Site icon Seu Dinheiro

Nada de aluguel: o sonho da casa própria continua firme com a geração Z, revela pesquisa

Chave em uma fechadura com um chaveiro de casa.

Imóveis caros, dificuldade para juntar a entrada e juros que pesam no bolso. Ainda assim, a geração Z não desiste do sonho da casa própria. Comprar um imóvel continua sendo uma meta forte entre os mais jovens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com pesquisa da Loft, em parceria com a Offerwise, cerca de 23% dos jovens de 18 a 24 anos planejam comprar um imóvel nos próximos 12 meses. 

Entre os millennials — adultos entre 25 e 44 anos —, esse percentual sobe para 29%. Já na geração X, que reúne pessoas com 45 anos ou mais, em torno de 22% têm planos concretos de adquirir um imóvel. 

A pesquisa foi realizada em junho com mais de mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Aluguel ou imóvel próprio?

Embora o aluguel seja o caminho mais comum para quem inicia a vida adulta, ele não é visto como destino final. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre a geração Z, 37% afirmam que morar de aluguel é uma possibilidade, mas não o ideal: o verdadeiro objetivo é ter um imóvel próprio. 

Entre os millennials e a geração X, 32% estão dispostos a fazer grandes esforços para transformar o sonho em realidade, mesmo que isso signifique comprometer parte da 

O interesse da geração Z pelo Minha Casa, Minha Vida

Os programas sociais para habitação, como o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), se destacam como alternativa para muitos jovens, segundo a pesquisa. 

Cerca de 37% dos entrevistados avaliam que esses incentivos aumentam as chances de conseguir financiar um imóvel. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre a geração Z, 31% consideram essa a forma mais viável de conquistar a casa própria, percentual que sobe para 42% entre os millennials.

O que torna esses programas tão atraentes? Aprovação de crédito mais fácil, parcelas menores, descontos e taxas de juros mais baixas. Mais de 40% dos entrevistados acreditam que, dessa forma, seria mais simples atingir a renda mínima exigida para a compra do imóvel desejado.

Mas nem tudo é simples. A burocracia ainda assusta. Aproximadamente 57% dos entrevistados admitem saber pouco ou nada sobre as regras de financiamento federal. 

Entender critérios de aprovação, taxas de juros e limites de crédito continua sendo um obstáculo, mesmo para quem tem planos e a renda necessária para adquirir um imóvel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Independentemente da idade, a população não vê o aluguel como a opção mais vantajosa. Existe desejo de ter ou manter um imóvel próprio, mas a insegurança e a falta de informação ainda são barreiras importantes”, disse Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft, em nota.

Exit mobile version