Site icon Seu Dinheiro

A H&M vai acabar com a festa de C&A (CEAB3), Lojas Renner (LREN3) e Guararapes (GUAR3)? Santander responde

hm h&m loja de departamento moda varejo

Fachada da H&M ao lado de modelos vestindo a nova coleção

Nova modelo na passarela do varejo nacional de moda, a H&M  finalmente anunciou para 23 de agosto o início da operação no Brasil. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O desembarque vinha sendo bastante esperado no mercado nacional e já acendia um sinal de alerta para as três principais representantes do fast fashion brasileiro: C&A Brasil (CEAB3), Lojas Renner (LREN3) e Guararapes (GUAR3). As três vivem um bom momento na bolsa de valores e o temor é que a nova rival pudesse ‘acabar com a festa’.

Apesar do burburinho, a avaliação do Santander é que os efeitos da chegada da gigante suíça devem ser limitados. Em relatório, o banco listou alguns motivos para explicar a ‘calma’ — pelo menos por enquanto.

Por que a H&M não preocupa o Santander (por enquanto)?

Desde que a empresa anunciou que chegaria ao Brasil, em 2024, a principal dúvida do mercado tem sido a estratégia de precificação da marca: será uma competição direta com a Zara ou uma abordagem mais acessível para enfrentar os três principais concorrentes locais?

Com o desembarque iminente, embora os preços das peças ainda não tenham sido amplamente divulgados, a gestão já revelou valores de referência, que ficam em torno de R$ 199. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo que ainda seja abaixo do ticket médio cobrado pela Zara, é uma faixa cerca de 40% superior em relação aos players locais, segundo os analistas.

“O lançamento com duas lojas e as informações iniciais sobre preços indicam um risco de lucros mínimo para Lojas Renner, C&A e Guararapes em 2025, mas um aumento bem-sucedido de escala pode remodelar a intensidade competitiva ao longo do tempo”, diz o relatório.

Apesar da intenção da H&M de competir diretamente com as empresas locais, ainda é cedo para concluir que os preços serão tão competitivos quanto o esperado pela empresa, segundo o time de análise.

Além disso,  a primeira loja a ser inaugurada no Brasil, no shopping Iguatemi, terá cerca de mil metros quadrados — o equivalente à metade da área de vendas de uma loja padrão da Renner. Isso implica em uma seleção de produtos mais limitada, de acordo com os analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma segunda loja, com o dobro do tamanho, está prevista para ser inaugurada no dia 4 de setembro no shopping Anália Franco, da Multiplan.

“As duas primeiras localizações acrescentam menos de 0,1% da área de vendas em relação ao espaço de vendas da Renner e contribuirão com volume negligenciável neste ano, limitando os ventos contrários imediatos para as empresas locais”, diz o banco.

Mas há uma ressalva: a intenção da H&M de buscar fornecedores locais e seu comprovado motor de fast fashion pode permitir uma expansão mais rápida do que as entradas estrangeiras anteriores. 

“No geral, vemos a presença da H&M no Brasil como mais um tema que o mercado terá que acompanhar, além do avanço dos concorrentes asiáticos de e-commerce”, destaca o Santander. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O banco tem recomendação de compra para as ações da C&A e Lojas Renner. Para Guararapes, neutra.

Exit mobile version