🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo BTG Pactual

Quer começar a investir em 2023? Conheça os melhores ativos para você ter na carteira

Produtos recomendados pelo BTG Pactual unem segurança e rentabilidade contra as oscilações da economia

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
10 de janeiro de 2023
10:00 - atualizado às 16:26
btg começar a investir em 2023
Imagem: Shutterstock

O ano de 2023 já está entre nós, e nada como iniciar a temporada cuidando bem do próprio patrimônio. Nesse caso, não custa lembrar algo já debatido com afinco entre os especialistas de mercado: a poupança deixou de ser um bom investimento para quem quer gerar caixa. Por isso, é hora de expandir os horizontes para traçar o melhor planejamento.

Se você deseja começar a investir em ativos mais rentáveis neste ano, saiba que há boas oportunidades em diferentes setores da nossa economia. Apesar do cenário macroeconômico ainda incerto – nacional e internacionalmente –, é possível combinar estratégias interessantes para investir em renda fixa e renda variável. 

Pensando nisso, o BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, preparou um relatório completo com as principais expectativas do mercado para 2023, assim como dicas de ativos que vão além do óbvio. Com ele, você saberá exatamente onde aplicar seu dinheiro e quais caminhos tomar para não só proteger o capital, mas também rentabilizar.

Proteção e oportunidade: as expectativas para o cenário econômico de 2023

Conflitos geopolíticos pela Europa, risco de recessão nos EUA e instabilidade do mercado chinês foram alguns dos fatores determinantes para a oscilação negativa da economia global em 2022. No Brasil, a corrida eleitoral também deixou os investidores aflitos, cenário que agora pode ser afetado pela implementação de novas políticas fiscais e econômicas.

A expectativa para 2023 é que a taxa Selic (atualmente em 13,75% ao ano) mantenha seu percentual na casa dos dois dígitos, mas sem grandes alterações – uma vez que boa parte dos ajustes foi promovida pelo Banco Central do Brasil. A medida favorece o investimento em títulos públicos e privados de renda fixa. 

Isso não significa, porém, que a renda variável deve ser deixada de lado. Apesar da tensão em torno da revogação do teto de gastos e a dúvida sobre como será feito o controle das dívidas públicas, o mercado ainda vê com bons olhos alguns setores estratégicos da economia nacional. É o caso das empresas de capital aberto de energia elétrica e logística.

De acordo com o relatório do BTG Pactual, esse é o momento ideal para investir em ativos de baixa volatilidade (como os pós-fixados), com maior previsibilidade na geração de caixa e protegidos da inflação – como os títulos públicos e os créditos privados atrelados ao IPCA.

Onde investir em 2023: renda fixa

Se o seu foco é a proteção do patrimônio, a escolha pelo melhor ativo passa por avaliar aspectos como segurança e previsibilidade. Como vivenciamos um período de alta dos juros, os títulos de renda fixa voltam a ser protagonistas nas carteiras dos investidores brasileiros. 

Assim, com a inflação ainda em alta no país, ativos atrelados ao IPCA despontam como boas opções para uma estratégia de hedge. Ativos como os certificados de recebíveis – CRIs e CRAs – são os preferidos do momento.

De acordo com o relatório desenvolvido pelo time de Research do BTG Pactual, empresas de construção civil, papel e logística são as melhores escolhas para você incluir no portfólio em 2023.

Ficou curioso para conhecer as opções? Acesse o link a seguir para baixar o material gratuito e saiba quais são as companhias e seus respectivos produtos:

Onde investir em 2023: renda variável

Já pelo lado da renda variável, sabe-se que o Ibovespa enfrentou seus desafios em 2022, e o cenário deve se repetir em 2023. Ainda assim, é possível aproveitar boas oportunidades para montar uma estratégia focada na rentabilidade.

Afinal, por serem opções de investimento de maior risco, as chances de retornos também são proporcionalmente maiores.

Entretanto, na hora de escolher as melhores empresas de capital aberto para investir, é importante que você leve em conta o novo governo. Isso porque deve haver mudanças em políticas estratégicas de companhias mistas e estatais – especialmente com relação à distribuição de dividendos. 

Para te ajudar nessa análise, o BTG Pactual separou as 6 ações mais bem avaliadas para se investir em 2023. Em comum, elas têm planos de negócio bem estruturados e devem se aproveitar das tendências em seus setores para pagar seus acionistas.

Destacam-se companhias de energia elétrica, logística, petróleo e gás, alimentação, serviços financeiros e tecnologia.

Invista com a ajuda do maior banco de investimentos da América Latina

Como é possível observar, há diferentes formas de investir com foco em segurança e rentabilidade. Esteja você buscando opções mais conservadoras, ou interessado em se arriscar um pouco mais com a intenção de lucrar, fato é que o primeiro passo deve ser avaliar com cautela as opções do mercado. 

relatório gratuito do BTG Pactual foi elaborado pelo time de Research mais premiado do país. A análise é feita com a expertise de profissionais renomados e capacitados para ajudar você a fazer as escolhas mais adequadas para o seu perfil. A partir dele, você poderá desenvolver uma estratégia de investimentos diversificada e protegida da inflação. 

O que acha de começar 2023 com o pé direito para criar uma carteira de ativos forte e rentável? Faça o seu cadastro no link a seguir e receba as melhores indicações de investimentos para o seu ano: 

Compartilhe

Conteúdo BTG Pactual

Quer controlar melhor seus gastos? Este banco usa tecnologia e inteligência de dados para melhorar sua relação com o dinheiro

4 de abril de 2022 - 10:00

Funcionalidade Finanças+, do BTG Pactual, permite que você acompanhe suas despesas divididas em categorias e te ajuda a alcançar seus objetivos com dicas e alertas personalizados

Conteúdo BTG Pactual

Da conta corrente aos investimentos: conheça todos os serviços do BTG Pactual

28 de março de 2022 - 10:00

Entrou para o mundo dos investimentos e está em busca de um banco moderno e prático que integre todos os seus serviços? BTG Pactual é um banco completo, com soluções para diversos objetivos e públicos

Conteúdo BTG Pactual

Ouro em alta: tradicional porto seguro do mercado ajuda a diversificar a carteira em meio à crise

21 de março de 2022 - 10:00

Em tempos de alta dos juros, guerra e instabilidade mundial, o metal torna-se uma boa alternativa para proteger o patrimônio; veja como investir

Conteúdo BTG Pactual

O que esperar da próxima reunião do Copom e como ela pode afetar seus investimentos?

9 de março de 2022 - 14:00

Previsões de mercado indicam novo aumento da Selic; investidor precisa estar preparado para escolher os melhores ativos para o portfólio

Conteúdo BTG Pactual

ESG deixou de ser apenas politicamente correto e já é bom caminho para garantir lucros; veja como investir

7 de março de 2022 - 10:00

Fundos, ETFs e carteiras recomendadas estão disponíveis para quem quer fazer investimentos com foco em aspectos sociais, ambientais e de governança; conheça uma forma prática de ingressar no mercado ESG

Conteúdo BTG Pactual

Selic ‘ultrapassa’ IPCA e facilita a vida do investidor que deseja proteger seu dinheiro; veja como

3 de março de 2022 - 10:00

Produtos reúnem segurança, liquidez e previsibilidade agora e são ideais para a construção de uma reserva de emergência

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Apesar de turbulências, fundos imobiliários estão descontados e seguem como excelente opção para uma carteira diversificada

22 de fevereiro de 2022 - 9:19

Segundo BTG Pactual, muitos FIIs estão com preços abaixo de seu valor e trarão boas janelas de ganhos ao longo de 2022

Conteúdo BTG Pactual

Participe da CEO Conference Brasil, maior evento do mercado financeiro organizado pelo BTG Pactual

14 de fevereiro de 2022 - 10:00

Evento com transmissão online terá a presença de alguns dos principais nomes da economia, política e tecnologia. Faça sua inscrição!

Conteúdo BTG Pactual

Não sabe onde investir? Conheça as carteiras recomendadas do BTG Pactual e conte com as indicações de ações e FIIs do maior banco de investimentos da América Latina

7 de fevereiro de 2022 - 10:00

As carteiras ‘top picks’ do BTG Pactual incluem recomendações de ações, fundos imobiliários e BDRs

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Ajuste de carteira em 2022: investir no exterior é essencial para reduzir o risco Brasil; veja como é fácil proteger o patrimônio

24 de janeiro de 2022 - 10:00

Instabilidade política e econômica no Brasil em ano eleitoral devem aumentar a volatilidade por aqui; a boa notícia é que há maneiras bem simples de alocar seu dinheiro fora do país

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar