Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
“UM MIMO”

Em viagem à Califórnia, Haddad afirma que vai acelerar desoneração de data centers para aumentar investimentos no Brasil

O ministro da Fazenda ainda deve se encontrar com executivos da Nvidia e da Amazon em busca de capital estrangeiro para o País

Fernando Haddad, ministro da Fazenda; reforma tributária déficit zero corte de gastos
Fernando Haddad, ministro da Fazenda. - Imagem: Diogo Zacarias / MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, parece estar com pressa para aprovar a desoneração de data centers. Durante viagem à Califórnia, ele afirmou a intenção do governo de acelerar a aprovação do “mimo” fiscal sobre bens de capital, máquinas e equipamentos usados na produção, ligados à infraestrutura de tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em conferência no Instituto Milken, organização que reúne personalidades da política e da economia para debates políticos e econômicos, Haddad afirmou que o governo pretende antecipar os efeitos da reforma tributária para o setor de data centers.

A medida integrará o futuro Plano Nacional de Data Centers – Redata –, que pretende atrair R$ 2 trilhões em investimentos no país na próxima década.

“A antecipação vai garantir que todo o investimento no Brasil no setor seja desonerado e toda a exportação de serviços a partir dos data centers seja desonerada”, declarou o ministro.

Plano de incentivos para data centers deve ser enviado ao Congresso em breve

Nas próximas semanas, o governo deve enviar ao Congresso um projeto de lei ou medida provisória que isenta de tributos federais os bens de capital ligados à tecnologia da informação para centros de dados. O governo também quer isentar a exportação de serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para estimular investidores no país, Haddad disse que o governo pretende usar o fato de que a maior parte da matriz energética brasileira é composta de energias renováveis, o que reduz as emissões de gás carbônico dos data centers.

Leia Também

CUSTO DE VIDA

Galípolo admite incômodo do BC: inflação segue acima da meta mesmo com Selic nas alturas

PAPELÃO?

Japão lança drone de papelão 20 vezes mais barato; veja imagens

“Preocupações legítimas, mas eu acredito que a equipe econômica e o Congresso Nacional, sobretudo os relatores que foram designados para tratar desses assuntos, estão muito sintonizados com os desafios do crescimento da economia digital”, ressaltou Haddad.

Agenda de Haddad nos EUA

Após parada na Califórnia, o ministro embarca para San José, próximo a São Francisco, onde se reunirá com o presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang

O ministro pretende encerrar o dia com uma visita às instalações da empresa de processadores, placas de vídeo e inteligência artificial (IA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes, Haddad tomará café da manhã com cerca de 40 executivos e vice-presidentes de empresas de tecnologia do Brasil e dos Estados Unidos, organizado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil). 

Em seguida, terá reunião bilateral com executivos da Amazon.

Segundo o Ministério da Fazenda, o principal tema do café da manhã e das reuniões com as big techs é o novo plano do Brasil para atrair investimentos em data centers.

*Com informação Agência Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
remédio anvisa medicamentos (1) 19 de maio de 2026 - 10:48
rg registro geral documento (1) ID da foto:1214499667 19 de maio de 2026 - 10:12
Petrobras 18 de maio de 2026 - 19:02
18 de maio de 2026 - 18:21
carro automóveis leilão motos detran sp (1) 18 de maio de 2026 - 17:04
18 de maio de 2026 - 13:05

EL NIÑO?

Qual a chance de um “super” El Niño acontecer?

18 de maio de 2026 - 13:05
vale refeição vr vale alimentação va (1) ID da foto:1174172849 18 de maio de 2026 - 13:05
Convocação da seleção brasileira vini jr e neymar 18 de maio de 2026 - 11:40
18 de maio de 2026 - 8:42
Loja da Riachuelo 15 de maio de 2026 - 19:48
desenrola caixa economica federal (1) 15 de maio de 2026 - 16:20
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia