Site icon Seu Dinheiro

O Ibovespa e o eu do futuro

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos

A Helena, minha filha de nove anos, e os amigos da escola decidiram escrever uma carta para o “eu do futuro” como trabalho de final de ano – hoje é o último dia de aula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu nunca tive esse tipo de atividade quando criança, mas já pensei várias vezes em como seria fazer algo do tipo. O que o Vinícius de 2029 diria ao ler o texto da newsletter de hoje?

Eventos que parecem de grande importância acabam se diluindo no tempo. Se esta newsletter existisse em 13 de dezembro de 2009, o tema provavelmente seria o fechamento do Ibovespa acima dos 69 mil pontos, melhor marca daquele ano.

Olhando em retrospectiva, a nova máxima histórica que o principal índice da bolsa alcançou hoje, aos 112.564 pontos, nem parece digna de comemoração.

Pelo contrário, o fraco desempenho da bolsa nesse horizonte de tempo sintetiza bem as oportunidades perdidas pelo país. Como estaremos daqui a uma década? Bem, daqui a dez anos eu volto para responder.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas posso dizer que pelo menos por enquanto as perspectivas para a bolsa permanecem favoráveis. Nesta sexta-feira 13 mais um bode foi retirado da sala com o anúncio da primeira fase do acordo comercial entre Estados Unidos e China.

O anúncio coroa outra grande semana para a renda variável. O Ibovespa já acumula alta de 4% em dezembro e 28% em 2019. O Victor Aguiar (do presente) conta para você como foi mais essa semana animada para os investidores no mercado financeiro.

Quer pagar quanto?

A descoberta de uma fraude contábil bilionária deveria ser motivo de queda forte para qualquer ação, certo? Errado. Os papéis da Via Varejo dispararam no pregão de hoje apesar da informação de que deverá contabilizar uma perda de até R$ 1,4 bilhão no resultado do quarto trimestre. A Bruna Furlani falou com gestores e analistas que cobrem a empresa e conta por que os investidores reagiram tão bem a uma notícia tão ruim.

Renovando a carteira

Não é de hoje que Gustavo Montezano, presidente do BNDES, expressa sua vontade de diminuir a carteira de ações da instituição. Mas agora os planos estão seguindo adiante. O banco formalizou hoje a intenção de fazer uma oferta de ações para vender a participação na Petrobras – avaliada em R$ 24 bilhões. A notícia pode ser boa para os defensores da privatização, mas colocou pressão nos papéis da estatal, como você confere na matéria da Jasmine Olga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora vale mais a pena

O governo anunciou recentemente uma série de mudanças no FGTS, inclusive a criação do chamado saque aniversário, que abre a possibilidade de você retirar uma parte do seu fundo todo ano. Optar ou não pelo resgate depende muito da situação de cada um. Mas a decisão do governo de não distribuir mais 100% do lucro do FGTS aos cotistas deixou a escolha pelo saque aniversário mais vantajosa. Saiba por que nesta matéria da Julia Wiltgen.

Depois da “super semana”

Em uma semana para lá de intensa, marcada pelas decisões de juros do Copom e do Fed, o Victor Aguiar e eu comentamos os principais assuntos que mexeram com o seu bolso no podcast Touros e Ursos. Nesta semana, conversamos também sobre a postura mais otimista da S&P sobre o rating do país, da onda de alívio nos mercados e do IPO da XP Investimentos. Então, pegue o seu fone de ouvido e aumente o som!

Exit mobile version