A preocupação com o ritmo de crescimento dos gastos públicos foi um dos principais ruídos que atrapalharam a performance da bolsa de valores brasileira e impulsionaram o dólar nas últimas semanas.
E o pregão da próxima segunda-feira (29) já deve começar repercutindo um recado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a situação das contas da União.
"Não abrirei mão da responsabilidade fiscal", afirmou Lula em pronunciamento em rede nacional neste domingo (28), acrescentando que uma das lições que aprendeu com sua mãe, Dona Lindu, foi não gastar mais do que ganha.
A fala contradiz declarações recentes do próprio presidente, que disse neste mês não ver problema se o déficit fiscal for zero, de 0,1% ou de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Ele afirmou ainda que seria aceitável não cumprir a meta fiscal se houvesse "coisas mais importantes para serem feitas".
- No mercado financeiro, agir rápido é essencial para capturar as melhores oportunidades. E você pode receber as informações mais importantes do dia antes mesmo de a bolsa abrir. Basta clicar aqui para se inscrever gratuitamente em uma das newsletters mais lidas da Faria Lima.
Lula destaca PIB, salário mínimo e reforma tributária
Além da situação fiscal, o foco do pronunciamento de hoje foi repercutir os feitos do governo Lula um ano e meio após a posse e "prestar contas às famílias brasileiras".
Entre os destaques, o presidente citou o crescimento acima do previsto do PIB em 2023, o aumento acima da inflação do salário mínimo e a atualização na tabela do Imposto de Renda — que isentou da cobrança de IR quem ganha até dois salários.
Lula ressaltou ainda que o Brasil registra a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos e viu o retorno de programas voltados à população de baixa renda como o Farmácia Popular e o Minha Casa Minha Vida.
"Aprovamos uma reforma tributária que vai descomplicar a economia e baixar o preço de diversos produtos, incluindo a carne. O Brasil recuperou seu protagonismo no cenário mundial e o mundo voltou a acreditar no Brasil."
- Uma recomendação de investimento por dia é tudo que você precisa para começar a construir o seu patrimônio. E é justamente isso que o analista Matheus Spiess quer enviar no seu e-mail. Clique aqui para saber como receber.
Os planos para a Petrobras (PETR4)
Já ao falar sobre a Petrobras, Lula afirmou que a estatal "está produzindo mais e importando menos".
Vale relembrar que, mesmo antes de vencer as eleições, o presidente já fazia campanha contra a venda das refinarias da companhia e pressionou a petroleira a acelerar os investimentos e gerar empregos.
Depois, já com Lula no Planalto e seus indicados na estatal, a Petrobras interrompeu os planos de desinvestimentos e, segundo informações da imprensa, tenta recomprar um dos ativos vendidos durante o governo anterior.
De acordo com a Reuters, a companhia já estaria avançando no processo para retomar a Refinaria de Mataripe. O ativo foi negociado com o Mubadala, o fundo soberano de Abu Dhabi, por US$ 1,65 bilhão em 2021.
Fontes informaram à agência de notícias que a estatal brasileira já concluiu o processo de due diligence — etapa fundamental para fusões ou aquisições — para uma oferta pela refinaria de Mataripe.
- Petrobras, 3R, Prio: Qual petroleira vai ser a “vencedora” da temporada de resultados do 2T24? Confira as análises da Empiricus Research gratuitamente – clique AQUI.