Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Cuidado com os golpes

CVM faz uma lista de quem não pode atuar no mercado

Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lança um "cadastro negativo", com indivíduos e instituições que não podem chegar perto do seu dinheiro

lista negra
Imagem: Shutterstock

Uma forma de se proteger de golpes e ofertas tentadoras, porém irreais, tipo aquelas de "ganhe 3% ao dia", é consultar se a empresa ou “gênio das finanças” é autorizado a operar no mercado pelo Banco Central (BC) ou Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Visando facilitar o acesso do público a esse tipo de informação, a CVM lançou uma nova página em seu site, uma espécie de “cadastro negativo”, que lista pessoas e empresas que estão, temporariamente, impedidas de atuar no mercado financeiro.

“O objetivo é permitir que o cidadão tenha de forma fácil, rápida e compreensível acesso à lista de indivíduos e instituições que estejam impedidos de atuar no mercado por tempo determinado, seja por decisão em julgamento, termo de compromisso ou stop order [deliberações que determinam a imediata suspensão de atuações irregulares]”, explicou, por meio de nota, o chefe da Coordenação de Controle de Processos Administrativos (CCP/SPS), José Paulo Diuana de Castro.

Além de mostrar esses três tipos de afastamento, também é possível ter acesso à decisão do Colegiado da CVM que originou o impedimento.

A página lista informações sobre “atuações irregulares”, “penalidades temporárias” e “temos de compromisso”. O link está aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
pix zelle 5 de junho de 2026 - 12:11
5 de junho de 2026 - 10:44
bolsa de valores bolsa brasileira B3 (1) 5 de junho de 2026 - 6:12
Sisu 2026 aceitará notas dos três últimos Enem 4 de junho de 2026 - 7:10
ID da foto:2235183314 3 de junho de 2026 - 10:38

PSEUDOMONAS AERUGINOSA

Anvisa recolhe lote de água mineral após detecção de bactéria

3 de junho de 2026 - 10:38
corpus-christi-folga-trabalho-abre-e-fecha-do-feriado 3 de junho de 2026 - 6:06
2 de junho de 2026 - 11:58
ID da foto:2230080278 2 de junho de 2026 - 11:26
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar