O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Assembleia destitui conselho do GPA, mas chapa articulada por Tanure não avança — e Rafael Ferri conquista assento com a maior votação individual

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Pão de Açúcar (PCAR3), realizada nesta segunda-feira (05), aprovou por 303.412.393 votos a destituição integral do antigo Conselho de Administração — um dos principais objetivos do empresário Nelson Tanure, responsável por articular a convocação da reunião por meio do fundo Saint German.
Apesar da vitória, Tanure também enfrentou uma derrota: não conseguiu emplacar a nova chapa que havia costurado nos bastidores.
Dois dos três nomes ligados diretamente a ele, Pedro Borba e Rodrigo Tostes, acabaram retirando suas candidaturas antes da votação, esvaziando a tentativa de consolidar controle sobre a nova composição do conselho. No fim, o nome que o empresário conseguiu emplacar foi o de Sebastián Los.
"Optamos apenas por eleger um candidato independente e de nossa confiança, com profundo conhecimento do mercado de varejo, como forma de proteger nosso investimento, tendo em vista o cenário difícil que antevemos para o GPA", disse Tanure à agência de notícias Reuters.
Já Rafael Ferri surpreendeu: conquistou a maior votação individual entre os candidatos ao conselho, com 320,8 milhões de votos, e garantiu uma das nove vagas — em uma eleição feita sob o sistema de voto múltiplo, que acabou sendo adotado por requerimento dos acionistas durante a assembleia.
Além disso, outro nome ligado ao grupo de Ferri também conseguiu um assento no conselho: Edison Ticle. André Coelho Diniz, diretor do grupo varejista mineiro Coelho Diniz, também foi eleito. A família havia feito duas indicações.
Leia Também
Os outros nomes aprovados foram: Marcelo Pimentel (atual CEO), Ronaldo Iabrudi, Christophe Hidalgo, Helene Bitton, André Diniz e Líbano Barroso.
Muito conhecido dos pequenos investidores da bolsa nas redes sociais, Ferri já popularizou entre os 'sardinhas' das teses de investimento como a da empresa de educação Cogna, além da própria Casas Bahia quando ainda se chamava Via Varejo.
No passado, Ferri chegou a ser condenado pela CVM por manipulação de mercado no caso da chamada "bolha do alicate", como ficou conhecida a valorização e posterior queda da empresa de utensílios domésticos Mundial.
INDO ÀS COMPRAS
SISTEMA FINANCEIRO
BOMBOU NO SD
FÔLEGO NO FIM DO MÊS
NEGÓCIO FECHADO
MUDANÇA DE VENTOS
DESCONTO NA BOLSA
DISPUTA SOCIETÁRIA
ATENÇÃO FÃS
HORA DE COMPRAR
ATENÇÃO, ACIONISTA
DEBANDADA DA BOLSA
SD ENTREVISTA
REAÇÃO EXAGERADA?
A EUFORIA ACABOU?
FUTEBOL NO VERMELHO
MAIS PROVENTOS NO RADAR?
AÇÃO FICOU BARATA?
VEM CISÃO AÍ?
A TESE AZEDOU?