Energia renovável: Vale (VALE3) e GreenIron assinam memorando para projetos de descarbonização conjuntos no Brasil e na Suécia
Vale (VALE3) e parceira sueca vão desenvolver um estudo de viabilidade para a instalação de uma unidade de redução direta no Brasil

A redução dos impactos ambientais por seus negócios definitivamente está na pauta da Vale em 2025. A mineradora (VALE3) informou ter assinado um memorando de entendimento (MOU) com a empresa sueca GreenIron para uma colaboração em iniciativas de descarbonização da cadeia de suprimentos de mineração e metais no Brasil e na Suécia.
Segundo o comunicado, as companhias desenvolverão um estudo de viabilidade sobre a instalação de uma unidade de redução direta no Brasil, que seria operada pela empresa sueca.
O memorando também prevê que a mineradora brasileira forneça aglomerados de minério de ferro para as operações comerciais da GreenIron em Sandviken, na Suécia.
"O estudo de viabilidade para uma unidade no Brasil incluirá a seleção de um local adequado para o projeto, juntamente com a avaliação das opções de energia renovável e fornecimento de recursos. O estudo avaliará a viabilidade de usar hidrogênio verde e outras inovações para reduzir o impacto ambiental de operações futuras", informou a Vale, em nota distribuída à imprensa.
Vale e tecnologia verde: outras ações com a GreenIron
A sueca GreenIron H2 AB possui tecnologia patenteada de eficiência energética para a redução de óxidos metálicos a metais puros, baseada em hidrogênio e tendo como único produto residual a água, processo que seria adequado para a extração de metais de minérios, resíduos e rejeitos, informou a Vale.
"A Vale e a GreenIron têm trabalhado nos últimos dois anos em testes para o uso de pelotas de minério de ferro produzidas pela Vale nas instalações da GreenIron na Suécia. De acordo com o MoU, os testes futuros também incluirão briquetes de minério de ferro, um produto inovador desenvolvido pela Vale que emite menos CO2 em sua produção do que as pelotas", diz o comunicado.
Leia Também
A tecnologia, com custo menor e compatível com o uso de hidrogênio verde, seria flexível em matéria-prima e capacidade adaptada aos clientes, diz a mineradora.
As operações comerciais em Sandviken "estão sendo comissionadas, com o aumento de escala previsto ao longo do ano", informou.
Com Estadão Conteúdo
NOVAS FRONTEIRAS
Quer investir na China sem sair da B3? BTG Pactual Asset fecha parceria com gigante chinesa para preparar novos ETFs
9 de outubro de 2026 - 5:01RECOMENDAÇÃO
O pior já passou para a SLC Agrícola (SLCE3)? Bancos elevam projeções para 2027, mas fazem alerta aos investidores
8 de outubro de 2026 - 17:33Conteúdo Empiricus
Com R$ 210 bilhões em operações em 2026, mercado de M&A mira as médias empresas, mas este erro pode comprometer o valor da negociação
8 de outubro de 2026 - 17:01A VENCEDORA DOS JUROS BAIXOS
XP (XPBR31) pode ganhar um empurrão da Selic mais baixa; UBS BB eleva preço-alvo e vê até 25% de alta
8 de outubro de 2026 - 16:07AINDA ESTÁ BARATO?
A festa da bolsa ainda não acabou: BTG aponta onde a queda dos juros pode abrir espaço para mais altas
8 de outubro de 2026 - 13:33SINAL VERDE
GPA (PCAR3) vai virar a página? Justiça dá aval a plano de recuperação extrajudicial; ação dispara até 10% na B3
7 de outubro de 2026 - 14:17VAI VIRAR O JOGO?
Hora de comprar JBS (JBSS32)? Dor de cabeça pode virar trunfo — e fazer ação saltar até 70%, diz XP
7 de outubro de 2026 - 8:46O RALI ESTÁ SÓ COMEÇANDO
Bolsa brasileira disparou após o 1º turno; agora, UBS BB revela onde ainda pode haver espaço para ganhar
6 de outubro de 2026 - 19:43PROJEÇÃO PARA O BALANÇO
Vale (VALE3) sob pressão: Citi diz o que está no caminho da mineradora; saiba o que fazer com a ação agora
6 de outubro de 2026 - 19:05NO MEIO DO CAMINHO
Banrisul (BRSR6) ainda não conquistou o UBS BB — mas apostar contra a ação ficou mais difícil; analistas elevam recomendação
6 de outubro de 2026 - 17:02SEGUNDO O BTG PACTUAL
Grupo Mateus (GMAT3), Vulcabras (VULC3) e outras: por que a economia nem precisa melhorar tanto para estas ações decolarem logo
6 de outubro de 2026 - 16:20O BONDE DOS ESQUECIDOS?
Comeram poeira! Rali dos bancos na B3 deixa estas duas ações para trás — mas JP Morgan vê espaço para uma nova arrancada
6 de outubro de 2026 - 15:32PUXOU O FREIO
JP Morgan ‘manda vender’ ação do Banco do Brasil (BBAS3) após rali eleitoral — e elege outro bancão para comprar agora
6 de outubro de 2026 - 14:22OTIMIZANDO ONDE DÁ
Na luta para virar o jogo, Hapvida (HAPV3) fecha acordo bilionário com a Roche. Como a parceria pode ajudar a operadora?
6 de outubro de 2026 - 10:31DESPEDIDA COM DATA MARCADA
Adeus, B3: oferta para tirar Helbor (HBOR3) da bolsa recebe aval da CVM e tem leilão marcado; veja os próximos passos
6 de outubro de 2026 - 9:50VEJA AS FAVORITAS
Após eleições, JP Morgan troca campeãs do Minha Casa, Minha Vida por construtoras de média e alta renda
5 de outubro de 2026 - 18:13COMMODITIES
Petrobras (PETR4) ou Vale (VALE3): qual delas se dá melhor caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno
5 de outubro de 2026 - 17:05MODO RELAX
Da esteira para a massagem: Smart Fit (SMFT3) quer comprar até 20% do Buddha Spa. O que está por trás da estratégia?
5 de outubro de 2026 - 9:00FAVORITA DOS ANALISTAS
Lula ou Flávio Bolsonaro? Veja a ação que pode blindar seus investimentos no segundo turno
5 de outubro de 2026 - 6:03A VACA E O FRANGO