Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
‘VOU DE TÁXI’

Certificação para o ‘carro voador’ da Embraer (EMBR3) pode sair no ano que vem, diz novo presidente da Anac

Mesmo antes do início da produção das aeronaves, a Eve já acumula quase 3 mil pedidos de potenciais clientes

Protótipo do carro voador da Eve, subsidiária da Embraer -

Você já desejou voar de uma região da cidade para outra? Essa fantasia pode estar mais próxima da realidade do que imaginado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Embraer (EMBR3), terceira maior fabricante de aviões do mundo, deve obter a certificação para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), apelidada de “táxi voador”, em 2027.

O processo, no entanto, pode ser agilizado. O novo presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Faierstein, afirmou à agência de notícias Reuters que gostaria de emitir o documento no ano que vem.

Eve e os ‘carros voadores’

A Eve Air Mobility (EVEB31) é a subsidiária da Embraer que desenvolve as aeronaves elétricas eVTOL. Esse tipo de veículo é chamado de “táxi voador” porque tem a capacidade de decolar e pousar verticalmente para transportar passageiros em curtas viagens urbanas.

Os veículos também serão de uso compartilhado. Não será possível ter um eVTOL próprio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse segmento é considerado chave para o crescimento futuro da Embraer.

Leia Também

PETROLEIRAS

Mesmo com petróleo mais barato, Morgan Stanley eleva Prio (PRIO3) e vê dividendos robustos na Petrobras (PETR4)

TARIFAÇO DE TRUMP

Todos contra Trump? Coca-Cola, Tesla e eBay tentam barrar tarifas contra o Brasil; entenda o que está em jogo

Mesmo antes do início da produção das aeronaves, a Eve já acumula quase 3 mil pedidos de potenciais clientes. A extensão da Embraer espera que suas aeronaves comecem a ocupar o céu em 2027, um ano depois do que foi planejado inicialmente. Para isso, é necessária a certificação da Anac.

A Eve estreou na Bolsa de Nova York em 2022 e, recentemente, captou recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Embraer.

  • VEJA TAMBÉM: Descubra como os gigantes do mercado estão investindo: o podcast Touros e Ursos traz os bastidores toda semana; acompanhe aqui

Os outros investidores são United Airlines (UAL), BAE Systems (BAES), Nidec (NJDCY), Thales (TCFP) e Acciona (ANA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acelerando para garantir a certificação

A certificação é a principal prioridade da Anac, afirmou o presidente da instituição em uma entrevista realizada no domingo (21), na Feira de Inovação da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), em Montreal, no Canadá.

“Vamos trabalhar com 2027, mas nossa meta, nosso desejo é ser em 2026”.

Tiago Faierstein pontuou que o adiantamento no cronograma dependerá da Embraer, pois, segundo ele, “a tecnologia da Embraer precisa estar madura” para ser certificada.

Já o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou no mês passado que está em contato com a Anac e que o processo de certificação está “bem controlado”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No momento, o plano é para o fim de 2027”, disse. “Toda a equipe está comprometida e trabalhando com esse cronograma.”

Obstáculos na pista de decolagem

Outros fatores também precisam ser resolvidos antes de a Eve começar sua operação. Entre eles estão o desenvolvimento de infraestrutura e de questões de logística, como investimentos em vertiportos e a superação de desafios com a rede elétrica e com a gestão do tráfego aéreo.

“Estamos focados em colocar no mercado, não apenas na certificação”, disse Faierstein.

Além disso, segundo a Anac, a Eve tem encomendas de cerca de 28 clientes em nove países. Essa variedade territorial cria um novo contratempo para os táxis voadores: é preciso elaborar regras comuns que permitam que os eVTOLs cruzem fronteiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O regulador coletará primeiro os dados no Brasil e, depois, os compartilhará com parceiros e com a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para "harmonizar as regulamentações”, segundo Faierstein.

Qual a diferença entre um eVTOL e um helicóptero comum?

Esqueça os veículos usados pelos personagens da série animada “Os Jetsons”. O eVTOL é mais parecido com um helicóptero do que com a nave verde com um vidro redondo.

A principal diferença entre os carros voadores da Embraer e os antigos veículos com um rotor é o uso de combustível de aviação.

Os eVTOL são elétricos; logo, a complexidade da aeronave, o impacto ambiental e os custos de operação e manutenção são menores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também haverá menos sustos quando um carro voador passar: por ter um motor elétrico, o eVOLT é mais silencioso.

A expectativa é de que o eVTOL substitua os helicópteros aos poucos.

Segundo a Embraer, a demanda por carros voadores pode alcançar 30 mil unidades até 2045. Isso geraria uma receita potencial de US$ 280 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra duas mãos brindando com canecas de chope em um bar ou restaurante 7 de julho de 2026 - 10:36
print do youtube contendo a logo da spacex no topo, elon musk ao centro e a logo da nasdaq na parte inferior, em evento de ipo da spacex 7 de julho de 2026 - 9:51
Vale 6 de julho de 2026 - 19:30
Montagem com logo da incorporadora Gafisa (GFSA3) em meio a prédios 6 de julho de 2026 - 18:31
energia renovável 6 de julho de 2026 - 10:41
Avião da azul decolando, com mar ao fundo. 6 de julho de 2026 - 10:01
lucros dividendos proventos renda extra 5 de julho de 2026 - 12:00
energia renovável 3 de julho de 2026 - 19:18
Microsoft 3 de julho de 2026 - 12:35
Natura 3 de julho de 2026 - 11:01
petrobras petr4 dividendos jcp (1), estatais 2 de julho de 2026 - 19:59
JetBlue Embraer 190. 2 de julho de 2026 - 19:28
Elon Musk com o fundo da Tesla 2 de julho de 2026 - 18:28
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar