🔴 QUAIS CRIPTOMOEDAS PODEM SE DESTACAR AGORA? – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PEGA NA MENTIRA

Universidade é expulsa de evento global sobre inteligência artificial depois de ser exposta por mentir sobre invenção de cientistas de outro país

O India AI Impact Summit 2026 conta com a presença de CEOs de big techs e grandes figuras políticas de todo mundo

Imagem: Divulgação Unitree -

Uma universidade particular da Índia foi expulsa de uma importante reunião de cúpula sobre inteligência artificial nesta semana. A retirada aconteceu depois que um funcionário da Universidade Galgotias exibiu um cachorro robô alegando se tratar de uma inovação da própria instituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, internautas identificaram que o robô na verdade era uma réplica do “Unitree Go2”, modelo fabricado e vendido comercialmente por uma empresa da China, a Unitree Robotics.

O quadrúpede robótico foi desenvolvido originalmente tanto para ser um companheiro no cotidiano quanto para funcionar como uma plataforma móvel para explorar IA.

A Universidade Galgotias foi obrigada a desmontar seu estande no evento um dia após a professora de comunicação Neha Singh afirmar à emissora local, DD News, que o cachorro robô tinha sido desenvolvido pelo Centro de Excelência da instituição.

O “India AI Impact Summit 2026” conta com a presença de executivos da tecnologia, como o CEO da Google e o da OpenAI, e com figuras políticas como os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Emmanuel Macron, da França. A cúpula, que tem o objetivo de discutir os rumos da tecnologia, está sendo organizada pelo próprio governo indiano e ocorre em Nova Délhi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo indiano constrangido, faculdade consternada

O incidente representa um constrangimento para a Índia, admitiram funcionários do governo à agência de notícias Associated Press.

Leia Também

HERANÇA INDIGESTA

A conta que espera o próximo presidente: ajuste fiscal bilionário exigirá mexer onde ninguém quer, diz Kinea

COMEÇOU

Recarga do Gás do Povo de outubro de 2026 já está disponível; veja quem tem direito e o prazo do benefício

Já a professora disse a jornalistas que nunca afirmou explicitamente que o robô era uma criação da universidade, mas que apenas fazia parte da exposição.

A faculdade, por sua vez, primeiro afirmou estar “profundamente consternada” com a situação e qualificou o episódio como uma campanha de propaganda negativa.

No dia seguinte, porém, a instituição pediu desculpas pela divulgação, alegou que a professora estava “mal-informada” e disse que ela não estava autorizada a falar com a imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ela não tinha conhecimento sobre a origem técnica do produto e, em seu entusiasmo por estar diante das câmeras, forneceu informações factualmente incorretas”, diz a nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Celular com homem usando plataformas de apostas online 12 de outubro de 2026 - 14:15
Robert E. Hall e Michael Woodford Ill, vencedores do Nobel de Economia de 2026. Foto: Ilustração de Niklas Elmehed para a Fundação Nobel 12 de outubro de 2026 - 9:06
10 de outubro de 2026 - 15:05
Eduardo Bolsonaro 8 de outubro de 2026 - 16:53
7 de outubro de 2026 - 17:52
Imagem mostra uma mão plantando uma semente na terra e pequenas mudinhas que vão crescendo. Há gráficos de ações que indicam alta no investimento 7 de outubro de 2026 - 12:03
renda carros usados 6 de outubro de 2026 - 8:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar