🔴 JÁ SE IMAGINOU FAZENDO 35 OPERAÇÕES POR MÊS NA BOLSA, EM MÉDIA? CONHEÇA O QUICK TRADE – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DEJÁ-VU

Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): depois de um “não”, acionista aliado de Rafael Ferri insiste e pede uma nova Assembleia

O acionista Hugo Shoiti Fujisawa formalizou uma nova solicitação de assembleia geral extraordinária no Pão de Açúcar. A tentativa anterior, feita em conjunto com Rafael Ferri, foi negada pela varejista na semana passada

Pão de Açúcar
Pão de Açúcar - Imagem: Jacques Lepine / Estadão Conteúdo

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) recebeu um novo pedido de convocação de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) pelo acionista Hugo Shoiti Fujisawa. A intenção é deliberar sobre a eleição de membros para o conselho de administração e a exclusão do dispositivo estatutário que obriga a realização uma Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) em casos de aquisição de 25% ou mais do capital de da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa é a segunda vez que o acionista esteve envolvido em um pedido como esse. No começo deste mês, Fujisawa assinou, ao lado do acionista Rafael Ferri, um pedido semelhante — que foi negado pela companhia na semana passada, sob a alegação de que os dois não teriam o percentual mínimo de ações exigido por lei para convocar uma AGE.

Agora, o Grupo Pão de Açúcar afirmou que irá analisar a proposta e responderá ao acionista solicitante e ao mercado no prazo e nos termos previstos em lei.

A trajetória de Rafael Ferri no Pão de Açúcar

Ferri é um velho conhecido do GPA. Ao longo do ano passado, ele teve uma atuação ativa e ruidosa na varejista, marcada por tentativas de ganhar espaço no conselho de administração e por disputas com outros grupos de acionistas.

O investidor começou 2025 aumentando participação e articulando apoio entre minoritários para entrar no conselho. Em um primeiro momento, ele até foi eleito para ocupar vaga no conselho, mas perdeu a posição depois de movimentações no alto escalão associadas à chegada da família Coelho Diniz ao posto de acionista majoritária da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cabe lembrar que, no passado, Ferri chegou a ser condenado pela CVM por manipulação de mercado no caso da chamada "bolha do alicate", como ficou conhecida a valorização e posterior queda da empresa de utensílios domésticos Mundial.

Leia Também

MAIS UM RECORDE

Embraer (EMBJ3) tem novo recorde na carteira de pedidos, que totalizou US$ 35,7 bilhões no 3T26; veja os números

BARATA DEMAIS?

Petz Cobasi (AUAU3) quer recomprar até 17,6 milhões de ações; o que isso significa para o acionista?

As mudanças no alto escalão do Grupo Pão de Açúcar

Recentemente, o comando da empresa passou por uma série de mudanças marcantes e que mexeram fortemente com as ações da companhia.

Primeiro, a varejista anunciou um novo CEO: Alexandre Santoro, vindo da IMC, dona das redes Frango Assado, Viena e Pizza Hut, entrou para substituir Marcelo Pimentel, que renunciou ao cargo em outubro do ano passado.

Dias depois, o CFO e diretor de relação com investidores, Sirotsky Russowsky, renunciou ao cargo, empurrando o GPA para uma queda forte na bolsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O CEO recém-empossado ocupa essas posições de forma interina. Russowsky liderava o processo de desalavancagem e as negociações tributárias com o fisco, e seu substituto terá que acumular funções mesmo com pouco tempo na empresa, elevando o risco de execução.

Você pode entender mais detalhes sobre isso nesta reportagem do Seu Dinheiro.

Esses movimentos são simultâneos à tomada de rédeas do controle da companhia pela família mineira Coelho Diniz, que se tornou a principal acionista do grupo no ano passado.

Com isso, a família superou a empresa francesa Segisor, que tem pouco mais de 20% do capital, que se tornou acionista após reorganização societária realizada em 2015 pela Casino, antiga controladora do Grupo Pão de Açúcar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
22 de outubro de 2026 - 17:58
weg ação wege3 22 de outubro de 2026 - 17:18
Prédio da JBS (JBSS3) 22 de outubro de 2026 - 14:22
Fachada da sede da Bradsaúde (SAUD3), na Avenida Paulista, em São Paulo. 22 de outubro de 2026 - 13:03
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 21 de outubro de 2026 - 16:23
weg wege3 ações balanço 21 de outubro de 2026 - 14:19
Fachada da sede da Bradsaúde (SAUD3), na Avenida Paulista, em São Paulo. 21 de outubro de 2026 - 11:13
Fachada da unidade Vamos Seminovos, com estrutura moderna em vermelho e cinza, dedicada à venda de caminhões e máquinas usadas do Grupo Vamos, sob céu azul e dia ensolarado. 20 de outubro de 2026 - 18:45
Fachada do Banco Inter. 20 de outubro de 2026 - 16:25
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar