Site icon Seu Dinheiro

Volátil, mas rentável. As surpresas positivas de quem investe no mundo das criptomoedas

Criptomoedas

Quando falamos em cripto, a principal ideia que vem à cabeça das pessoas é a noção de um mercado volátil ou, ainda pior, de um mercado em que só se perde dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contra a volatilidade não terei argumentos, é o que é, mas com certeza não é um mercado que apenas gera perdas.

“É um mercado muito arriscado, mas quem souber operar consegue ganhar muito dinheiro.”

Não, não fui em quem afirmou isso. Até porque a expressão “quem souber operar” diz muita coisa sobre o senso comum da frase.

Quem realmente sabe operar nesse mercado?

Os millennials que fizeram milhões em 2017 e abriram hedge funds que fecharam em apenas três meses de operação no ano seguinte?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou quem sabe os cabeças-brancas do mercado financeiro, que tentam aplicar modelos tradicionais ao irracional mercado cripto?

Nenhum deles.

Na verdade, ninguém sabe ainda operar com maestria criptomoedas. O campeão do semestre passado tem tudo para não ser o campeão desta metade do ano.

Ainda estamos buscando algo que faça sentido para um mercado tão caótico e sem racionalidade alguma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembra do Ethereum Classic, que perdeu uma grande parte dos seus desenvolvedores em 2018 e depois sofreu um ataque de 51 por cento algumas semanas depois?

Mesmo com essa recente queda do mercado e as altcoins sofrendo mais ainda, o ETC acumula uma alta de 11 por cento no ano.

Mas o Ethereum Classic não é um caso isolado.

A litecoin, que não tem mais dono, está sem roadmap claro e não apresentou desenvolvimentos significativos neste ano, acumula alta de 178 por cento em 2019.

E ainda temos inúmeros outros exemplos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa irracionalidade aconteceu também em 2017, com exemplos de ativos que subiram 9 mil por cento, 15 mil por cento e até 30 mil por cento, sem exagero.

Por isso, acho que não podemos continuar propagando essa falácia de que o mercado cripto é um mercado perdedor.

Volatilidade sim, mas nada além disso.

Existem hoje mais bitcoins que foram minerados a um preço muito abaixo do atual do que bitcoins que foram minerados a preços mais altos que os atuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o bitcoin é lucrativo em 99 por cento dos dias desde que foi criado, logo, não é possível falar em um mercado de perdas apenas.

O Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira, subiu 15 por cento em 2019; em cripto, temos pelo menos 63 ativos que subiram mais do que isso.

Mais: entre os top 10 ativos em market cap, apenas dois não superariam o desempenho do Ibovespa no ano: ripple (XRP) e stellar lumens (XLM).

O bitcoin, o mais óbvio de todos, mesmo com essa queda atual, acumula alta de 156 por cento no ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até acho que perder os 10 mil dólares, como aconteceu ontem, é preocupante para o mercado, mas apenas no curto prazo.

Porque dentro dos próximos 12 a 36 meses vamos ver esse mercado fazendo aquilo que faz melhor: nos surpreender positivamente e tornar algumas pessoas que apostaram nele mais ricas.

Exit mobile version