O índice da B3 que mede o desempenho das ações de energia elétrica, o IEE, não mente: as elétricas estão brilhando na bolsa. Neste ano, o indicador dispara 40%, o dobro do avanço do Ibovespa (IBOV) no mesmo período.
As protagonistas são ações como Energisa (ENGI11) e Equatorial (EQTL3), que saltaram 37% e 34%, respectivamente. O banco Safra, porém, acredita que as duas elétricas têm potencial para entregar uma performance melhor.
Por causa disso, o banco ajustou o preço-alvo da Equatorial para R$ 42 e o da Energisa para R$ 63.
- VEJA TAMBÉM: Rumo à independência financeira: ferramenta gratuita do Seu Dinheiro calcula quanto investir para viver de renda; confira
A instituição financeira diz ainda que as ações da Equatorial podem registrar alta de 16%, enquanto os ativos da Energisa são capazes de crescer 18%.
Então, é hora de comprar?
A recomendação do Safra é de compra para as duas elétricas: “Não acreditamos que os ganhos já tenham capturado todo o potencial das empresas”.
TIR (taxa interna de retorno) atrativa, qualidade operacional, margens Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) robustas e desempenho superior contínuo dos custos regulatórios são os motivos da avaliação positiva do banco para as companhias.
O Safra também afirma que o mercado vem descontando excessivamente a Energisa e a Equatorial por causa de riscos relacionados à nova metodologia para custos operacionais (proposta pela CP 62), dos menores volumes de vendas e do aumento da percepção de risco devido à rápida expansão da geração distribuída e à falta de impulso em comparação a outros segmentos.
Porém, os analistas do Safra destacam que “a Equatorial e a Energisa estão entre as empresas com melhor desempenho no segmento de distribuição, oferecendo uma boa combinação de avaliações atrativas”.
- LEIA TAMBÉM: Quer investir melhor? Receba as notícias mais relevantes do mercado financeiro com o Seu Dinheiro; cadastre-se aqui
Qual é melhor: Energisa ou Equatorial?
Apesar de as duas ações fazerem os olhos dos analistas do banco brilharem, o Safra mudou a sua preferência e agora vê a Energisa como a que tem melhor relação risco-recompensa. “A Energisa é uma empresa eficiente, capaz de apresentar desempenho superior em custos, semelhante à Equatorial”.
Outro ponto de destaque para a instituição financeira são os indicadores de qualidade de serviço, que são medidos pelo percentual de subconjuntos elétricos que atendem aos limites regulatórios. Nesse marcador, a Energisa atingiu níveis mais elevados, o que deve ajudar a empresa a alcançar maior eficiência.
“Além disso, vemos a empresa negociando com uma TIR implícita mais alta e menor EV/EBITDA [relação entre o valor de firma e o Ebitda]”, complementa.
O Safra não está sozinho
A Empiricus Research também acredita que Equatorial e Energisa fazem parte do grupo de empresas com chance de retorno maior aos acionistas em setembro. As ações de ambas foram incluídas na carteira recomendada da casa.
- LEIA TAMBÉM: Quer saber onde investir com mais segurança? Confira as recomendações exclusivas do BTG Pactual liberadas como cortesia do Seu Dinheiro
As elétricas podem ser beneficiadas, na visão da Empiricus, pelo possível corte de juros nos Estados Unidos pelo Federal Reserve (Fed), que deve ser anunciado amanhã (17). Esse movimento pode intensificar o fluxo para ativos emergentes.
A analista Larissa Quaresma reforça que a Equatorial é recomendada porque apresenta também uma “TIR [taxa interna de retorno] real atrativa".