🔴 [NO AR] ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE: Análise Macro, Ações e Fundos Imobiliários – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Política Monetária

Ilan dará coletiva na próxima quarta-feira

Presidente do Banco Central (BC) concede primeira entrevista coletiva depois de anunciar que deixará o cargo assim que Roberto Campos Neto for nomeado

Ilan Goldfajn, presidente do Banco CentralIlan Goldfajn, presidente do Banco CentralIlan Goldfajn, presidente do Banco CentralIlan Goldfajn, presidente do Banco CentralIlan Goldfajn, presidente do Banco CentralIlan Goldfajn, presidente do Banco Central
Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central - Imagem: Flickr Banco Central do Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, concederá entrevista coletiva na próxima quarta-feira, dia 28, às 10 horas. O mote é a Agenda BC mais, mas certamente o presidente deverá falar sobre sua saída do comando da instituição e da indicação de Roberto Campos Neto, com quem esteve reunido nesta terça-feira em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Agenda BC mais foi lançada por Ilan e está estruturada em quatro pilares: cidadania financeira, melhoria da eficiência do sistema financeiro, arcabouço legal do BC e redução do custo de crédito.

No âmbito dessa agenda se desenvolveram medidas como simplificação e redução de compulsórios, revisão do crédito direcionado, facilidade nas remessas cambiais, autonomia do Banco Central e diversas outras ações que buscam elevar a concorrência no sistema financeiro.

Campos Neto foi indicado para presidir o BC na última quinta-feira dia 15. No entanto, sua chegada ao comando da instituição dependente do envio de uma mensagem presidencial ao Senado. Da designação de um relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Da realização de uma sabatina seguida de votação na comissão depois em plenário. Findo esses passos, a nomeação é publicada no Diário Oficial e há uma cerimônia de posse.

A dúvida é se esse trâmite terá início ainda no governo Temer, ou se vai se aguardar a posse do novo presidente e as eleições para o comando do Senado e das comissões, no começo de fevereiro. A depender dos trâmites Ilan pode ficar à frente do BC até março de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os membros da atual diretoria do BC, apenas o diretor de Política Econômica, Carlos Viana de Carvalho, vai permanecer no cargo.

Leia Também

Conteúdo SD Select

Apolo: não é foguete, mas pode turbinar a carteira; conheça o fundo que já valorizou 18,97%

IRPF 2026

Ocupação mais “rica” no Imposto de Renda chegou ao Brasil pouco depois de Cabral e possuía privilégio hereditário

Ilan não deverá responder a essa pergunta, mas seria importante saber do presidente indicado se ele pretende manter as ações da Agenda BC mais.

O que é fato é que com expectativas de inflação nas metas até 2021 e juro na mínima histórica, o trabalho do novo entrante à frente do BC será menos complicado do que o enfrentado por Ilan e sua equipe, que chegaram em meados de 2016, com expectativas desancoradas, inflação de dois dígitos e juro em 14,25% ao ano.

Com a convocação de entrevista, os dados sobre o mercado de crédito referentes ao mês de outubro serão publicados às 14h30 do dia 28, e não às 10h30, como usualmente acontece.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
anvisa calvo café 2 de julho de 2026 - 14:26
restituição imposto de renda 2025 2 de julho de 2026 - 14:10
PISPasep Carteira de trabalho brasileira. Trabalho registrado CLT e dinheiro do Brasil. Salário mínimo Dinheiro real brasileiro. 2 de julho de 2026 - 10:03
Gás do Povo Créditos: Foto: Ricardo Botelho/MME 2 de julho de 2026 - 7:30

ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS

Gás do Povo julho 2026: veja datas, quem pode receber e como ter acesso

2 de julho de 2026 - 7:30
Lotofácil tem bola dividida. 2 de julho de 2026 - 7:21
1 de julho de 2026 - 11:54
Bolsa Família 1 de julho de 2026 - 10:31
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 1 de julho de 2026 - 10:24
fundos de investimento dividendos ações mercado 1 de julho de 2026 - 10:00
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 30 de junho de 2026 - 20:06
querosene petrus 30 de junho de 2026 - 14:54

TRABALHA E TRABALHA

Anvisa proíbe marca querosene por produção desconhecida

30 de junho de 2026 - 14:54
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar