm outras duas vantagens menos óbvias: uma delas é o acesso a fundos que exigem grande aporte inicial ou que são restritos pra investidores profissionais ou institucionais, nos quais você não conseguiria investir como pessoa física; a outra é a possibilidade de investir em fundos que estão fechados pra aportes do público em geral.
Alguns FoF investem apenas em fundos de um mesmo tipo - por exemplo, fundos imobiliários -, mas outros podem investir em fundos de diversas classificações, como renda fixa, multimercados, cambiais e ações. Ou seja, investir em um fundo desses mais variado equivale a comprar, de uma só vez, uma carteira completa de fundos gerida profissionalmente.
Gostou do vídeo? Então não se esquece de se inscrever no canal do Seu Dinheiro no YouTube e clicar no sininho pra receber as notificações. E pode deixar dúvidas e sugestões para outros vídeos nos comentários.