Donald Trump voltou a fazer o que mais gosta: alfinetar seus desafetos. E, desta vez, sobrou novamente para Jerome Powell.
O presidente dos Estados Unidos usou sua rede Truth Social nesta quinta-feira (31) para criticar duramente o chefe do Federal Reserve (Fed), após o comitê decidir manter os juros entre 4,25% e 4,50% na última “Super Quarta”.
Na publicação, Trump chamou Powell de “muito irritado, muito estúpido e muito político”. O republicano ainda afirmou que ele não tem condições de ocupar o cargo.
- VEJA TAMBÉM: Onde investir na renda fixa com a Selic em 15% ao ano? O Seu Dinheiro disponibilizou um compilado de recomendações de forma gratuita
“Está custando ao nosso país TRILHÕES DE DÓLARES, além de uma das reformas mais incompetentes, ou corruptas, de um prédio(s) na história da construção!”, escreveu na postagem.
E não parou por aí. Trump também disse que o chefe do Fed é “um perdedor total”.
Ataque de Trump não é caso isolado
As críticas públicas de Trump não são novidade, mas o tom agressivo contra o Federal Reserve tem escalado nas últimas semanas.
Para o republicano, o banco central deveria já ter iniciado um ciclo de corte nos juros, mesmo com a inflação ainda acima da meta.
Na votação mais recente, realizada na quarta-feira (30), dois membros do comitê de política monetária do Fed (Fomc, na sigla em inglês) — Michelle Bowman e Christopher Waller, ambos indicados por Trump — votaram por um corte de 25 pontos-base. Ainda assim, prevaleceu a decisão da maioria de manter os juros inalterados.
Vale lembrar que Jerome Powell foi nomeado para a presidência do Fed por Donald Trump em 2017, e reconduzido ao cargo por Joe Biden em 2022. Seu mandato atual vai até 2026.