🔴 6 MESES DE ACESSO GRATUITO A UMA SÉRIE ESSENCIAL DA EMPIRICUS RESEARCH À SUA ESCOLHA – VEJA COMO

Lifestyle

Eduardo do Valle

Eduardo do Valle

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pós-graduado em Novas Tecnologias em Jornalismo (PUCPR) e em Jornalismo Cultural (FAAP/SP). Especialista em cultura e lifestyle com experiência em produção e edição de conteúdo para marcas como a LATAM Airlines e veículos como Rolling Stone Brasil, GQ Brasil e GNT.

APOSTAS ABERTAS

Oscar 2025, o termômetro: as chances de “Ainda Estou Aqui” e o candidato com uma “vantagem” em Melhor Filme

Na torcida pela vitória de “Ainda Estou Aqui”, analisamos o desempenho dos indicados nas principais categorias do Oscar, que acontece neste domingo (2), em outras premiações; confira quem tem brilhado mais e o que apontam as estatísticas

Eduardo do Valle
Eduardo do Valle
1 de março de 2025
8:26 - atualizado às 17:10
Oscar 2025: o termônetro dos indicados
Oscar 2025: o termônetro dos indicados - Imagem: Reprodução: 20th Century Studios/Universal Pictures Brasil/Sony Classics

A invasão de "Fernandas Torres" em blocos de Carnaval nas ruas das metrópoles em 2025 não deixa mentir: esse ano, o Oscar entrou de vez na agenda do brasileiro.

Por todo o país, fãs de cinema devem interromper o feriado para torcer por Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, nas três categorias em que concorremos neste domingo (2), como Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional.

Pela primeira vez em mais de 25 anos, o Brasil está também acompanhando a campanha dos artistas em busca dos votos que podem trazer as estatuetas para cá. E isso envolve, também, acompanhar os concorrentes e demais filmes indicados este ano.

Apostar em vencedores, claro, nunca é fácil. Tampouco existe um método confirmado de acertar quem vai vencer, isso é só na hora (e às vezes nem assim, vide a disputa entre Moonlight e La La Land há alguns anos).

O que podemos fazer é conferir como vem sendo o desempenho dos filmes nas demais premiações da temporada. E é isso que trazemos abaixo para você, leitor do Seu Dinheiro: uma análise da temporada 2024/2025 de premiações nas principais categorias (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante e, nesse contexto de Brasil no Oscar, Melhor Filme Internacional).

Desde já assumimos, e vamos reiterar abaixo, a torcida por Ainda Estou Aqui nas três categorias em que concorremos. E adiantamos que as cartas estão na mesa, ao menos na maioria das indicações brasileiras. Mas para os demais, o cenário que se desenha pode ser surpreendente. E nos ensinar ainda mais sobre como funciona Hollywood fora da sala de cinema.

Leia Também

Melhor Atriz coadjuvante

  • Monica Barbaro - Um Completo Desconhecido
  • Ariana Grande - Wicked
  • Felicity Jones - O Brutalista
  • Isabella Rossellini - Conclave
  • Zoe Saldaña - Emilia Pérez

Em 2025, apesar de atuações surpreendentes – estamos falando com você, Isabella Rossellini –, a corrida parece definida entre Zoe Saldaña, de Emilia Pérez, e Ariana Grande, de Wicked.

Zoe Saldaña: destaque por 'Emilia Pérez'
Zoe Saldaña: destaque por 'Emilia Pérez'

Ainda assim, o favoritismo de Saldaña é inegável: a atriz arrebatou a temporada de premiações em 2025, garantindo ao menos uma vitória para Emilia Pérez em quase todas as premiações, mesmo com as crises que se instalaram sobre a campanha após a descoberta de declarações polêmicas da protagonista Karla Sofía Gascón.

A vitória recente de Saldaña, nos Screen Actors Guild Awards (SAG Awards - o prêmio do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos) do último domingo (23) - confirma um caminho de sucesso que inclui o BAFTA (o "Oscar" britânico), o Critics' Choice Awards e Globo de Ouro. Além disso, reforça as chances da atriz: nos últimos 30 anos, a vitória da categoria no SAG foi confirmada 22  vezes no Oscar, uma margem de 73% de acerto. Nos últimos 10 anos, a proporção foi de 9/10 acertos.

Melhor Ator coadjuvante

  • Yura Borisov - Anora
  • Kieran Culkin - A Verdadeira Dor
  • Edward Norton - Um Completo Desconhecido
  • Guy Pearce - O Brutalista
  • Jeremy Strong - O Aprendiz

Considerada uma das certezas do Oscar 2025, a categoria de Melhor Ator Coadjuvante deve ir, quase certamente, para Kieran Culkin. O astro de Succession fez uma campanha quase imbatível com seu papel profundamente sensível e carismático como Benji em A Verdadeira Dor.

Kieran Culkin, destaque em A Verdadeira Dor
Kieran Culkin (centro), destaque em A Verdadeira Dor

Sua vitória nos SAG Awards no último domingo (23) parece confirmar a tendência: o vencedor da premiação do Sindicato de Atores na categoria se repetiu no Oscar em 21 dos últimos 30 anos.

Se isso não for suficiente, talvez valha dizer que Culkin também arrebatou a estatueta no Globo de Ouro, no BAFTA, no Critics' Choice Awards e em mais de uma dúzia de festivais locais em 2024. Um caminho para lá de livre em direção ao Oscar.

Melhor Filme Internacional

  • Ainda Estou Aqui (Brasil)
  • A Garota da Agulha (Dinamarca)
  • Emilia Pérez (França)
  • A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha)
  • Flow (Letônia)

Chegando à parte que nos interessa, a corrida fica um pouco mais acirrada. Isso porque, aqui, é possível desenhar um padrão claro de antes e depois.

Pela maior parte da corrida pelo Oscar, Emilia Pérez foi considerado um favorito na premiação: com 13 categorias, o longa tornou-se recordista como o filme de língua não inglesa com mais indicações na história. A aclamação em festivais como o Cannes parecia levar a produção do diretor francês Jacques Audiard em uma trilha de sucesso - o que, de fato, foi, até janeiro.

E aí vieram as polêmicas.

Àquela altura, Emilia Pérez já recebia críticas à encenação da transgeneridade da protagonista; insatisfação com uma representação caricata do México e do narcotráfico; e revolta com a pouquíssima participação de mexicanos na produção. 

O golpe mais duro, no entanto, viria com o fim de janeiro. Uma semana após acusar a equipe de Fernanda Torres de fazer campanha contra ela, Karla Sofía Gascón, a protagonista de Emilia Pérez teve uma série de tweets antigos desenterrados por uma jornalista canadense. Neles, a atriz traçava uma enxurrada de comentários com viés racista, xenofóbico e islamofóbico - sobraram ataques até mesmo à própria Academia de Hollywood, que entrega o Oscar.

Toda a polêmica, que desenrolou nas três semanas que antecipavam o prazo final da votação no Oscar, parece ter afetado em cheio a campanha da produção francesa, que chegou a reduzir a participação de Gascón em peças promocionais.

E é aí que entra Ainda Estou Aqui: na contramão de Emilia Pérez, o longa de Walter Salles ganhou atenção crescente graças a um investimento pesado da Sony Pictures Classics à campanha.

Ainda Estou Aqui: candidato forte a Melhor Filme Internacional
Ainda Estou Aqui: candidato forte a Melhor Filme Internacional

À parte do desempenho de Fernanda Torres na campanha - que incluiu sua vitória importantíssima como Melhor Atriz em Filme Dramático no Globo de Ouro (mais abaixo) -, Ainda Estou Aqui estreou nos EUA a 11 dias do fim da votação, com um público crescente: segundo o site Box Office Mojo, o faturamento da produção no país ultrapassou os US$ 27 milhões (cerca de R$ 157 milhões) nesta semana.

Prêmios importantes de Ainda Estou Aqui, além do Globo de Ouro de Fernanda Torres, incluem o Goya (o "Oscar" espanhol), como Melhor Filme Íbero-Americano; a estatueta de Melhor Roteiro no Festival de Veneza para Murilo Hauser e Heitor Lorega; e o Satellite Awards de Melhor Atriz para Fernanda Torres. Uma atenção merecida ao longa merece nossa aposta (e torcida) como Melhor Filme Internacional.

Melhor Ator

  • Adrien Brody - O Brutalista
  • Timothée Chalamet - Um Completo Desconhecido
  • Colman Domingo - Sing Sing
  • Ralph Fiennes - Conclave
  • Sebastian Stan - O Aprendiz

A vitória de Timothée Chalamet como Melhor Ator no SAG Awards, na última semana, parece ter confundido ainda mais uma das categorias mais incertas da edição 2025 do Oscar. 

Seguindo a estatística cotada em categorias anteriores, os vencedores dos SAG Awards levaram a melhor em 24 das 30 últimas edições do Oscar - uma margem de 80% de correspondência. 

A confusão se dá especialmente devido a uma campanha dominada por Adrien Brody, vencedor do Oscar por O Pianista, que em 2025 parece repetir o sucesso com sua performance em O Brutalista.

Ao longo do último ano, Brody venceu em 8 das principais premiações do cinema, incluindo o BAFTA, o Globo de Ouro e o Critics' Choice Awards.

Se a tendência de acertos dos SAG Awards se confirmarem em 2025, talvez caiba uma surpresa na cerimônia deste domingo (2), com um favorito da indústria sendo ofuscado pela performance reconhecida pelo Sindicato dos Atores. Mas é seguro dizer que Brody ainda tem boas chances de levar a melhor.

Melhor Atriz

  • Cynthia Erivo - Wicked
  • Karla Sofía Gascón - Emilia Pérez
  • Mikey Madison - Anora
  • Demi Moore - A Substância
  • Fernanda Torres - Ainda Estou Aqui

Outra categoria importante para o Brasil no Oscar 2025, a disputa pela estatueta de Melhor Atriz é uma das grandes incertezas da noite.

Isso porque a vitória de Fernanda Torres como Melhor Atriz em Filme Dramático no Globo de Ouro colocou em xeque qualquer favoritismo de nomes da indústria americana. A conquista de janeiro, afinal, foi sobre nomes consagrados da indústria como Angelina Jolie, Tilda Swinton e Kate Winslet.

Dali em diante, Fernanda foi catapultada a um papel de destaque na imprensa dos Estados Unidos. Com seu carisma, ela partiu para uma série de aparições na TV e na mídia, que incluíram entrevistas no talk show do apresentador Jimmy Kimmel e no programa Good Morning America.

Mas nesse caso talvez valha olhar para o lado - especificamente para Demi Moore, a grande concorrente de Fernanda na disputa pelo Oscar.

Demi Moore: destaque por A Substância
Demi Moore: destaque por A Substância

Além de também ganhar o Globo de Ouro como Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical, a protagonista de A Substância vem fazendo excelente campanha, arrebatando estatuetas em premiações como os Critics' Choice Awards e uma dezena de outras disputas menores. Ela também levou os SAG Awards, que confirmou a vitória do Oscar em 70% das edições dos últimos 30 anos.

Correndo por fora da queda de braço entre Fernanda e Demi, há ainda uma terceira possibilidade que ganhou força nos últimos dias: Mikey Madison, a atriz de 25 anos e protagonista de Anora, comédia dramática de Sean Baker, que tem ganhado fôlego nos últimos dias da disputa.

Madison, que já arrebatara mais de 10 prêmios menores pelo papel-título da história, levou o BAFTA de Melhor Atriz no último dia 16 de fevereiro, um dos mais importantes da indústria, ainda que sem relação direta com o Oscar.

Agora, resta saber se a Academia vai premiar a veterana de Hollywood em um de seus papéis mais ousados, a estrangeira carismática com a interpretação dramática mais potente da temporada ou a entrega cheia de energia da novata talentosa.

Sem fechar apostas, talvez valha olhar para a revista especializada The Hollywood Reporter, que ainda este mês publicou uma edição com a brasileira na capa e a chamada: "Fernanda Torres já ganhou". Nós, é claro, concordamos. 

Melhor Direção

  • Sean Baker - Anora
  • Brady Corbet - O Brutalista
  • James Mangold - Um Completo Desconhecido
  • Jacques Audiard - Emilia Pérez
  • Coralie Fargeat - A Substância

Desconsiderando as polêmicas envolvendo Jacques Audiard e Emilia Pérez, essa categoria traz uma das seleções mais fortes de talentos na disputa. O trunfo de cada um são as diferenças de linguagem, que resultaram em filmes muito diferentes entre si.

Na prática, porém, o favoritismo para o vencedor esteve, pela maior parte do tempo, com Brady Corbet, de O Brutalista. Esse, que é apenas seu terceiro longa-metragem, foi celebrado em festivais como o de Veneza e chegou a 2024 arrebatando vitórias, como o Globo de Ouro e o BAFTA. 

Anora, por outro lado, vinha sendo tratado como uma boa surpresa - especialmente após a conquista da Palma de Ouro no Festival de Cannes ano passado.

A virada para Sean Baker, no entanto, veio ainda neste mês de fevereiro, quando, em dois dias, Anora ganhou na categoria de Melhor Filme dos Critics' Choice Awards e Baker levou o Directors Guild of America Awards de Melhor Diretor - o maior prêmio do sindicato de diretores.

Na prática, os vencedores dos DGA Awards foram confirmados pela Academia de Cinema no Oscar em 68 das últimas 76 edições - um total de 90% das vezes, colocando Baker lado a lado com Corbet na luta pela estatueta.

Anora: filme de Sean Baker ganhou força na campanha
Anora: filme de Sean Baker ganhou força na campanha

Melhor Filme

  • Anora
  • O Brutalista
  • Um Completo Desconhecido
  • Conclave
  • Duna: Parte 2
  • Emilia Pérez
  • Ainda Estou Aqui
  • Nickel Boys
  • A Substância
  • Wicked

Se para os atores o que pesa são os SAG Awards e para os diretores o que conta mais são os DGA Awards, a categoria de Melhor Filme é um tanto mais complexa de prever.

Em geral, um bom termômetro é o Producer Guild Awards, ou PGA Awards, que teve margem de acerto de 70% nos últimos 35 anos, confirmando o vencedor do Oscar 25 vezes. E em 2025, quem levou a melhor foi Anora, eleito Melhor Filme na cerimônia do último dia 8 de fevereiro.

Combinada à vitória de Sean Baker como Melhor Diretor do DGA Awards e de Anora como Melhor Roteiro Original nos Writer's Guild of America Awards, o prêmio do Sindicato dos Roteiristas, o longa com Mikey Madison formou uma trinca de boas previsões que pode acabar confirmando o filme - uma produção baratíssima, aliás, de apenas US$ 6 milhões -, como o vencedor.

A única produção na história que ganhou o PGA, o DGA e o WGA e acabou perdendo na categoria de Melhor Filme no Oscar foi O Segredo de Brokeback Mountain, no embate contra Crash em 2006.

Outros destaques da temporada incluem Conclave, que ganhou o BAFTA, O Brutalista, que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático, e Emilia Pérez, que levou o Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia ou Musical. O Critics Choics Awards, também foi para Anora, reforçando ainda mais a boa temporada de Mikey Madison e Sean Baker.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
É DO BRASIL!

‘Ainda Estou Aqui’ faz história e leva o primeiro Oscar do Brasil

3 de março de 2025 - 0:04

Longa de Walter Salles com Fernanda Torres no elenco foi eleito o Melhor Filme Internacional do Oscar 2025

OSCAR 2025

Oscar 2025: onde assistir aos concorrentes de “Ainda Estou Aqui” nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz

28 de fevereiro de 2025 - 13:28

Um guia para conferir as produções que concorrem com o filme brasileiro com Fernanda Torres, indicado a três categorias na edição do Oscar que acontece este domingo (2)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como não ser pego de surpresa: Ibovespa vai a reboque de mercados estrangeiros em dia de ata do Fed e balanço da Vale

19 de fevereiro de 2025 - 8:21

Ibovespa reage a resultados trimestrais de empresas locais enquanto a temporada de balanços avança na bolsa brasileira

OTIMIZANDO OPERAÇÕES BANCÁRIAS

Pix no WhatsApp: BTG Pactual lança inteligência artificial para facilitar transações financeiras pela plataforma; veja como funciona

18 de fevereiro de 2025 - 18:31

Ferramenta é capaz de interpretar textos, áudios e imagens para realizar as operações comandadas pelo cliente e que vão além do Pix

CONTRA A MARÉ

A próxima “Grande Aposta” está no Brasil? Os gestores que lucraram na crise financeira de 2008 dizem que sim

4 de fevereiro de 2025 - 9:47

“Você está falando apenas do mercado que acabou de ter dividend yield de 10% apenas no índice”, disse Peter Collins, sobre a bolsa brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não se esqueça: Ibovespa tenta reação em dia de IPCA-15 e reunião ministerial para discutir inflação dos alimentos

24 de janeiro de 2025 - 7:56

IBGE divulga hoje a prévia da inflação de janeiro; em Brasília, Lula reúne ministros para discutir alta dos preços dos alimentos

NAS REDES

Depois de Lula bater na porta de Zuckerberg, Meta responde governo sobre política de conteúdo — e novo ministro solta o verbo contra a empresa

14 de janeiro de 2025 - 19:45

Em carta, a Meta afirma que mudanças afetam apenas os EUA, por enquanto. Em resposta, Sidônio Palmeira, novo ministro da Secom, defende a regulação do ambiente digital e participação ativa da secretaria nas discussões sobre a nova política de conteúdo

TRILHAS DE CARREIRA

Entre Fernandas, um Globo de Ouro e o poder do tempo na carreira

11 de janeiro de 2025 - 11:30

A teoria das 10 mil horas de prática, popularizada por Gladwell em Outliers, afirma que são necessárias cerca de 10 mil horas de prática deliberada para alcançar a maestria em qualquer habilidade. Fernanda Torres está aí para provar a tese.

FREE SPEECH

Vai valer no Brasil? Zuckerberg segue Elon Musk, encerra programa de verificação de fatos da Meta e se aproxima de Trump

7 de janeiro de 2025 - 16:01

Anúncio desta terça-feira (7) inaugura uma nova era na moderação de conteúdo das redes sociais, alinhada aos valores de liberdade de expressão defendidos pelo presidente eleito dos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em busca de ar para respirar: Depois de subir pela primeira vez em 2025, Ibovespa busca nova alta, mas não depende apenas de si

7 de janeiro de 2025 - 8:08

Ausência de uma solução para a crise fiscal vem afastando do Ibovespa não só os investidores locais, mas também os estrangeiros

É DO BRASIL

Reparação histórica: Fernanda Torres traz uma das premiações de cinema mais importantes do mundo para o Brasil; tem chance de Oscar?

6 de janeiro de 2025 - 18:02

Globo de Ouro de “Melhor Atriz em Filme de Drama” aumenta as chances de Torres ser indicada para o prêmio da Academia – mas não é garantia de nada

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hora de jogar na defesa: Ibovespa luta contra tensão política e juros em alta na primeira semana útil de 2025

6 de janeiro de 2025 - 8:07

Investidores aguardam IPCA de dezembro em meio a expectativa de estouro do teto da meta de inflação em 2024

VIROU LUXO?

Crise na China derruba bilheterias: Nem as telonas de cinema conseguiram bater de frente com a tempestade econômica no gigante asiático 

5 de janeiro de 2025 - 17:48

Em 2024, as bilheterias chinesas desabaram 23% em 2024 em comparação com o ano anterior, para uma arrecadação em torno de R$ 35,9 bilhões, de acordo com o China Film News

PREMIAÇÃO DE CINEMA

Globo de Ouro 2025: Tudo o que você precisa saber sobre a premiação de cinema que acontece neste domingo, com ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres na disputa 

5 de janeiro de 2025 - 15:51

A cerimônia do Globo de Ouro será realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos, a partir das 22h no horário de Brasília

PIONEIRO

Tesouro Direto no WhatsApp veio para ficar? Banco do Brasil diz que clientes já investiram mais de R$ 4 milhões em títulos públicos via aplicativo de mensagem

22 de novembro de 2024 - 18:34

Após o Tesouro Direto, o banco passou a permitir também aplicações em fundos e adesão ao BB Rende Fácil, produto de remuneração de recursos em conta corrente, neste ano

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O fim da temporada — ou quase: balanço da Nvidia ainda movimenta semana, que conta com novo feriado no Brasil

18 de novembro de 2024 - 8:07

Enquanto isso, as bolsas internacionais operam sem um sinal único, sofrendo ajustes após o rali do Trump Trade dos últimos dias

HERÓIS x VILÕES

Streaming e sucessos de bilheteria salvam o ‘cofre do Tio Patinhas’ e garantem lucro no balanço da Disney

14 de novembro de 2024 - 14:10

Para CFO da empresa, investidores precisam entender “não apenas os resultados atuais do negócio, mas também o retorno dos investimentos”

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quantidade ou qualidade? Ibovespa repercute ata do Copom e mais balanços enquanto aguarda pacote fiscal

12 de novembro de 2024 - 8:11

Além da expectativa em relação ao pacote fiscal, investidores estão de olho na pausa do rali do Trump trade

FAZ O PIX (PELO ZAP)

Pix pelo WhatsApp: PicPay usa inteligência artificial para acelerar pagamento instantâneo via app de mensagens; entenda como funciona

11 de novembro de 2024 - 15:34

Em parceria com a Meta, fintech criou um chatbot ‘fora dos moldes tradicionais para agilizar pagamentos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Interpretando a bolsa com Djavan: as recomendações para o fim de 2024 e balanços dominam mercados hoje

21 de outubro de 2024 - 8:12

Com a agenda relativamente mais esvaziada, os investidores precisam ficar atentos à temporada de resultados e indicadores desta semana

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar