Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
VENDA DE ATIVOS

Meses depois de desfazer joint venture com a Cemig, Vale (VALE3) agora avalia a venda de 70% de sua participação na Aliança Energia

A transação também envolve outros dois projetos de energia, o Sol do Cerrado e o Consórcio Candonga, presentes no portfólio da Vale

Vale
Vale - Imagem: Vale/Divulgação

A Vale (VALE3) avalia a possível venda de 70% de sua participação na Aliança Energia para a Global Infrastructure Partners (GIP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A transação também envolve outros projetos, considerados pelo mercado como ativos de energia: Sol do Cerrado e Consórcio Candonga, presentes no portfólio da companhia.

Contudo, não há nenhum instrumento vinculante firmado quanto à alienação.

“Qualquer decisão nesse sentido será tomada em conformidade com as políticas e regras de governança da companhia”,  informou a Vale em comunicado ao mercado divulgado na manhã desta sexta-feira (14).

LEIA MAIS: Gerdau, Usiminas ou CSN? Em meio ao anúncio do “tarifaço” do aço nos EUA, BTG diz em qual das siderúrgicas investir

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem é a Aliança Energia

A Aliança Energia é uma joint venture fundada em 2015 pela Vale e pela Cemig (CMIG4), com a proposta de atuar na geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

Leia Também

O MERCADO EXAGEROU?

Nubank (ROXO34) tombou em 2026, ficou 38% mais barato e agora pode disparar; confira os gatilhos, segundo o Itaú BBA

REDUÇÃO DE DÍVIDA

Venda da CSN Cimentos avança e pode render até R$ 13 bilhões, diz jornal; ações da CSN (CSNA3) sobem na bolsa

Com isso, a empresa consolidou-se como uma das maiores geradoras privadas de energia elétrica do país.

Sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a companhia tem em seu portfólio de ativos sete usinas hidrelétricas, dois parques eólicos no Ceará e um parque eólico no Rio Grande do Norte, totalizando uma capacidade instalada de 1.438 MW.

Em meados de agosto do ano passado, a Vale passou a ter 100% do capital da Aliança Energia, após adquirir 45% que estavam nas mãos da Cemig por R$ 4,7 bilhões, tornando-se a única proprietária da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o complexo solar Sol do Cerrado, que está fora do portfólio da Aliança mas também está com participação à venda, tem 766 megawatts-pico (MWp) e está localizado em Minas Gerais.

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra a mina de Capanema, em Ouro Preto, Minas Gerais, e traz o logo da Vale na parte superior da imagem 9 de junho de 2026 - 14:27
Imagem de indústrias petroquímicas da Braskem 9 de junho de 2026 - 10:39
Sede do IRB(Re) 9 de junho de 2026 - 9:10
8 de junho de 2026 - 16:02
Estande de vendas da Cyrela (CYRE3), empresa com ações listadas na B3 e que paga dividendos 8 de junho de 2026 - 9:13
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar