Site icon Seu Dinheiro

BC vai divulgar novo plano para mudar cheque especial ainda neste ano

Roberto Campos Neto BC

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em audiência na CFT da Câmara dos Deputados

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o novo plano para o cheque especial deve ser divulgado "antes do fim do ano". O comentário foi feito durante audiência pública na Câmara dos Deputados. Em eventos públicos anteriores, Campos Neto havia pontuado que as novas regras para o cheque especial estariam próximas de ser lançadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Precisamos fazer uma reengenharia do cheque especial", disse Campos Neto. Segundo ele, o produto - assim como o rotativo do cartão de crédito - é regressivo, no qual "quem está embaixo da pirâmide paga o custo de quem está em cima".

Na prática, de acordo com Campos Neto, o cheque especial é mais usado por quem tem menos renda e menos educação financeira.

Uma das avaliações do BC é que, ao disponibilizar um limite ao cliente, o banco está sendo onerado, mesmo que esses recursos não sejam utilizados. Esse custo para a instituição financeira estaria sendo bancado pelos clientes que efetivamente utilizam o limite – geralmente, aqueles com menor poder aquisitivo.

Campos Neto participa na tarde de hoje de audiência pública na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), na Câmara dos Deputados.

Exit mobile version