Site icon Seu Dinheiro

Tesouro Direto pagará R$ 153 bilhões aos investidores em maio; veja data de pagamento e qual título dá direito aos ganhos

tesouro nacional tesouro direto renda fixa títulos públicos

Baú cheio de moedas, com a logo do Tesouro Nacional ao lado.

Investidores de títulos públicos, se preparem: maio é mês de pagamento, e uma bolada deve entrar na conta de quem tem Tesouro IPCA+ 2025 na carteira. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No próximo dia 15 de maio, o Tesouro Nacional irá honrar o pagamento dos 33,5 milhões de NTN-Bs — nome técnico do Tesouro IPCA+ —, que vencem nesta data. 

Esses títulos remuneram uma taxa prefixada, mais a correção da inflação no período investido. 

Segundo levantamento da Anbima, com dados de 4 de abril, o governo deverá desembolsar R$ 153,3 bilhões para pagar os investidores desses papéis, o que inclui a devolução do valor investido mais juros. 

É um volume alto. Mas as taxas prefixadas desses títulos também estavam em níveis altos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados da Anbima mostram que os juros reais acordados nesses títulos variam entre 7,3% e 9,4%. Dependendo da inflação acumulada no período investido, a remuneração desses papéis pode ter dobrado o capital.  

O pagamento será feito automaticamente na data de vencimento, até o fim do expediente bancário, sem necessidade de solicitação por parte do investidor. A liquidação ocorre diretamente pelo Tesouro Nacional.

Vale lembrar que as aplicações no Tesouro Direto estão sujeitas à cobrança de imposto de renda, com alíquota regressiva conforme o prazo de aplicação — 22,5% para quem ficou com o título por seis meses ou menos a 15% para quem passou de dois anos com o papel. 

Tesouro IPCA+ é uma boa escolha 

O título público que corrige a inflação e ainda paga um juro real tem sido a recomendação dos analistas nos últimos meses. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A perspectiva de inflação acima da meta do Brasil neste e no próximo ano aumenta a possibilidade de forte remuneração com o Tesouro IPCA+. Além disso, os títulos também estão oferecendo uma taxa prefixada alta como prêmio de risco. 

Poucas vezes na história do Tesouro Direto a taxa do Tesouro IPCA+ superou o nível dos 7%. Neste momento, os títulos não só superaram essa faixa como subiram bastante o nível, aumentando o custo de oportunidade de quem está de fora. 

*Com informações do Money Times.

Exit mobile version