O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Parte crucial do processamento de dados, data centers são infraestruturas que concentram toda a tecnologia de computação em nuvem e o ministro da Fazenda quer colocar o Brasil no radar das empresas de tecnologias
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, quer colocar o Brasil no radar das empresas de tecnologias que procuram um novo “lar” para seus data centers.
Em evento do banco Safra nesta segunda-feira (28), Haddad confirmou que viajará para a Califórnia nesta semana para divulgar o plano nacional de data centers.
A programação inclui café da manhã com executivos de tecnologia em Palo Alto, vendendo o Brasil como um polo de infraestrutura sustentável, com ampla oferta de energia renovável.
Parte crucial e necessária para o processamento de dados, os data centers são infraestruturas capazes de concentrar toda a tecnologia de computação em nuvem.
Segundo reportagem da Reuters, o governo federal enviará ao Congresso medidas para desonerar de tributos federais os investimentos em tecnologia da informação de data centers.
A proposta daria isenção de tributos federais — PIS, Cofins, IPI e Imposto de Importação — sobre investimentos em bens de capital ligados à tecnologia da informação para data centers, disseram duas fontes à Reuters.
Leia Também
A expectativa é de envio da proposta aos parlamentares até o fim deste semestre.
No evento, o ministro afirmou que a falta de investimento em empreendimentos do tipo no Brasil não faz sentido, uma vez que o país teria uma das melhores estruturas em relação a data centers.
De acordo com a Reuters, o Ministério da Fazenda estima que a nova política possa destravar cerca de R$ 2 trilhões em investimentos na próxima década.
A cifra deve transbordar para outros setores, como construção, telecomunicações e serviços ligados à inteligência artificial, segundo duas fontes, que pediram anonimato, à Reuters.
As mesmas fontes afirmaram à Reuters que o investimento planejado em um data center no Nordeste do Brasil pela ByteDance, controladora chinesa do TikTok, será um dos beneficiados pela medida, que será editada via medida provisória, exigindo aprovação do Congresso para se tornar permanente.
Gigantes de tecnologia como Google, Nvidia e Microsoft já investiram bilhões para a construção de data centers. Além de inteligência artificial, esses centros são usados para o armazenamento de dados em nuvem e os sistemas computacionais de empresas, como sistemas de telecomunicações, além do fornecimento de energia para a instalação.
Vale lembrar que, em geral, os data centers requerem espaço, energia e, principalmente, água — que é usada para o gerenciamento dos níveis de temperatura e umidade das instalações para proteger e melhorar os sistemas que os data centers abrigam.
Uma das fontes afirmou à Reuters que o principal custo para esses empreendimentos não é a eletricidade, mas sim a depreciação de hardware, um peso significativo diante do complexo e oneroso sistema tributário brasileiro.
Investimentos não ligados à tecnologia da informação, como a construção de prédios, não serão isentos pela medida, de acordo com a Reuters.
Menino da Malásia comprou domínio com as iniciais de seu nome em 1993; anos depois ganhou milhões com o investimento
Segundo o FGC, cerca de 160 mil credores poderão ser ressarcidos após a liquidação do Banco Pleno; veja os próximos passos
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a +Milionária é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta quarta-feira (28), mas outras modalidades também prometem prêmios milionários hoje. Confira os valores.
Sem acordo entre EUA e Irã, Brent pode seguir firme; com diplomacia, banco projeta queda e reação da Opep+
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil
Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.