Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
PEGANDO FOGO

O gigante acordou e não está para brincadeira: China incendeia guerra comercial com tarifa de 100% — mas alvo não é Trump

As medidas ocorrem em meio a uma guerra comercial global em andamento, após vários anúncios de tarifas por EUA, China, Canadá e México nos últimos meses

china dragão
Imagem: Shutterstock

A China colocou mais lenha na fogueira da guerra comercial iniciada por Donald Trumpmas o alvo da vez não são os Estados Unidos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pequim anunciou neste sábado (8) a imposição de tarifas retaliatórias sobre uma série de importações do Canadá em resposta a medidas semelhantes adotadas pelo governo de Justin Trudeau em outubro de 2024. 

Segundo o comunicado da Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado da China, essas novas tarifas entrarão em vigor a partir de 20 de março de 2025.

As medidas ocorrem em meio a uma guerra comercial global em andamento, após vários anúncios de tarifas por EUA, China, Canadá e México nos últimos meses.

Os alvos da tarifa de 100% da China

A China aplicará uma tarifa de 100% sobre alguns produtos alimentícios do Canadá, como óleo de canola e ervilhas. Além disso, frutos do mar e carne suína canadenses terão uma tarifa de 25%. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A China lembrou que, em outubro de 2024, o Canadá impôs uma tarifa de 100% sobre os veículos elétricos fabricados na China, além de uma tarifa adicional de 25% sobre produtos de aço e alumínio chineses.

Leia Também

PRÓXIMA RODADA

Copa do Mundo: Confira as partidas de hoje (24) e onde assistir ao jogo da seleção brasileira contra a Escócia

AINDA NESTA RODADA

Tem Portugal, Inglaterra e Colômbia em campo hoje: veja a programação dos jogos da Copa do Mundo nesta terça-feira (23)

Em resposta, o governo chinês classificou as ações como um claro exemplo de "protecionismo comercial" que ignora "os fatos objetivos e as regras da Organização Mundial do Comércio". 

A China argumenta que tais medidas violam seus direitos e interesses legítimos e prejudicam de forma significativa as relações econômicas e comerciais entre os dois países.

A China também pediu que o Canadá "enxergasse racionalmente a cooperação econômica e comercial bilateral", respeitando as normas do comércio internacional, e solicitou a correção imediata das "ações errôneas", ressaltando que as medidas unilaterais adotadas por Ottawa não contribuem para uma relação comercial estável e mutuamente benéfica. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ONDE INVESTIR EM MARÇO: Ações, criptomoedas, pagadoras de dividendos, FIIs e BDRs para este mês

*Com informações do Estadão Conteúdo e da CNBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 22 de junho de 2026 - 14:31
seleção da frança 22 de junho de 2026 - 6:46
guerra oriente médio investimento 21 de junho de 2026 - 12:10
20 de junho de 2026 - 11:57
jogadores da suécia em campo 20 de junho de 2026 - 6:48
Em um fundo com uma cidade, cheio de prédios, um círculo azul iluminado aparece no centro com a sigla IPO em branco 19 de junho de 2026 - 15:01
Wesley França e Vini Jr em campo 19 de junho de 2026 - 6:22
Cristiano Ronaldo jogando pela seleção de Portugal. 17 de junho de 2026 - 6:52
Bandeira do Japão e do Brasil 16 de junho de 2026 - 15:28
Uma barra de ouro flutua sobre uma mão aberta. O fundo da foto é escuro e a barra é iluminada por luzes douradas 16 de junho de 2026 - 13:33
Seleção da França na Copa do Mundo de 2022 16 de junho de 2026 - 6:41
petróleo caindo sobre notas de dólar afeta bolsas hoje 15 de junho de 2026 - 19:45
Fachada da Amazon 15 de junho de 2026 - 17:58
15 de junho de 2026 - 13:35
Pessoas segurando bandeiras da Espanha. 15 de junho de 2026 - 6:43

SEGUNDA DE JOGOS

Copa do Mundo: Onde assistir aos jogos desta segunda-feira (15)

15 de junho de 2026 - 6:43
Memphis Depay para a seleção da Holanda 14 de junho de 2026 - 6:52

DOMINGO DE JOGO

Onde assistir aos jogos da Copa do Mundo neste domingo

14 de junho de 2026 - 6:52
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar