A Aegea Saneamento anunciou a conclusão da emissão de títulos de dívida seniores, que previa captar US$ 750 milhões com a iniciativa no mercado de capitais.
Com prazo de 10 anos, a emissão teve demanda de US$ 2,4 bilhões, superando em cerca de cinco vezes a oferta-base, de acordo com a companhia de saneamento.
Conhecidos como blue bonds, os títulos têm vencimento em janeiro de 2036 e um cupom de 7,625% ao ano, com pagamentos semestrais.
- CONFIRA: O podcast Touros e Ursos leva analistas de investimentos para um bate-papo sobre mercado financeiro e oportunidades; veja agora
Os blue bonds são instrumentos financeiros de dívida, emitidos com o objetivo específico de captar recursos para custear projetos relacionados à água, como saneamento e proteção de ecossistemas marítimos.
De acordo com a Aegea, os recursos obtidos serão usados para a recompra parcial de títulos com vencimento em 2029, além de atender a outras necessidades corporativas gerais.
A emissão dos blue bonds foi feita no mercado internacional e destinada apenas a investidores institucionais qualificados. A liquidação dos títulos está prevista para outubro de 2025.
“Com a emissão, que tem selo blue, alongamos o prazo médio da nossa dívida e reafirmamos nosso compromisso com investimentos sustentáveis”, afirma o CFO da Aegea, André Pires.
Além de ser a maior captação da Aegea no mercado internacional e a primeira com prazo de vencimento em 10 anos, a operação também é a maior emissão de blue bonds corporativos do mundo.