Site icon Seu Dinheiro

Bolsas perdem US$ 4 trilhões com Trump — e ninguém está a salvo

Investidor vivencia volatilidade nos mercados financeiros, com alta e queda da bolsa

O vai e vem das tarifas de Donald Trump tem provocado um alvoroço não só no mercado financeiro como tem irritado o próprio presidente norte-americano, que precisou usar as redes sociais mais uma vez para mostrar que não vai poupar ninguém. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De um lado, as bolsas mundo afora acumulam um prejuízo de US$ 8 trilhões em 2025 — metade dessa quantia veio no auge da guerra comercial de Trump, quando o republicano anunciou tarifas recíprocas para 185 países, segundo cálculos da Elos Ayta. 

VEJA MAIS: ‘Efeito Trump’ na bolsa pode gerar oportunidades de investimento: conheça as melhores ações internacionais para comprar agora, segundo analista

Do outro lado, o próprio Trump, em uma demonstração de força e irritação, negou no domingo (13) que alguém será poupado.

"Ninguém vai ficar livre por causa das balanças comerciais injustas e das barreiras tarifárias não monetárias que outros países usam contra nós, especialmente a China que, de longe, nos trata da pior maneira", escreveu Trump na Truth Social. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração desmente a notícia de que o governo norte-americano daria isenção de tarifas a produtos tecnológicos importados divulgada na sexta-feira (11). 

Ao dizer que nenhuma exceção tarifária foi anunciada, o republicano acrescentou que "estes produtos [tecnológicos] estão sujeitos a 20% da tarifa de fentanil já existente, e eles estão sendo apenas colocados em um balde tarifário diferente".

VEJA TAMBÉM: Empresa brasileira que pode ‘surpreender positivamente’ é uma das 10 melhores ações para comprar agora – confira recomendação

Sobrou até para a imprensa. Trump reclamou que a mídia não alinhada a ele sabe que a isenção anunciada na sexta não é uma exceção, "mas se recusa a relatar isso".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nós vamos analisar os semicondutores e TODA A CADEIA DE ABASTECIMENTO DE ELETRÔNICOS nas próximas Investigações sobre Tarifas de Segurança Nacional", disse. 

E aqui vai mais uma manobra de Trump: sob o argumento de que está protegendo a segurança nacional, o governo dos EUA consegue escapar do Legislativo, já que qualquer mudança tarifária precisa passar pelo crivo do Congresso.

Exit mobile version