🔴 TRÊS AÇÕES DE IA E O INVESTIMENTO QUE PODE MULTIPLICAR POR 42X EM 12 MESES – VEJA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Após selar 'novo NAFTA'

Brasil e Índia entram na mira de Trump

Ao comentar novo acordo com Canadá, Trump aproveitou para criticar as barreiras comerciais do Brasil e o excesso de tarifas da Índia

Presidente dos EUA, Donald Trump; Facebook; Mark Zuckerberg
Declarações Imagem: Shutterstock

O Brasil e a Índia entraram na mira do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira, 1º. Em uma entrevista coletiva, Trump disse que ambos países "fazem o que querem" em suas relações comerciais com Washington.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Algumas empresas dizem que o Brasil está entre os mais duros do mundo, talvez o mais duro", criticou o americano, destacando que os EUA nunca tentaram negociar, como deveria ser feito. Sobre a Índia, o republicano apontou que eles cobram "tarifas tremendas".

As declarações aconteceram durante entrevista coletiva sobre a reformulação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), que passará a se chamar Acordo EUA-México-Canadá ou USMCA (pela sigla em inglês).

'O novo NAFTA'

O novo pacto com o Canadá reduz as chances de Trump acabar com o Nafta.

O acordo entre os países foi selado quatro dias depois de o Representante de Comércio de Trump dizer no Congresso americano que as divergências entre os dois países "eram grandes demais" para ser superadas até ontem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mesma autoridade afirmou que os EUA chegaram a um entendimento com Canadá e México para reverter a ameaça de Washington de impor tarifas a carros. Além disso, o USMCA oferecerá "novas oportunidades de exportação" de laticínios ao Canadá, acrescentou.

Leia Também

ASCENSÃO ANTES DA CRISE

O Vorcaro do Paraguai? Quem é o fundador do Ueno Bank, preso após a intervenção que colocou o governo em xeque

Conteúdo Empiricus

Sua empresa vale o que você imagina, ou o que o mercado pagaria? Uma decisão de US$ 32 bilhões do Google pode ajudar a entender

Ainda segundo a autoridade americana, as tarifas dos EUA impostas a importações de aço e alumínio serão discutidas separadamente.

O novo acordo também estabelecerá regras que permeiam os serviços financeiros e negócios digitais, que surgiram desde que o Nafta foi criado, de forma a atender os interesses de vários setores - de empresas farmacêuticas aos mercados financeiros.

*Com Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Banco de Brasília - BRB (BSLI4) 6 de novembro de 2026 - 11:40
5 de novembro de 2026 - 14:40
Fundo Garantidor de Crédito (FGC). 5 de novembro de 2026 - 11:08
Selic Copom Gabriel Galípolo 4 de novembro de 2026 - 18:48
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 4 de novembro de 2026 - 17:43
Luis Otavio Leal, economista-chefe e sócio da G5 Partners 4 de novembro de 2026 - 6:43
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). Divulgação/Giovanni Nobile 3 de novembro de 2026 - 12:30
Prédio do Banco Central. 3 de novembro de 2026 - 9:10
O economista André Lara Resende 2 de novembro de 2026 - 13:58
Gráfico de análise do mercado financeiro de ações com acumulações crescentes de moedas, uma sobreposição de gráfico em velas e um calendário. ID da foto: 2255662762 1 de novembro de 2026 - 15:04
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar